Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Por que os nomes de estúdios de música são tão inusitados?

Muito além de referências a termos musicais, alguns estúdios de música têm nomes um tanto curiosos: veja algumas curiosidades.

Por Letícia Finamore | Culturadora

Artistas são sempre inusitados – músicos então, nem se fala! Seus processos de concepção, desenvolvimento e criação são permeados por diversas inspirações que complementam o resultado final da obra. 

Será que é por causa de toda essa excentricidade que muitos nomes de estúdios musicais apresentam referências curiosas por trás de suas histórias? Muito além de referências a músicas, melodias, batidas e sons, alguns dos mais conhecidos estúdios ao redor do mundo contam com um conceito que abrange todo o laboratório musical do dono. Para adentrar a história dos nomes de estúdios de música, separamos curiosidades de alguns deles.

ELECTRIC LADY / Electric Lady

Criado pelo exímio guitarrista Jimi Hendrix, o Electric Lady, estúdio musical localizado em Nova Iorque, tem seu nome derivado do último disco do artista, chamado “Electric Ladyland”. O estúdio foi criado em 1970, dois anos após o lançamento do álbum e semanas antes da morte de Hendrix. Por lá já passaram artistas como Patti Smith, Stevie Wonder e Lady Gaga. O primeiro músico a gravar um samba no Electric Lady foi Marcelo D2, que em 2011 gravou a faixa “Na Veia”.

ABBEY ROAD / Abbey Road

Antes de se chamar Abbey Road, esse estúdio – um dos mais famosos do mundo – tinha o nome EMI Studios. O estúdio foi nomeado a partir da rua na qual está localizada: Abbey Road. Fundado em 1931, o local viria a se tornar icônico trinta e oito anos depois. Foi quando os Beatles lançaram seu décimo segundo disco, também chamado Abbey Road. A capa deste trabalho apresenta os quatro integrantes do grupo atravessando a faixa de pedestres que existe em frente ao estúdio. O local é frequentemente visitado por fãs dos Beatles, que recriam suas próprias versões da capa do disco. Todo mundo, é claro, aproveitam para dar uma olhadinha na fachada do estúdio Abbey Road. 

SONASTÉRIO / Sonastério

Em terras tupiniquins, o Sonastério conquista por seus equipamentos de altíssima qualidade, bem como pela vista maravilhosa das montanhas de Minas Gerais. Além disso, chama atenção pela arquitetura magnificente de João Diniz. O estúdio musical fica localizado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A calmaria do local é condizente com seu nome, uma junção das palavras “som” e “monastério”. Toda a estrutura do local foi pensada para que o artista possa realizar uma imersão completa em seu trabalho. O histórico do Sonastério conta com grandes nomes da música brasileira, como é o nome de Milton Nascimento, Skank, Beto Guedes e Lô Borges.

Tuff Gong. Foto Kingston Jamaica

TUFF GONG / Tuff Gong

Assim como o Electric Lady, o Tuff Gong é um estúdio criado por um grande nome da música: Bob Marley. O local recebe o nome de um dos apelidos de infância do cantor. O Tuff Gong é, inclusive, um museu criado em uma homenagem ao Marley. Além de ser o maior estúdio musical do Caribe, o local aparece no video game Grand Theft Auto (GTA) enquanto uma estação de rádio. Os jogadores podem ouvir diversas composições do reggae, principal gênero musical dos trabalhos de Bob Marley.

THE WAREHOUSE STUDIO / The Warehouse Studio

O nome deste estúdio canadense significa “armazém”, traduzindo do inglês. A estrutura do local parece, realmente, um armazém; antes de virar um estúdio musical, o Warehouse já sediou um presídio e, acredite se quiser, um necrotério. Foi só em 1977 que o local virou, realmente, um local dedicado à música. Por lá, já passaram muitas bandas de rock: AC/DC, Metallica e Good Charlotte são algumas delas.

THIRD MAN RECORDS / Third Man Records

O guitarrista Jack White é o nome por trás desse estúdio musical. O nome é uma referência ao “terceiro homem”, em uma alusão ao seu trabalho no dueto The White Stripes. White era o guitarrista do projeto, ao lado de sua então esposa, Meg White. O Third Man Records seria, portanto, o terceiro elemento do The White Stripes, que segue em hiato indeterminado desde 2011. Um diferencial do estúdio é que, depois das gravações, White deposita sua paixão por discos de vinil nos trabalhos dos artistas. Sendo assim, coloca cheiros, hologramas e músicas escondidas no selo central dos “bolachões”. Além das cabines de gravação, a Third Man Records conta com uma loja descolada de discos e artigos musicais.

Mosh Studios, de SP. Foto: Carlos Garcia
Mosh Studios, de SP. Foto: Carlos Garcia

MOSH STUDIOS/ Mosh Studios

O nome desse estúdio, localizado no bairro Pompéia, em São Paulo, faz uma referência aos mosh-pits, tipo de dança comum em shows de vertentes agressivas do rock. Nessa dança, os espectadores abrem rodas na plateia e começam a se bater em meio a uma dança descontrolada, com cabeçadas, cotoveladas, chutes e socos. Essa pode até ser uma alusão, mas a verdadeira derivação do nome desse estúdio muito bem equipado são as iniciais dos criadores do Mosh. Ou seja, Malagutti, Oswaldo, Santisteban e Hélio.

E aí, você conhecia algum deles? Conhece algum outro estúdio musical com um nome curioso?

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!