Fotos: Roberto Pontes / Divulgação
11 jun 2018

Espetáculo ‘Grande Sertão: Veredas’, da diretora Bia Lessa, chega a BH

Na lista das montagens mais marcantes vistas em 2017, não restam dúvidas. A versão que a diretora Bia Lessa fez para Grande Sertão: Veredas. Sim, o livro de Guimarães Rosa. Sim, é um desafio enorme que a encenadora dominou. E como!

O Grande Sertão de Bia é uma instalação. Em sua versão original, os espectadores se acomodam em uma estrutura metálica, em dois andares, e precisam usar fones de ouvido para ter a experiência completa da peça. A trilha sonora foi composta por Egberto Gismonti, que nos oferece elementos para imaginar o ambiente em que se passa a história.

Os atores tem pouquíssimos elementos cênicos a trabalhar. Ou seja, toda a força do texto de Guimarães vai para o corpo dos atores, além da palavra. Caio Blat é Riobaldo e Luíza Lemmertz Diadorim. Também estão no elenco Luísa Arraes, Leonardo Miggiorin, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa.

Adaptação

Quem entende da obra de Guimarães Rosa, certamente terá um milhão de comentários a fazer depois da peça. Como uma super fã de teatro, mais que de literatura, me impressionou muito toda a teatralidade que Bia Lessa consegue oferecer à prosa Roseana, sem desrespeitar a literatura ou o teatro. Pelo trabalho ela conquistou o APCA.

Um alerta: a peça é longa e muito narrativa. É uma experiência diferente, que requer entrega do espectador. Como é uma montagem muito difícil de viajar para outras cidades, sofrerá algumas alterações na vinda para BH. Por exemplo, apenas 154 espectadores ficarão no palco com os fones de ouvido. A encenação será aberta ao palco italiano do Grande Teatro, com a plateia normal de 1527 espectadores.

Atenção na hora de comprar, pois será neste momento que você poderá escolher se fica no palco ou na plateia. O preço será o mesmo.

 

[O QUE] Espetáculo, ‘Grande Sertão: Veredas’ [QUANDO] 23 de junho, às 20h [ONDE] Palacio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro – BH [QUANTO] R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

 

[COMPRE AQUI]

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Um norte para você não se perder na programação dos três festivais de teatro em cartaz em junho

A programação teatral de junho em Belo Horizonte, e principalmente, em Contagem, na região metropolitana, será de grande movimentação. Três importantes festivais de artes cênicas entram em cena praticamente juntos. O ‘La Movida In Box’ chega em Contagem, no dia 8 de junho e fica até o dia 10. O ‘Trama Festival’ também ocupa os espaços da […]

Leia Mais

BH ganha sala de teatro dedicada a monólogos

É nítido o crescimento de monólogos nos últimos anos pelo Brasil afora. Da mesma forma, o cenário em Belo Horizonte não é diferente. Com o intuito de fomentar essa produção o Galpão Cine Horto inaugura nesta quinta-feira, dia 17, a Sala ‘Solo’. O espaço pioneiro na cidade pretende acolher e ajudar a dar corpo à produção […]

Leia Mais

Crítica em Diálogo: provocações sobre o Tiradentes em Cena 2018

O exercício da crítica, assim como a busca de novas possibilidades para este gênero jornalístico é um dos desafios do Culturadoria. Acredito na possibilidade de construção de diálogos sobre as obras e os eventos artísticos. O convidado da vez é o Tiradentes em Cena. A dinâmica é a seguinte: registramos aqui as impressões que ficaram […]

Leia Mais

Comentários