fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Especial Halloween: como curtir o dia das bruxas com arte?

Confira uma seleção em diferentes formatos para você aproveitar o Halloween! Tem filmes, série, livro e até playlist temática.

Por Jaiane Souza *

27/10/2020 às 11:55 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
A Maldição da Mansão Bly. Crédito: Netflix

O final de outubro está chegando e com ele o Halloween. Também conhecido como Dia das Bruxas, o 31 de outubro é marcado por celebrações em vários lugares do mundo, principalmente nos países falantes da língua inglesa. Não existe uma origem certeira para a data, mas, em muitos lugares, acredita-se que o Halloween tenha surgido de uma tradição celta em homenagens aos mortos. O fato é que tal tradução se expandiu e foi ressignificada. Algumas comemorações mais expressivas são nos Estados Unidos, onde há festas, decoração, fantasia e o famoso “doces ou travessuras”. Por isso, nós preparamos um especial de Halloween com algumas opções para você se preparar e curtir o 31 de outubro. Confira!  

The Haunting, de Mike Flanegan

A série criada por Mike Flanagan e está disponível em duas temporadas em formato de antologia na Netflix. A primeira, intitulada A maldição da Residência Hill, mostra a mudança da família Crain para a mansão Hill House em 1992. Eles têm objetivo de reformar o imóvel para revender posteriormente. No entanto, elementos e eventos sobrenaturais estão na casa e interferem nos planos de reforma. Anos depois, eles voltam ao local para enfrentar as marcas do passado. 

A segunda temporada, A Maldição da Mansão Bly, e é inspirada no livro A outra volta do parafuso, de Henry James. Figura na posição quatro do Top 10 de séries mais vistas na Netflix no Brasil atualmente e se desenvolve a partir da contratação de um jovem governanta (Victoria Pedretti) para trabalhar na Mansão Bly. Ela precisa cuidar dos órfãos  Flora (Amelia Bea Smith) e Miles (Benjamin Evan Ainsworth), mas percebe que há algo errado com as crianças e o local. 

Veja aqui a primeira temporada

Veja aqui a segunda temporada

Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe

O livro reúne 18 contos assombrosos do considerado mestre do suspense e do mistério. Na obra estão presentes, por exemplo, contos consagrados de Edgar Allan Poe, como, por exemplo, A carta roubada, O escaravelho de ouro e Assassinatos da Rua Morgue. Todas as histórias têm caráter assustador, macabro e com a profundidade psicológica característica da produção do escritor. 

Compre aqui

Se você está mais inclinado para a literatura neste mês de outubro, este artigo da Superinteressante destaca cinco mestre do terror para conhecer. Além de Edgar Allan Poe, tem Stephen King, Clive Barker, Bram Stoker e Rob Zombie.

especial halloween

Foto: Ryan Green / Universal Pictures

Franquia Halloween

Que tal maratonar uma franquia de 11 filmes? Em 1978, John Carpenter iniciou uma saga de terror que tem como protagonista Michael Myers. Ele é um serial killer mascarado responsável pela morte de vários adolescentes, sendo que tudo começou com a morte da irmã. O primeiro filme, Halloween – a noite de terror, é o responsável por contar essa história e é um clássico do cinema. Ele está disponível no Amazon Prime Video, assim como outros filmes da franquia. 

O site Observatório do Cinema fez um ranking do pior ao melhor filme do assassino Michael Myers. Leia aqui

Podcast Hora do Espanto

“Um programa de recomendações de horror”, assim é definido este podcast feito pelos críticos de cinema Rodolfo Stancki e Marcelo Miranda e pelo dramaturgo e cineasta Paulo Biscaia Filho. Eles comentam, discutem e recomendam séries, filmes, quadrinhos e livros de horror que consomem para o pública. É uma alternativa para descobrir e consumir esse tipo de produção a partir da indicação de quem também e fã e profissional da crítica. 

Ouça aqui

Halloween Playlist 2020

Para encerrar com chave de ouro, que tal mexer o esqueleto? Nesta seleção com mais de 6 horas de música você pode curtir ao som de nomes clássicos como como Michael Jackson, Ozzy Osbourne, AC/DC e John Carpenter. Além disso, tem música pop também, com Lady Gaga, Kesha, Britney Spears e Little Mix, por exemplo. Então, prepare a festa (com cuidado e sem aglomeração) e divirta-se. 

Ouça no Spotify. 

 

photo

Enola Holmes: dica para quem quer um filme leve, divertido e engajado

Se Sherlock Holmes de fato teve uma irmã ainda é um mistério a se resolver. Mas, seja ideia de fã ou não, fato é que o filme que conta a história da caçula da família, Enola Holmes, existe e é a pedida perfeita para quem quer se divertir. Ouvi muita gente dizer que deu o […]

LEIA MAIS
photo

Quem é Maria: cantora carioca de 20 anos que surpreendeu depois de bombar no YouTube

O nome Vitória Nascimento Câmara até passa despercebido. Mas e Maria? É o nome artístico da cantora, compositora, dançarina e atriz carioca. Ela tem 20 anos, começou na música em 2018 e despontou em 2020. No YouTube, nas redes sociais e no Spotify coleciona números robustos. Em resumo, fala sobre amores, superação e empoderamento feminino. […]

LEIA MAIS
photo

Emily em Paris: saudosismo à moda dos anos 2000 ou apenas mais do mesmo?

Mesmo depois de três semanas da estreia, no início de outubro de 2020, Emily em Paris se mantém no topo das séries mais assistidas da Netflix. A nova queridinha da plataforma tem dividido opiniões sobre o styling da protagonista antes mesmo do seu lançamento. Isso sem falar, claro, da polêmica levantada na França. A produção […]

LEIA MAIS