Belo Horizonte recebe, nos dias 20, 21 e 28 de junho de 2026, a 7ª edição do Festival de Choro & Samba. O evento será no Mercado de Origem Santa Tereza, com entrada gratuita e programação das 11h às 18h.
A edição reúne artistas e grupos ligados a dois gêneros centrais da música brasileira. Entre as atrações estão Flor de Abacate, Velha Guarda do Clube do Choro de BH, Biruta Choro e Samba, Mauro Zockratto, Marina Gomes e Fabinho do Terreiro.
Também integra a programação o espetáculo Choro e Samba com o Grupo Mestres e Aprendizes da Escola Livre de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte. A formação reúne alunos e professores em uma proposta de transmissão de saberes entre gerações.
Ao todo, serão mais de vinte horas de apresentações gratuitas. Além dos shows, o público poderá circular pelo Mercado de Origem Santa Tereza, espaço que reúne cultura, gastronomia e convivência na capital mineira.
Música brasileira em destaque
Reconhecido em 2024 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o choro ocupa posição de destaque no festival. O gênero divide a programação com o samba, também associado à memória, à convivência e à diversidade cultural do país.
Criado em 2011, o Festival de Choro & Samba teve sua primeira edição em Paraty, no Rio de Janeiro. Depois, passou por Belo Horizonte e Mariana. Desde então, o projeto se firmou como uma plataforma de difusão da música brasileira.
Nesta edição, o festival valoriza diferentes gerações da cena mineira. O Grupo Flor de Abacate representa o choro de Minas. Já o Biruta Choro e Samba transita entre o choro, o samba e outros gêneros da música popular brasileira.
A Velha Guarda do Clube do Choro de Belo Horizonte participa como guardiã da memória do gênero na capital. Mauro Zockratto, Marina Gomes e Banda e Fabinho do Terreiro completam a programação ligada ao samba produzido em Minas Gerais.
Todas as atividades contarão com intérprete de Libras, espaços reservados para pessoas com deficiência e estrutura adequada para receber o público.
Serviço
Festival de Choro & Samba – 7ª Edição
Datas: 20, 21 e 28 de junho de 2026
Horário: das 11h às 18h
Local: Mercado de Origem Santa Tereza – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Mais informações: @festivaldechoroesamba
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 15/06/26
Compartilhar nos Stories