Cinema, dança, literatura, música e gastronomia: tem evento para todos os gostos até o final do mês
O mês de agosto já se encaminha para a segunda quinzena, mas, até entrar setembro, vários eventos vão acontecer em cidades mineiras – algumas, bem pertinho daqui, de BH. Por aqui, listamos seis desses: o Cine Lapinhô (Santana do Riacho), o Festival Dipanas Blues (Pará de Minas), o Fliparacatu (Paracatu), o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (claro, em Tiradentes), Festival Bárbara de Cocais – Cinema e Formação Humana (Barão de Cocais) e o Dançaraxá (Araxá).
Confira, aqui, as datas de cada um desses, bem como algumas atrações da grade de programação.
Cine Lapinhô
A partir desta quarta-feira, 14 de agosto, e até o dia 18 deste mês, Lapinha da Serra, na região da Serra do Cipó, recebe o 2º Cine Lapinhô. Com o tema “Quando os Mundos se Encontram”, o evento explora encontros entre diferentes culturas, tempos, realidades e ideias. Nesta edição, a homenagem vai para o múltiplo Maurício Tizumba, para o cineasta Guilherme Fiúza Zenha (1965 – 2024) e para o ator Paulo César Pereio (1940 – 2024). A programação abarca 40 filmes, oficinas e bate-papos, além de atrações pensadas para toda a família – incluindo o 2º Cine Gastrô. Toda a programação é gratuita e ocupará a Praça da Igreja e a Casa Pirilampo.
Durante o Cine Lapinhô, serão exibidos dois longas convidados: “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiúza Zenha, e “Pequenas Histórias”, de Helvécio Ratton. O público também poderá assistir a 38 curtas, sendo dois convidados e 36 selecionados. Após as sessões, haverá bate-papo com os convidados. Tamira Abreu, coordenadora do evento, diz que o objetivo desta edição é fazer com que o público se sinta imerso em um universo de descobertas. “No qual cada filme é uma janela para um novo mundo. Do mesmo modo, cada conversa, uma oportunidade de aprendizado. E cada experiência, um passo em direção a um futuro mais conectado e consciente”, destaca.
Informações no site oficial do evento. Clique aqui
Festival Dipanas Blues
Pará de Minas recebe a 12ª edição do Festival Internacional Dipanas Blues. A cantora norte-americana Laretha Weathersby, o cantor e compositor Zeca Baleiro e a banda Biquini são algumas das atrações do evento. Além da programação de shows distribuídos em quatro palcos, o festival vai contar com Vila Gastronômica Granja Brasília, que vai reunir restaurantes da cidade de Pará de Minas, além da Vila Wine Club Panelão.
O Dipanas Blues Festival 2024 conta novamente com o Circuito Dipanas Blues, que oferece oficinas musicais, o projeto Blues na escola e ações sociais que incluem arrecadação de alimento e feiras de adoção Pet, em parceria com a Quatree. No sábado, 17 de agosto, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz (Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738, Papa João Paulo II), a programação do evento ocupa os palcos Coreto Terra Brasil, Estação BR Super, Dipaninhas e Palco Quatree.
Informações no site oficial do evento. Clique aqui
Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes chega à 27ª edição entre 23 de agosto e 1° de setembro de 2024. O evento reúne chefs e cozinheiros em mais de 200 atrações gastronômicas, com estandes de restaurantes, aulas, cozinhas ao vivo, feira de produtores – nas Praças da Rodoviária, Santíssimo e no Largo das Forras – além dos jantares especiais, os festins. Shows musicais e DJs complementam a programação.
Em 2024, o festival celebra o encontro entre Minas Gerais e Portugal. Assim, chefs mineiros e portugueses dividem receitas, ingredientes e conhecimentos. Entre os nomes já confirmados está Arnaldo Azevedo, que chefia o restaurante Vila Foz, no Porto. Também de Portugal vem Vitor Matos, consultor e chef de restaurantes renomados entre Porto e Lisboa. Tal qual, Jefferson Rueda, da aclamada “A Casa do Porco”, de São Paulo. E, ainda, importantes chefs de Tiradentes, como Matheus Paratella e Rafael Pires. Outros nomes que participarão do evento ainda serão divulgados.
