Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Game of Thrones: quais foram os melhores diálogos do início da oitava temporada

O retorno de 'Game of Thrones' para a temporada final foi épico, e nós separamos para você os melhores diálogos e seus possíveis significados

Por Marjorie Riff *

15/04/2019 às 17:23 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: HBO / Divulgação.

‘Game of Thrones’ voltou para matar a saudade dos fãs e, como sempre, cada episódio chega com muitos enigmas. Nesta que é anunciada como a última temporada, então, o grau de mistério é alto. Para começo de conversa, as mudanças apareceram logo na abertura do episódio 01 da oitava temporada. A tradicional “montagem” das construções de Westeros agora conta com o rombo na muralha, feito pelos Caminhantes Brancos na temporada passada.

Além disso, o esperado episódio não contou com cenas de ação e batalhas. Mas abusou dos diálogos e dos encontros e reencontros. Por isso, o Culturadoria selecionou os trechos mais importantes das interações entre os personagens.

Desde a piadinha “Eu sempre tive olhos azuis” de Tormund (Kristofer Hivju) ao lema “o que está morto não pode morrer” dito pelos irmãos Greyjoy, os diálogos foram mais ricos do que aparentam. Também, por trás de cada conversa, muitos olhares se destacaram – sobretudo os de Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright). O novo Corvo de Três Olhos aguardou o episódio inteiro pela chegada de um “velho amigo” e quando este se revelou Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau), não poderia haver final melhor para o episódio.

 

“Winterfell é sua, Vossa Alteza”

Os olhares não foram nada amigáveis para Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e sua comitiva no Norte. A chegada da Rainha dos Dragões despertou a desconfiança dos nortenhos. Não só do povo comum. Apesar da tentativa inicial de simpatia por parte de Daenerys, Sansa Stark (Sophie Turner) exalou ironia com “Winterfell é sua, vossa alteza” ao cumprimentá-la. A irmã de Jon Snow (Kit Harington) demonstrou de imediato seu descontentamento com a chegada de tantas pessoas à Winterfell. Como alimentá-las, abrigá-las e outras dificuldades já foram expostas por Sansa na primeira reunião.

E a ironia foi devolvida por Daenerys assim que Sansa perguntou o que os dragões comem. “O que eles quiserem”, destacou. A tensão entre as duas, sem dúvidas, deve persistir nos próximos episódios. Ou ao menos até que as primeiras baixas na batalha contra os Caminhantes Brancos aconteçam. A chegada de Danny encantou um garotinho como, há muito tempo atrás, encantou Bran e Arya (Maisie Williams). Esperamos que essa chegada, agora, a longo prazo, traga a paz.

 

 

Foto: HBO / Divulgação.

 

 

“Estou esperando um velho amigo”

Quando Bran Stark respondeu à Sam Tarly (John Bradley-West) o que estava fazendo – possivelmente o dia todo – no lado de fora, ninguém esperava por essa resposta. Somente no fim do episódio que compreendemos que ele se refere à chegada de Jaime Lannister, aquele que o jogou da torre ainda criança. Com o intuito de fechar o episódio de uma forma impactante, os diretores David Benioff e D. B. Weiss com certeza escolheram esse reencontro à dedo. A queda de Bran é o marco inicial da série e esse reencontro passou exatamente a sensação de “pontas enfim ligadas”. Por conseguinte e imensa ironia, o destino de Jaime pode recair, no próximo episódio, justamente nas mãos de Bran. Daenerys não irá poupá-lo facilmente, quem dirá Arya. Mas, caso o regicida seja necessário no embate contra o Rei da Noite, Bran é a pessoa para salvá-lo. Pelo menos por ora.

“O que está morto, não pode morrer”

Theon Greyjoy (Alfie Allen) finalmente resgatou sua irmã Yara (Gemma Whelan) das garras do tio sem escrúpulos de ambos. E enquanto Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk) tentava impressionar Cersei Lannister (Lena Headey) – mesmo sem elefantes – seus sobrinhos foram embora. Mas, para a surpresa de todos, Theon eventualmente decide que irá para o Norte e lutará ao lado dos Stark. Repetindo a frase típica dos devotos do Deus Afogado, Yara parece convencida que deve deixar seu irmão ir. Porém, é muito possível que Theon esteja saindo em missão suicida e saiba que seu último dever é com os Stark. Afinal, ele nunca se perdoou por não ter morrido junto de Robb (Richard Madden). É de se esperar, então, que o caçula dos Greyjoy esteja a inteira disposição para proteger Sansa e seus irmãos.

