
Na foto, Celso Faria, que lança o álbum de partituras "José Augusto de Freitas - dez obras originais para violão" (Foca Lisboa/Divulgação)
Será nesta terça-feira, dia 8 de abril de 2025, a partir das 19h30, no Conservatório da UFMG, o lançamento do álbum de partituras “José Augusto de Freitas – dez obras originais para violão”. José Augusto de Freitas foi um dos principais instrumentistas brasileiros e que teve destacada atuação entre as décadas de 1920 e 1940. Natural de Rio Pomba (zona da mata mineira). Ainda criança, se mudou para o Rio de Janeiro. Lá, estudou violão com Quincas Laranjeiras e Agustín Barrios – lendário violonista e compositor paraguaio. Freitas realizou vários concertos em diversos estados do país, além de atuar em
emissoras de rádio na então capital do Brasil.
Durante décadas, foi professor de violão na casa Ao Bandolim de Ouro. Do mesmo modo, se notabilizou como compositor de algumas das mais inspiradas músicas brasileiras para o seu instrumento. Inexplicavelmente, José Augusto de Freitas e sua obra caíram no esquecimento a partir de meados da década de 1940. Em 2024, Jorge Mello e Celso Faria lançaram, de maneira independente, a biografia
“José Augusto de Freitas – elo perdido do violão brasileiro”.
Assim, a publicação amplia o conhecimento de grande parte da trajetória artística de Freitas. Agora é a vez do álbum de partituras “José Augusto de Freitas – dez obras originais para violão”. A obra leva a chancela da Editora Legato, especializada em publicações de músicas para violão, nacionais e internacionais.
Livre trânsito
Com dez das obras mais representativas de sua produção, o álbum revela uma das principais características do Freitas como compositor, o livre trânsito entre a música urbana brasileira e a de concerto. Foram selecionadas as valsas “Soluços” e “Saudade”, os choros “Lamentos d’alma” e “Cachorro quente”, “Gavota”, “Eurídice” (mazurca de concerto), “Prelúdio”, “Dança Árabe”, “Fantasia (tremolo)” e “Allegro Sinfônico”.

Celso Faria foi responsável pela seleção das obras de Fretias, revisão musical e elaboração do dedilhado. Já Fábio Zanon assina o prefácio, enquanto Jorge Mello, a nota biográfica.
Serviço
Lançamento do álbum de partituras “José Augusto de Freitas – dez obras originais para violão”
Onde. Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro, Belo Horizonte)
Quando. Terça-feira, dia 8 de abril, às 19h30
Quanto. Entrada franca. Na ocasião, o álbum de partituras estará disponível para venda. Valor: R$ 50.