CinemaDançaGratuitoLiteraturaOportunidades na CulturaTeatro

FAN BH celebra 30 anos com Rotas e cidade em movimento

Abertura reúne ritual, conversa com Leda Maria Martins e show de Teresa Cristina com o Congadar. Programação segue até 2026, gratuita e espalhada pela cidade.

Terese Cristina | Foto: Fernanda Garcia

18/11/2025 a 21/11/2025
18:00
Presencial
Gratuito
gratuito
Funarte - Rua Januária - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
LINK PARA COMPRA DE INGRESSOS Ao clicar no botão você verá um anúncio
MAIS INFORMAÇÕES Ao clicar no botão você verá um anúncio

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte inicia sua 13ª edição celebrando três décadas de existência. Com o conceito “Tempo Espiralar e a Cidade em Movimento”, o FAN BH se expande até 2026 e reafirma seu papel no campo das artes negras. A jornada começa pelas Rotas, entre 17 e 21 de novembro, em uma ocupação reflexiva da Funarte MG e de espaços simbólicos da cidade.

A abertura, no Teatro Francisco Nunes, será no dia 17, às 19h. Lideranças religiosas realizam o ritual Abre Caminhos, gesto de bênção e proteção para o ciclo comemorativo. Logo depois, a escritora e dramaturga Leda Maria Martins conduz um encontro sobre arte, oralitura, performance e tempo espiralar, conceito que inspira esta edição. Em seguida, a banda mineira Congadar e a cantora Teresa Cristina compartilham tambores, vozes e teatralidade em uma intervenção que celebra tradições negras e sua força nos palcos contemporâneos.

A programação na Funarte MG, de 18 a 21 de novembro, reúne lançamentos de livros, sessões de cinema com curadoria da Semana de Cinema Negro, Slam Clube da Luta, espetáculos, ações para infâncias, oficinas e rodas de conversa. As Gingas, ciclos temáticos, tratam de memória, patrimônio, economia, sustentabilidade, juventudes, infâncias, representatividade e trabalho na cultura negra.

Rotas, Raízes e Espiralar estruturam o FAN BH 2025–2026

A edição de 30 anos se organiza em três pilares: Rotas, Raízes e Espiralar. As Rotas marcam novembro e inauguram o processo de escuta, reflexão e formação. Os atos seguintes ocorrem em 2026: Raízes, em março, fortalece vínculos nos territórios, terreiros, quilombos e espaços culturais afro-brasileiros. Espiralar, em maio, celebra a culminância desses encontros com shows, mercado Ojá, exposições, atividades formativas e o Fanzinho.

O FAN se consolida como festival-processo, baseado na escuta, na ancestralidade e na devolução em presença. A metodologia espiralar rompe com modelos lineares e cria um percurso contínuo que envolve artistas, comunidades e coletivos. A programação se ancora em espaços como Largo do Rosário, Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, Muquifu, Terreiro Casa Pai Jacob do Oriente e Morro EnCena, compondo uma cartografia da negritude na cidade.

Desde 1995, o FAN BH articula passado, presente e futuro. Trouxe artistas africanos, aproximou gerações, fortaleceu ações educativas e destacou o protagonismo negro nas artes. Ao completar 30 anos, reafirma seu compromisso com memória, criação e presença viva na cidade.

Destaques da programação do FAN BH – Rotas (17 a 21 de novembro)

17 de novembro – Teatro Francisco Nunes

  • Ritual Abre Caminhos com mestras e mestres de tradição
  • Encontro “Tempo espiralar” com Leda Maria Martins
  • Congadar convida Teresa Cristina, intervenção cênica com tambores, vozes e celebração

18 de novembro – Funarte MG

  • Ginga: Memória, Patrimônio e Encantarias
  • Mostra Semana de Cinema Negro
  • Gira Literária com autoras e autores negros
  • Slam Clube da Luta

19 de novembro – Funarte MG

  • Ginga: Economia, Sustentabilidade e Trabalho na Cultura Negra
  • Mostra Semana de Cinema Negro
  • Espetáculo “Abre Caminhos”, com Grupo Identidade

20 de novembro – Funarte MG

  • Fanzinho – Griot: Histórias e Cantorias, com Teatro Negro e Atitude
  • Ter-Ato – Oficina de Sensibilização Artística e Teatral
  • Gingas simultâneas sobre representatividade, protagonismo, juventudes e infâncias
  • Espetáculo Xirê, com Morro EnCena
  • Uai Sound System

21 de novembro – Funarte MG

  • Ginga: FAN – 30 anos e Rotas
  • Bloco Magia Negra

Ações contínuas (18 a 21/11)

  • Instalação FAN 30 anos, com curadoria de Rosália Diogo
  • Biblioteca de autorias negras (Parceria FLI BH)

Serviço

13ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH – ROTAS
Data: 17 a 21 de novembro.
Gratuito.
Abertura: Teatro Francisco Nunes, às 19h, com ingressos pela Sympla.
Programação de 18 a 21/11 na Funarte BH (Rua Januária, 68 – Centro).
Programação completa e mais informações no Instagram @festivalartenegra.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Mariana Cordeiro

Publicado em 14/11/25

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura