Menu
Agenda Cultural

Cinco destaques da FLITI 2025 em Tiradentes

Feira Internacional de Literatura de Tiradentes será de 9 a 13 de abril com autores premiados e programação gratuita.
Ônibus Biblioteca da FLITI. Foto: Morandi Fotocinegrafia

Ônibus Biblioteca da FLITI. Foto: Morandi Fotocinegrafia

Entre os dias 9 e 13 de abril, a cidade de Tiradentes se transforma novamente em palco da literatura com a realização da 5ª edição da Feira Literária Internacional de Tiradentes – FLITI. Com o tema “Mulheres de Prosas e Versos”, a programação reúne autores e autoras de relevância nacional e internacional, com atividades para todas as idades. Abaixo, destacamos cinco pontos de atenção para quem quer aproveitar o melhor da feira:

A força das autoras: encontros com vozes femininas da literatura

O tema da edição se reflete em uma programação que valoriza a escrita e a presença de mulheres no cenário literário. Um dos destaques é a mesa “A Audácia de Ser Mulher”. Terá a presença da escritora Ana Maria Machado e mediação de Luciana Savaget, marcada para quinta-feira, 10 de abril, às 16h. No mesmo dia, às 19h, Micheliny Verunschk divide a mesa “Rugidos e amores brutos” com Airton Souza, sob mediação de Roger Mello. Ao longo da programação, outras vozes femininas potentes também participam. Entre elas, por exemplo, estão Maria Bopp, Camila Fremder, Paula Gicovate e Eliana Alves Cruz. Elas abordam temas que vão do humor à ancestralidade.

Programação infantil com grandes nomes da literatura ilustrada

A FLITI dedica um espaço generoso à infância, com atividades que unem literatura, imagem e ludicidade. Entre os destaques estão Daniel Kondo e Roger Mello, autores premiados que participam de bate-papos e oficinas. Na sexta-feira, 11 de abril, às 10h, Guto Lins lança “Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais”. No mesmo dia, às 9h, tem contação de histórias do livro “Gertrudes Trudes Tutudes”, de Luciana Savaget. Também vale conferir o espetáculo baseado na obra Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles. Será na abertura oficial da feira na quarta-feira, 9 de abril, às 13h.

Diálogos internacionais: literatura sem fronteiras

Na programação internacional, o angolano Ondjaki marca presença na sábado, 12 de abril, às 15h, na mesa “Escrevendo para o futuro”, com mediação de Roger Mello. Já a cubana Teresa Cárdenas participa da conversa “Cartografias Negras”, ao lado de Eliana Alves Cruz, marcada para o mesmo dia, às 16h. Ambas as mesas trazem reflexões sobre identidade, território e literatura como ferramenta de resistência e imaginação. A presença de Isol Misenta, da Argentina, na conversa “Falar com desenhos”, na sexta-feira, 11 de abril, às 15h, também reforça o caráter plural e transnacional da feira.

Pensar o Brasil: política, história e narrativas contemporâneas

A programação também se volta ao debate sobre o país e suas complexidades. Na sexta-feira, 11 de abril, às 17h, Eduardo Bueno participa da mesa “Sempre antes na história desse país”, com mediação de Cristina Serra. No mesmo dia, às 12h, a discussão “Estética e identidade negra” reúne Cleyton Mendes e Seu João Xavier, numa conversa que atravessa literatura, arte e afirmação cultural. A mesa “O que esperar do Brasil para além de 2026?”, com Zeina Latif, Cris Schmidt e Fábio Giambiagi, está programada para sexta-feira, às 14h, e propõe uma análise crítica sobre o presente e o futuro do país. Já na quinta-feira, 10 de abril, às 19h, Cristina Serra e Ernesto Rodrigues refletem sobre literatura, jornalismo e desinformação, na mesa “O sequestro da notícia”.

Reabertura da Biblioteca Pública de Tiradentes

A Biblioteca Pública Municipal de Tiradentes será reaberta durante o evento, agora com o conceito de “Biblioteca Viva”. A iniciativa, feita em parceria com a prefeitura, visa ampliar o acesso à leitura de forma contínua e acessível. Além disso, cerca de 11.500 alunos da rede pública da região participarão da feira, e 1.430 vouchers de R$ 35 serão distribuídos para que estudantes e professores possam adquirir livros. A formação de leitores está no centro da proposta, com ações que vão além dos dias de evento e buscam impacto duradouro.

FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes
De 9 a 13 de abril de 2025
Centro Cultural Yves Alves e outros espaços da cidade
Entrada gratuita
? Programação completa: fliti.org.br | Instagram: @flitifeiraliterariatiradente

Conteúdos Relacionados