fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Eventos imperdíveis da semana da Visibilidade Trans e Travesti

Evento será realizado até o dia 29 de janeiro em BH com apresentações culturais, plantões de apoio jurídico e de saúde

Por Thiago Fonseca *

27/01/2020 às 19:20 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Lucí Sallum / Divulgação

Pelas vidas trans travestis, pelo direito de ser e viver trans e travesti. É a partir desse slogan que a terceira Semana da Visibilidade Trans e Travesti ocupará diversos espaços de Belo Horizonte até o dia 29 de janeiro. “Nossa programação surge de uma proposta em conjunto. Queremos que a vida das pessoas sejam mudadas e oferecer possibilidades. Além disso, afirmar a presença de pessoas trans e travestis nos espaços”, explica Rudá, artista, performer e um dos organizadores do evento.

O evento é feito por voluntários e o conta com atividades como plantões de apoio jurídico e de saúde integral, chá com as Mães Pela Diversidade, Mostra de Performances Atraque, 4ª Caminhada Pelas Vidas Trans e Travestis de Belo Horizonte, entre outras ações. Separamos seis atrações que você não deve perder.

 

Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra! é uma das atrações da Semana – Foto: Marina Colen / Divulgação

 

Prosa e Café com Amor – Mães Pela Diversidade

O Grupo Mães da Diversidade, que une a, une mães de LGBTs pelo Brasil, lutando contra a homotransfobia e pelos direitos civis da população LGBT, promoverá um café especial. O convite é para todes filhes e mães para uma prosa com Sissy Kelly, Cristal e Renê. Elas falarão, como por exemplo, sobre o movimento e a militância. Oportunidade linda para pais e filhos LGBTQ+ reforçarem os laços.

[QUANDO] 27 de Janeiro, 19h  [ONDE] Centro de Referência da Juventude (Auditório) – Rua Guaicurus, 50, Centro [QUANTO] Gratuito

Malettrans

Se você gosta de curtir o fim do dia com um happy hour com os amigos, o pedido é o Malettrans. O projeto é uma parceria entre Nesganega Africando e Olympia Coop Bar, dois bares geridos por pessoas trans no edifício Maletta. O evento contará com djs e um circuito interativo entre as duas casas.

[QUANDO] 28 de Janeiro, 19h [ONDE] Edifício Maletta – Rua da Bahia, 1148, Centro – BH [QUANTO] Gratuito

Pedal da 3ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti

Pegue sua bicicletinha e prepare-se para o pedal festivo pelas avenidas da região leste de Belo Horizonte. É momento de luta e militância. A Saída será da Praça Raul Soares (Concentração a partir de 19h30). No final do percurso, por volta de 22h, terminará no Malettrans. O pedal é leve, para iniciantes e em ritmo de passeio.

[QUANDO] 28 de Janeiro, 19h [ONDE] Praça Raul Soares – BH [QUANTO] Gratuito

Slam Atraque em 1 minuto – Academia Transliterária

A Academia Transliterária,  coletivo de artistas e escritores trangêneres de BH, é quem promoverá o Slam. A proposta é reunir a galera por meio do gênero artístico. Um arte de/com/para/pelas pessoas trans e travestis.
[QUANDO] 29 de Janeiro, 19h [ONDE] Beco Nossa Senhora das Graças. Rua da Água, 40, Serra – BH [QUANTO] Gratuito

Teatro: Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!

Da Anômala Teatro e Casa Anômala, o espetáculo solo, com atuação de Aisha Brunno e direção de Bremmer Guimarães, é um conjunto de performances que partem de uma pesquisa de linguagem. Sendo assim, reflete sobre a forma como estamos inseridas num sistema marcado por signos, códigos e significados.

[QUANDO] 29 de janeiro a 2 de fevereiro, qua. a sáb. 20h; dom. 19h [ONDE] Funarte MG – R. Januária, 68 , Centro – BH – (31) 3213-3084 [QUANTO] R$ 15 (Postos Sinparc e internet), R$ 30 (bilheteria, inteira)

photo

O Lodo, novo filme de Helvécio Ratton, estreia em Tiradentes

O Lodo é um filme diferente. Essa foi a primeira impressão sobre o novo – e nono – longa dirigido por Helvécio Ratton, que teve sua pré-estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes. É também propositalmente estranho e justamente isso que faz dele um trabalho que chama atenção. É aquele tipo de filme que permite inúmeras […]

LEIA MAIS
photo

Os pontos altos do discurso de Antônio e Camila Pitanga em Tiradentes

Tiradentes – A emoção sempre fez parte das aberturas da Mostra de Cinema de Tiradentes. Então, qual foi o diferencial da cerimônia realizada na noite do dia 24 de janeiro que entregou aos atores Antônio e Camila Pitanga o Troféu Barroco? O discurso. Ou melhor, as equilibradas e contundentes palavras ditas por pai e filha. […]

LEIA MAIS
photo

Cinco motivos para conhecer o MUSEHUM, novo museu Oi Futuro no Rio

Rio de Janeiro – Após ficar fechado por seis meses o Museu das Telecomunicações reabriu as portas. Tudo novo. Agora se chama MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades. Projeto é marcado por ambientes imersivos, interatividade e novas tecnologias. Com entrada gratuita, o espaço é localizado dentro do Centro Cultural Oi Futuro, no bairro do Flamengo, […]

LEIA MAIS