“Eu costumava te achar o homem mais inteligente do mundo”

E por falar em Sansa, a Lady de Winterfell protagonizou vários diálogos importantes no episódio de ontem. Dentre eles, ao reencontrar Tyrion Lannister (Peter Dinklage), ela consegue perceber em poucos segundos que Cersei mentiu e jamais irá ajudá-los mandando o exército Lannister. A convivência com Cersei rendeu muitos ensinamentos à Sansa, e a série sempre evidencia todo esse aprendizado da personagem. Da mesma maneira que também sempre nos lembra o porquê de Tyrion ser um Lannister singular.

Mesmo depois de tudo que Cersei já lhe fez, ele foi capaz de acreditar na palavra da irmã de que está grávida. Mas, com a chegada de Jaime à Winterfell, já veremos no próximo episódio que os irmãos Lannister nunca devem confiar em Cersei. Esta, aliás, já tratou de tentar contratar Bronn (Jerome Flynn) para matá-los logo no início do episódio.

 

 

Foto: HBO / Divulgação.

“Sabia que você era só mais uma menina rica”

Arya teve muitos reencontros no episódio de ontem. E além do emocionante abraço em Jon Snow, a jovem também esteve cara a cara com Gendry (Joe Dempsie). Com muita história de fuga juntos, o filho bastardo de Robert Baratheon (Mark Addy) não deixa de zombá-la dizendo “Sabia que você era só mais uma menina rica”, ao receber um pedido da Stark. Gendry é uma das poucas pessoas com quem Arya age como uma simples jovem, longe da assassina guiada por sua vingança, e ele pode ser um dos poucos que a impediria de completar sua lista e ter a vida ceifada no fim em troca.

Ele também produzirá as armas que serão necessárias para matar os Caminhantes Brancos. Todo o seu diálogo com Arya é agradável e divertido. Se o destino de ambos terminará em sangue ainda é incerto, mas certamente, depois de muito tempo, Arya tem para onde voltar.

 

“Sua mãe era Lyanna Stark. E o seu pai, seu verdadeiro pai, era Rhaegar Targaryen”

A grande revelação do episódio ficou para Jon sabendo de sua verdadeira origem. No momento em que Sam que lhe diz, contudo, Jon se preocupa mais com o fato de Ned Stark (Sean Bean) ter mentido a vida toda para ele. A medida que Sam lhe diz que Ned protegeu sua identidade até mesmo de Robert Baratheon com o intuito de lhe proteger, o diálogo se encaminha para o que ele fará com a informação de que é o real herdeiro do Trono de Ferro. Sua atitude de renunciar o título de Rei do Norte por seu povo é colocada em xeque por Sam quando este menciona se Daenerys faria o mesmo. O maior gancho da temporada foi construído neste diálogo, sem dúvidas. E tudo que resta aos fãs agora é aguardar quem irá de fato sentar no Trono de Ferro.

 

Continua após a publicidade...

photo

Oito maiores expectativas dos fãs para o fim de ‘Game of Thrones’

O final da épica série da HBO está próximo. Considerada por muitos a série de fantasia mais amada, ‘Game of Thrones’ chega a sua última temporada neste ano. E certamente os fãs tem muitas expectativas para esse aguardado desfecho. Pensando nisso, separamos oito das maiores expectativas dos fãs da série para esse adeus na TV. […]

LEIA MAIS
photo

Cinco curiosidades para não perder Shazam!

Após 80 anos nos quadrinhos, Shazam!, um dos super-heróis da DC, ganha seu próprio filme. Com roupa vermelha, raio amarelo no peito e com uma capa branca, ele chega para ocupar o posto de mais engraçado da produtora. Veja algumas curiosidades sobre essa clássica história em quadrinhos que agora está nas telonas do mundo inteiro. […]

LEIA MAIS
photo

‘Os Vingadores: Ultimato’: o que você realmente precisa saber

O filme que vai encerrar a ‘A Saga do Infinito’, como nomeou Kevin Feige (presidente do MCU), está chegando. ‘Os Vingadores: Ultimato’ chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de Abril. Até lá, o gostinho da espera foi garantido pelos dois trailers já disponíveis. O mais recente, lançado no dia 14 de Março, não trouxe […]

LEIA MAIS