Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Sessão da Meia-Noite exibe “Garota Infernal”

Gostou? Compartilhe!

A exibição de “Garota Infernal” será na madrugada de sexta-feira (15/3) para o sábado (16/3), no Cine Humberto Mauro – ingressos são gratuitos 

Criado em agosto de 2023, o projeto “Sessão da Meia-Noite” tem levado centenas de pessoas ao Cine Humberto Mauro. Uma vez por mês, é realizada a exibição gratuita de um filme em uma madrugada de sexta para sábado. A iniciativa agradou ao público, e, desse modo, as sessões vêm sendo feitas com lotação do espaço. Para março, o filme escolhido foi “Garota Infernal” (Jennifer’s Body, 2009), da diretora independente Karyn Kusama, com roteiro escrito pela vencedora do Oscar Diablo Cody.

A obra “Garota Infernal” está incluída na mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”, que fica em cartaz até 27 de março. Assim, a programação inclui desde produções hollywoodianas até exemplares do cinema de Minas Gerais. Toda a programação é gratuita.

Em "Garota Infernal", Megan Fox interpreta Jennifer, que, junto à amiga, enfrenta uma noite trágica (Cine Humberto Mauro/Divulgação)
Em "Garota Infernal", Megan Fox interpreta Jennifer, que, junto à amiga, enfrenta uma noite trágica (Cine Humberto Mauro/Divulgação)

Subvertendo o horror

A Sessão da Meia-Noite busca exibir filmes provocadores e instigantes – obras que, por exemplo, marcaram movimentos de contracultura ou iluminaram cantos marginais do cinema. Vitor Miranda, Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, explica que “Garota Infernal” é reconhecido pela abordagem única, que combina elementos de humor ácido e críticas sociais.

Nos últimos anos, a protagonista Jennifer, interpretada por Megan Fox, se tornou um ícone da geração Z e virou tema de milhares de postagens e vídeos nas redes sociais. “Garota Infernal” é interpretado como uma sátira dos filmes de terror tradicionais e da sexualização das mulheres no cinema. No período de lançamento, a obra recebeu críticas mistas, mas, hoje em dia, muitos a consideram um clássico cult de terror feminista.

Sinopse

“Garota Infernal” se passa em Devil’s Kettle, pequena cidade dos Estados Unidos onde vivem Jennifer (Megan Fox) e Needy (Amanda Seyfried). As duas são amigas desde a infância e, desse modo, estão sempre juntas. Porém, um dia, Jennifer chama Needy para ir a um bar local, onde uma nova banda de rock vai se apresentar. Contudo, durante o show, um grande incêndio faz várias vítimas. Porém, as amigas conseguem escapar, assim como os músicos. Em seguida, Jennifer recebe o convite do vocalista para que conheça a van da banda. Apesar dos avisos de Needy, ela aceita o convite. A partir de então, Jennifer passa a agir de forma estranha. Consciente de que é objeto de desejo dos garotos da escola, ela passa a atraí-los para, depois, literalmente devorá-los.

De acordo com Vitor Miranda, “Garota Infernal” é um filme que subverteu as expectativas quando foi lançado. Na época, acrescenta, Megan Fox era um dos principais nomes do cinema mainstream, tendo estrelado “Transformers”. “Um filme que fazia uma objetificação muito grande do corpo dela. Já ‘Garota Infernal’ subverte totalmente o que as pessoas estavam esperando ver de um filme da Megan Fox. É um filme com teor feminista e um exemplar super interessante de comédia de terror adolescente pelo ponto de vista da mulher”, pontua Miranda.

Serviço

Sessão da Meia-Noite – “Garota Infernal”

Data: 16/3 (de sexta para sábado) 

Horário: 0h

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]