Na programação artística, já estão confirmados Orquestra de Câmara Sesc, Dudu Lima Trio (convidando Wagner Tiso) e Victor Biglione.
Informações no site oficial. Clique aqui
Perfil no Instagram
Fliparacatu
O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – chega à 2ª edição com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. Em 2024, o evento será realizado de 28 de agosto a 1º de setembro, com entrada gratuita e espaço inclusivo. A programação será na Gira Fliparacatu, circuito criado pelo festival no Centro Histórico da cidade. Ele contempla vários espaços, cada um com uma programação específica. Em tempo: todas as atividades do Festival serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Fliparacatu.
Dentre os mais de 50 escritores da programação do 2º Fliparacatu, estão cinco convidados internacionais: os italianos Roberto Parmeggiani e Igiaba Scego, o francês Emanuele Arioli, a cubana Teresa Cárdenas e a portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida. As indígenas Trudruá Dorrico e Geni Núñez também compõem a lista de autores.
Programação nacional
Na programação nacional do evento, estarão presentes Ailton Krenak, Anielle Franco, Bianca Santana, Carlos Starling, Conceição Evaristo, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Eliane Marques, Estevão Ribeiro, Flávia Helena, Geni Núñez, Guilherme Amado, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Jeferson Tenório, Joana Silva, Joca Terron, Juliana Monteiro, Lívia Sant’Anna Vaz, Marcia Tiburi, Marco Haurélio, Matheus Leitão, Miriam Leitão, Myriam Scotti, Paloma Jorge Amado, Paula Gicovate, Paulo Lins, Ruth Manus, Sérgio Abranches, Sérgio Rodrigues, Simone Paulino, Taiane Santi Martins, Tom Farias e Trudruá Dorrico.
Na programação local, Alexandre de Oliveira Gama, Carol Campos de Carvalho, Daniela Prado, Helen Ulhôa Pimentel, Isaias Nery, Lara Luísa, Leonor Soares Costa, Marcos Sílvio Pinheiro, Silvano Avelar e Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo. Enquanto isso, a programação infantojuvenil do evento convida Alessandra Roscoe, Leo Cunha, Rafael Nolli e Tino Freitas para integrar as palestras.
Outras informações no site oficial. Clique aqui
Festival Bárbara de Cocais
A edição de estreia do Festival Bárbara de Cocais – Cinema e Formação Humana será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto de 2024. O evento vai ocupar diferentes espaços situados nos arredores da praça Monsenhor Gerardo Magela, em Barão de Cocais. Tal qual, no Parque Recanto Verde, em Santa Bárbara.
Com programação gratuita a atividades para públicos de todas as idades, a primeira edição do Festival Bárbara de Cocais promove a criação temporária de uma sala de cinema. Com curadoria de Pablo Lobato e Gustavo Jardim, a Mostra de Cinema acontece no salão paroquial do Santuário de São João Batista, em Barão de Cocais, e combina diferentes recortes do cinema contemporâneo. Assim, desde o popular ao documentário experimental – incluindo a pré-estreia do documentário “Oroboro”, de Pablo Lobato.
Para mais informações, clique aqui
Dançaraxá 2024
De 15 a 18 de agosto, a cidade de Araxá recebe mais uma edição (a 23ª) do Festival Competitivo de Dança Dançaraxá. O evento ocupa o palco do Teatro CBMM, no Centro Cultural Uniaraxá, com apresentações de tarde e à noite, bem como sessão especial de solos no dia 16. Neste ano, a iniciativa conta com representantes de 38 cidades de cinco estados. Assim, mais de 88 escolas apresentarão coreografias. A abertura do evento será com o grupo Allegro in Foco, de Goiânia. A programação conta, ainda, com oficinas e palestras.
Para mais informações, clique aqui