Música
Gabriel da Muda se apresenta no Baticum em BH
Sambista carioca traz homenagens a mestres do gênero em show no dia 12 de dezembro, ao lado da Baticum Roda de Samba.
Gabriel da Muda | Foto: Tyno Cruz
Música
Sambista carioca traz homenagens a mestres do gênero em show no dia 12 de dezembro, ao lado da Baticum Roda de Samba.
Gabriel da Muda | Foto: Tyno Cruz
O Baticum recebe Gabriel Cavalcante, o Gabriel da Muda, no dia 12 de dezembro. A chegada do sambista carioca movimenta a cena de BH com um repertório cheio de referências, histórias e homenagens. O artista é um dos nomes fortes de movimentos populares do Rio, como o Samba do Trabalhador e o Samba da Ouvidor, e volta à capital mineira para uma noite de afeto e celebração.
Com voz grave e presença marcante, Gabriel consolidou sua trajetória em rodas de samba que moldaram sua geração. Ele também foi intérprete do bloco “Nem Muda, Nem Sai de Cima”, criado por Aldir Blanc e Moacyr Luz na Tijuca. Hoje, integra o Bloco Corre Atrás, que leva multidões ao Leblon nas segundas de Carnaval.
No show em BH, Gabriel prepara um repertório variado. Ele destaca que suas apresentações funcionam como “um grande culto aos mestres do samba”. Assim, entram no roteiro músicas de Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola e Elton Medeiros, além de composições recentes. Entre elas, “Roda de Partido”, parceria com Roberto Didio, e “Tudo Que Vivi”, de Moacyr Luz e Wilson das Neves, que integra o novo disco do Samba do Trabalhador.
Segundo o músico, o público pode esperar uma noite vibrante. Ele afirma transmitir a alegria que o samba tem lhe proporcionado e reforça o clima de encontro que permeia seus shows. Mineiros já familiarizados com sua presença reconhecem o carinho do sambista por BH, que cita passeios pelos mercados, bares tradicionais e novos endereços da cidade.
No palco do Baticum, Gabriel será acompanhado pela Baticum Roda de Samba. O grupo reúne instrumentistas dedicados ao gênero desde 2019. A formação inclui Ciro Cordeiro, Pablo Dias, Artur Pádua, Gustavo Monteiro, Daniel Nogueira, Marcio Correa, Adriano Figueiredo, Fabio Junio e Italo Naves.
O encontro reforça a força do samba produzido na cidade e amplia as trocas entre artistas cariocas e mineiros. A proposta é criar uma roda potente, com repertório compartilhado e atmosfera envolvente.
Sambista, flamenguista e tijucano, Gabriel iniciou no cavaquinho aos 10 anos. Aos 16, já acompanhava nomes importantes da música popular. Seu primeiro CD, “O Que Vai Ficar Pelo Salão”, saiu em 2011, com composições próprias e de Moacyr Luz e Renato Martins.
A carreira inclui turnês pelo Brasil e por cidades como Lyon, Paris e Grenoble. Ele foi arranjador e diretor musical do terceiro CD do Samba do Trabalhador, vencedor do 27º Prêmio da Música Brasileira. Em 2016, participou do DVD e CD do grupo, também premiado. Ao lado de Monarco, comandou “A Roda” no Circo Voador.
Nos últimos anos, integrou projetos no Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Japão. Em 2023 lançou o álbum “Se for, me chama”, com arranjos de Maurício Carrilho.
Baticum convida Gabriel da Muda
Data: 12 de dezembro, sexta
Horário: a partir das 18h
Local: Baticum – Rua Itararé, 566, Concórdia
Abertura da casa: 18h
Radiola do Compadre – 18h30
1º Set Samba – 20h
Baticum convida Gabriel da Muda – 21h15
Encerramento – 00h
Ingressos: R$20, pela Sympla.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 08/12/25