O Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal, em Belo Horizonte, recebe no dia 30 de maio de 2025, sábado, a primeira edição do Festival Agô Jazz Asé. A programação terá início às 17h30 e contará com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos pelo Sympla.
Criado para promover encontros entre artistas e valorizar a música instrumental e improvisada produzida em Minas Gerais, o Festival também integra as celebrações do centenário da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A abertura será conduzida pela DJ Black Josie, responsável por dar as boas-vindas ao público.
Além dos shows, haverá bar com comidas e bebidas, e um espaço montado no jardim do Teatro, permitindo que quem chegar mais cedo possa aproveitar o fim de tarde no Parque Municipal.
Entre os destaques da programação está a apresentação da banda Máquina do Mundo Ensamble. O grupo é composto por professores de música popular da UFMG e terá participação especial da cantora Fernanda Takai, reconhecida nacionalmente pelo trabalho no grupo Pato Fu e pela carreira solo.
Artistas mineiros
A programação do Festival inclui também a apresentação da cantora, compositora e multi-instrumentista Nath Rodrigues ao lado do rapper Renegado. O encontro musical reúne dois artistas que exploram as conexões entre música instrumental, cultura afro-brasileira e pesquisa sonora.
Outro show confirmado é do saxofonista, flautista, compositor e arranjador Silas Prado, que lançou recentemente o álbum “Obrigado, Mestre”. O disco presta homenagem ao maestro Letieres Leite e à ancestralidade afro-mineira, fortalecendo a presença de referências culturais negras na música instrumental de Minas Gerais.
A jovem cantora, compositora e pianista Júlia Guedes também integra a programação do Festival. Ela dividirá o palco com o multi-instrumentista Marcelo Dai, conhecido por sua atuação como baterista e cantor.
A proposta do Festival Agô Jazz Asé é reunir artistas mineiros que atuam com destaque na música instrumental e improvisada.
Comemorações
Em 2025, a Escola de Música da UFMG completa 100 anos. Fundada em 1925 como Conservatório Mineiro de Música, desde 1962 está incorporada à UFMG. Desde 1997, funciona no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A escola é referência nacional no ensino, na pesquisa e na produção artística em diversas áreas da música.
Atualmente, oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado, incluindo o único doutorado em Musicoterapia da América Latina. Além disso, conta com infraestrutura composta por biblioteca especializada, estúdio de gravação, auditório, laboratórios de pesquisa e o selo fonográfico “Minas de Som”.
Por meio de projetos de extensão, a Escola mantém grupos artísticos e cursos livres, aproximando a universidade da comunidade. A realização do Festival Agô Jazz Asé reforça essa conexão, destacando a contribuição da instituição para a formação de músicos e para a valorização da música instrumental em Minas Gerais.
Serviço
Festival Agô Jazz Asé
Data: 30 de maio de 2025
Horário: a partir das 17h
Local: Teatro Francisco Nunes — Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1321 — Centro, Belo Horizonte)
Ingresso: Gratuito, mediante retirada pelo Sympla
PROGRAMAÇÃO
17h – Abertura do Teatro Francisco Nunes
17h30 – DJ Black Josie
19h – Máquina do Mundo Ensamble (professores de Música Popular da UFMG) convida Fernanda Takai
20h10 – Silas Prado e banda
21h15 – Julia Guedes convida Marcelo Dai
22h20 – Nath Rodrigues convida Renegado
Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!
QUERO PARTICIPAR
Publicado por Carol Braga
Publicado em 26/05/25
Compartilhar nos Stories