Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Especial Halloween: como curtir o dia das bruxas com arte?

Confira uma seleção em diferentes formatos para você aproveitar o Halloween! Tem filmes, série, livro e até playlist temática.
especial halloween
A Maldição da Mansão Bly. Crédito: Netflix

O final de outubro está chegando e com ele o Halloween. Também conhecido como Dia das Bruxas, o 31 de outubro é marcado por celebrações em vários lugares do mundo, principalmente nos países falantes da língua inglesa. Não existe uma origem certeira para a data, mas, em muitos lugares, acredita-se que o Halloween tenha surgido de uma tradição celta em homenagens aos mortos. O fato é que tal tradução se expandiu e foi ressignificada. Algumas comemorações mais expressivas são nos Estados Unidos, onde há festas, decoração, fantasia e o famoso “doces ou travessuras”. Por isso, nós preparamos um especial de Halloween com algumas opções para você se preparar e curtir o 31 de outubro. Confira!  

The Haunting, de Mike Flanegan

A série criada por Mike Flanagan e está disponível em duas temporadas em formato de antologia na Netflix. A primeira, intitulada A maldição da Residência Hill, mostra a mudança da família Crain para a mansão Hill House em 1992. Eles têm objetivo de reformar o imóvel para revender posteriormente. No entanto, elementos e eventos sobrenaturais estão na casa e interferem nos planos de reforma. Anos depois, eles voltam ao local para enfrentar as marcas do passado. 

A segunda temporada, A Maldição da Mansão Bly, e é inspirada no livro A outra volta do parafuso, de Henry James. Figura na posição quatro do Top 10 de séries mais vistas na Netflix no Brasil atualmente e se desenvolve a partir da contratação de um jovem governanta (Victoria Pedretti) para trabalhar na Mansão Bly. Ela precisa cuidar dos órfãos  Flora (Amelia Bea Smith) e Miles (Benjamin Evan Ainsworth), mas percebe que há algo errado com as crianças e o local. 

Veja aqui a primeira temporada

Veja aqui a segunda temporada

Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe

O livro reúne 18 contos assombrosos do considerado mestre do suspense e do mistério. Na obra estão presentes, por exemplo, contos consagrados de Edgar Allan Poe, como, por exemplo, A carta roubada, O escaravelho de ouro e Assassinatos da Rua Morgue. Todas as histórias têm caráter assustador, macabro e com a profundidade psicológica característica da produção do escritor. 

Compre aqui

Se você está mais inclinado para a literatura neste mês de outubro, este artigo da Superinteressante destaca cinco mestre do terror para conhecer. Além de Edgar Allan Poe, tem Stephen King, Clive Barker, Bram Stoker e Rob Zombie.

especial halloween
Foto: Ryan Green / Universal Pictures

Franquia Halloween

Que tal maratonar uma franquia de 11 filmes? Em 1978, John Carpenter iniciou uma saga de terror que tem como protagonista Michael Myers. Ele é um serial killer mascarado responsável pela morte de vários adolescentes, sendo que tudo começou com a morte da irmã. O primeiro filme, Halloween – a noite de terror, é o responsável por contar essa história e é um clássico do cinema. Ele está disponível no Amazon Prime Video, assim como outros filmes da franquia. 

O site Observatório do Cinema fez um ranking do pior ao melhor filme do assassino Michael Myers. Leia aqui

Podcast Hora do Espanto

“Um programa de recomendações de horror”, assim é definido este podcast feito pelos críticos de cinema Rodolfo Stancki e Marcelo Miranda e pelo dramaturgo e cineasta Paulo Biscaia Filho. Eles comentam, discutem e recomendam séries, filmes, quadrinhos e livros de horror que consomem para o pública. É uma alternativa para descobrir e consumir esse tipo de produção a partir da indicação de quem também e fã e profissional da crítica. 

Ouça aqui

Halloween Playlist 2020

Para encerrar com chave de ouro, que tal mexer o esqueleto? Nesta seleção com mais de 6 horas de música você pode curtir ao som de nomes clássicos como como Michael Jackson, Ozzy Osbourne, AC/DC e John Carpenter. Além disso, tem música pop também, com Lady Gaga, Kesha, Britney Spears e Little Mix, por exemplo. Então, prepare a festa (com cuidado e sem aglomeração) e divirta-se. 

Ouça no Spotify. 

 

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!