Julho é a época dos Festivais culturais. Só neste mês são cinco festivais de inverno. Todos com programação diversificada e ampla. Confira o que há de melhor neles.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana deste ano presta uma homenagem ao Tropicalismo. Desde o dia 06 de julho a programação diversificada agita as cidades. Se você ainda não pôde ir, mantenha calma, ainda dá tempo. A programação do último fim de semana está recheada com música, teatro, exposições, mostras de filmes e oficinas.
Nesta sexta-feira, dia 20, às 21h, a banda ‘Nem Secos’ e o show ‘Tropicália 50 anos’ animará o público na Praça da UFOP, em Ouro Preto. Em seguida é a vez da banda ‘Francisco, El Hombre’. No sábado, 21 de julho, às 22h30, a banda belo-horizontina Cartoon sobe ao palco com seu rock progressivo. No domingo, 22 de julho, às 21h, a banda Dolores 602 apresenta o show ‘Cartografia’.
Ainda na música, haverá a apresentação ‘Maracatrupe’ em frente ao ginásio da UFOP, na Bauxita, no sábado, dia 21, às 10h. No domingo, às 20h, o mesmo espaço também recebe o show ‘Longitude – Latitude’, de Marquinho Aniceto. Já no Bar do Festival, são três dias de shows, com a programação a partir de 23h. Na programação de artes visuais, o destaque fica por conta da ‘Mostra Tropicália’, no Anexo do Museu da Inconfidência, com sessões comentadas de filmes às 16h, do sábado e do domingo. Nas artes cênicas, o grupo Oficcina Multimédia apresentará a peça ‘Boca de Ouro’ no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções, no domingo, dia 22, às 19h. A programação completa você confere clicando aqui.
Festival de Inverno de Vespasiano
O Festival de Inverno de Vespasiano completa uma década de atividades na cidade da região metropolitana de BH. Neste edição faz tributo à música brasileira e relembrará todos os homenageados dos 10 anos, como por exemplo, Elis Regina. As atividades começam neste sábado, dia 21, e vão até o dia 29 de julho.
Dessa forma, o destaque na programação vai para a apresentação da ‘Banda Titãs’, na abertura do evento, às 22h. O show, assim como todas as atividades, serão na Praça JK, no centro de Vespasiano. Serão 20 atrações musicais nos nove dias de atividades. A maioria delas destacam os artistas locais. Além das apresentações musicais estão na programação oficinas na área musical. A programação completa você confere clicando aqui.
Festival de Inverno da UFMG
Tradicional em Belo Horizonte, há 50 anos o Festival de Inverno da UFMG movimenta a cidade no mês de julho. Nesta edição está um pouco mais enxuto, entretanto, traz uma programação extensa com residências artísticas, oficinas, conferências, jornada de estudos, exposição e eventos culturais. Todas elas embasadas no tema ‘coExistência: um, dois, Nós’.
O evento começa nesta sexta-feira, dia 20, e vai até dia 28 de julho no campus Pampulha e no Conservatório UFMG. A Abertura será às 18 horas, no auditório da Reitoria da UFMG, campus Pampulha, com inauguração da exposição ‘Clébio Maduro: Obra Gráfica’. Às 19h, do dia 20, tem show da ‘MG Big Band’. Nilton Moreira e Zé Paulo Becker apresentam no domingo, dia 22, às 18h, o Show ‘Dialogando’. No dia 24, às 21h, o Espetáculo ‘A dama e o cachorrinho’, dirigido por François Kahn, ocupará Conservatório de Música da UFMG.
A pianista Luísa Mitre apresentará show ‘Quinteto Oferenda’ no dia 25, às 18h, no auditório da Reitoria. Rodas de conversam também estão na programação do Festival. Dessa maneira, Dia 23, Ione de Medeiros conversará com o público, às 19h, no Conservatório UFMG. Da mesma forma, no dia 24, será a vez de Grace Passô. O encerramento do evento ficará a cargo de Aline Calixto que se apresentará no dia 28, às 18h, no Auditório da Reitoria. A programação completa do você confere clicando aqui.
Festival de Inverno de Vilas e Favelas
O Festival de Inverno de Vilas e Favelas em BH está a todo vapor desde o dia 17 de julho. Ainda jovem, com apenas três anos, o evento receberá até agosto oficinas, palestras, shows e workshops para todas as idades. O ponto de encontro disso tudo será o Alto Vera Cruz.
Do dia 20 de julho ao dia 3 de agosto, a Arebeldia, em parceria com a ONG Contato, contará a história do Alto Vera Cruz por meio dos grafites. Se você está à procura de algo diferente não poderá perder no dia 04 de agosto, às 17h, a gravação do DVD de Flávio Renegado com a Orquestra Ouro Preto na sede do campo de futebol Clube Ribeiro. A programação completa você confere clicando aqui.
Festival Inverno das Artes
O Inverno das Artes é evento bem legal que o Palácio das Artes de BH realiza há quatro anos. O tema desta edição é ‘Manifesto’, em alusão aos 90 anos do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Nesta sexta-feira, dia 20, às 20h30, no Grande Teatro será realizado um show que você não pode perder. É um tributo ao músico mineiro Flávio Henrique, que reúne convidados e amigos do artista. De graça.
Ainda na programação musical do Inverno das Artes, haverá uma edição das ‘Séries Sinfônica ao Meio-Dia’, na terça-feira, dia 24, às 12h, com entrada gratuita. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpreta obras de Bach e Villa-Lobos. No dia 24, às 20h, a cantora Julia Branco homenageará o legado musical de Rita Lee com o espetáculo ‘Grita Lee’. Os ingressos custam R$ 20. Por fim, no dia 30, o cantor Diego Moraes encerrará a programação do evento. Ainda tem teatro, dança e muito mais. A programação completa você confere clicando aqui.
[culturadoriaads]