fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Um roteiro para você curtir o Festival de Gastronomia de Tiradentes 2019

Evento que começa no dia 23 de agosto, reúne atrações gastronômicas de todo Brasil e acontece dos dias 23 de agosto até 01 de setembro

Por Gabriel Lacerda *

21/08/2019 às 14:08 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Nereu Jr/ Divulgação

Por aqui, no Culturadoria, não é comum publicarmos receitas, mas vamos quebrar o protocolo e te contar uma das receitas mais charmosas e deliciosas de Minas Gerais. Pegue um papel e uma caneta. Vamos lá! Adicione uma cidade histórica, chefs de cozinha de todo o Brasil, muita comida boa, cultura, diversão e misture. Aguarde um tempinho e está pronto o Festival Fartura Tiradentes.

Entre os dias 23 de agosto e 01 de setembro, os amantes da gastronomia terão mais um motivo para visitar Tiradentes. O Festival Fartura chega à 22ª edição e terá várias novidades em relação ao ano passado. O que não muda é a quantidade de opções, o que sempre deixa o visitante perdido. Por isso, vamos começar compartilhando o nosso roteiro.

Nosso mini roteiro

Aproveite de tudo um pouco. Comece visitando a praça do Senac e fique por ali até os mini cursos começarem. É bem legal aprender sobre alimentos que usamos em nosso dia a dia. Ao terminar, veja o preparo dos pratos assados no chão e não deixe de experimentar! Depois passe pelo espaço de desgustação Senac, experimente o que estará sendo servido e, por fim, vá à praça das vertentes. Foi o roteiro que fizemos no ano passado. Apesar do Festim ser interessante, é uma dica para quem ficar mais de um dia no Festival. Os jantares serão produzidos por chefs de várias regiões do país e para participar é preciso fazer reserva.

Para quem gosta de corte bovino de chão, este ano serão dois espaços Brasa e Lenha com convidados do país inteiro. Ação que diminui filas e traz ainda mais opções para o público. Uma das atrações também em destaque no Festival Fartura deste ano será a rota gastronômica com produtores locais. A ideia é que o público conheça cada etapa do produto até o consumidor final, e também reforçar a importância desse tipo de produção.

Pensando cada fez mais no cuidado com o meio ambiente uma das novidades apresentadas para este ano está relacionada aos pratos que serão servidos as comidas: todos serão biodegradáveis feitos com bagaço de cana. Outra medida é sobre o óleo de cozinha que for usado. Ele será recolhido e doado para instituições para produzirem sabões.

 

Foto: Helena Leão / Divulgação

 

Restaurantes por espaço

Ano passado foram vendidos mais de 120 mil pratos e o evento contou com a participação de mais de 47 mil pessoas durante os dias do evento. E para continuar a atender o grande público do festival, a montagem das estruturas será a mesma. Confira:

A Praça da Rodoviária estará concentrando restaurantes de BH, como La Palma, Cabernet Butiquim e Roça Grande.  Já a Praça Campos das Vertentes vai abrigar restaurantes da região de Tiradentes, como o Plano B e o Estalagem do Sabor.

Dentro das tradicionais praças existirá o Origem ao Prato. Espaço destinado para os chefs fazerem receitas ao vivo e que depois poderão ser degustadas. Nomes de peso estarão presentes nesse espaço, como Ivo Faria, Fred Trindade, Caio Soter e Valéria Tarôco.

Quem deseja aprender, além de comer, poderá fazer aulas, com vagas limitadas, de pães com a galera do DuPain e/ou de confeitaria com o pessoal do Mia. Legal, né? O jornalista gastronômico Eduardo Girão e a especialista Juliana Ustra irão palestrar sobre queijos e chocolates brasileiros. Claro, com direito a degustação.

O evento, além da programação gastronômica, também tem atrações artísticas para todos os dias e todos os públicos. São teatros, shows de jazz e DJs que fazem a alegria dos visitantes. Para não perder nenhum detalhe das aulas, shows, palestras, mini cursos e degustações, a equipe do Festival produziu um roteiro com mapa para você não deixar passar nenhum detalhe. Clique aqui e aproveite!

Dicas

Tiradentes é quente, mas à noite a temperatura tende a baixar, por isso vá confortável e também preparado.
A entrada do evento é gratuita, mas os preços são dos produtos são mais elevados.
Você irá andar muito por lá, então use sapatos confortáveis.
E o mais importante: se beber, não dirija!

 

Leitores do Culturadoria tem 10% de desconto nos ingressos para o show de Arnaldo Antunes

photo

Arnaldo Antunes vem aí! Leitor do Culturadoria tem desconto para o show

Setembro tem Arnaldo Antunes em BH. E o melhor: os leitores e seguidores do Culturadoria tem 10% de desconto para conferir o show. Ele chega acompanhado do RSTUVXZ Trio para uma apresentação que mistura samba e rock. Bom, o que não falta à carreira de Arnaldo Antunes é referência em diversos gêneros, musicais e literários. […]

LEIA MAIS