Música

Filarmônica lança temporada 2026 e abre assinaturas

Nova temporada destaca Mahler, Verdi e Bach, e traz solistas internacionais à Sala Minas Gerais

Foto: Eugenio Savio

A Filarmônica de Minas Gerais lançou, no dia 8 de outubro, na Sala Minas Gerais, sua Temporada 2026 e abriu oficialmente a Campanha de Assinaturas. O evento contou com a presença dos assinantes, do público e transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. O anúncio foi feito pelos maestros Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular, e José Soares, regente associado.

Fundada em 2008, 90 músicos de diversas partes do mundo compõem a orquestra. Desta forma, é uma principais referências da música de concerto no Brasil. “Com alegria renovada, damos início a mais uma Temporada da Filarmônica de Minas Gerais. Tradição, vigor e sensibilidade se encontram em cada repertório, fazendo da Sala Minas Gerais um ponto de encontro entre som, beleza e emoção”, afirma Fabio Mechetti.

Destaques da programação 2026

A nova temporada celebra datas marcantes da música mundial, como os 125 anos de morte de Verdi e Kalinnikov, 200 anos de Weber, 150 anos de Falla e Wolf-Ferrari, 50 anos de Britten e 75 anos de Schoenberg. O público poderá conferir interpretações de obras icônicas, entre elas a Missa de Réquiem, de Verdi, a Nona de Mahler e a Sinfonia Novo Mundo, de Dvorák.

Entre os solistas convidados estão Natasha Paremski, Jörgen van Rijen, Santiago Cañón-Valencia, Anthony Trionfo e nomes já queridos pelo público, como Arnaldo Cohen, Ricardo Castro e Guido Sant’Anna.

A série Fora de Série, aos sábados, abordará a influência de grandes mestres sobre novas gerações. O primeiro concerto será em 28 de fevereiro, com regência de José Soares, trazendo obras de Bach, Britten e Villa-Lobos.

Gravações e transmissões

Desde 2020, a Filarmônica mantém transmissões ao vivo de seus concertos. Em 2026, serão 16 apresentações com transmissão, incluindo o Festival Tinta Fresca e os Concertos para a Juventude. A orquestra também segue com o projeto de gravação completa das sinfonias de Mahler, lançando a Nona no próximo ano. Outro destaque é o lançamento do CD com as sinfonias de Henrique Oswald, em parceria com o selo Naxos.

Início da Temporada 2026

A Temporada 2026 se inicia com a série “Fora de Série”, no dia 28 de fevereiro, às 18h, na Sala Minas Gerais. Um dos compositores mais influentes de toda a história, Johann Sebastian Bach é o destaque da abertura da série Fora de Série deste ano, que apresenta como solistas os violinistas Rommel Fernandes e Ara Harutyunyan e a violinista Hyu-Kyung Jung, todos músicos da Orquestra. Veremos como essa influência de Bach se revela no humor e na leveza da Sinfonia Simples, de Britten, e em uma das grandes Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. A regência será do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais.

Campanha de assinaturas 2026

As assinaturas estão disponíveis no site www.filarmonica.art.br/assinaturas e na bilheteria da Sala Minas Gerais. O público pode escolher entre as séries Presto, Allegro, Veloce, Vivace e Fora de Série. Os pacotes variam de R$ 310 a R$ 2.960, com parcelamento em até seis vezes.

A campanha vai até 27 de janeiro de 2026, com descontos para renovações e para jovens entre 12 e 18 anos, que têm 75% de abatimento.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 13/10/25

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura