CinemaGratuitoOportunidades na Cultura

Escola Fundação Itaú e MinC lançam curso audiovisual gratuito

Formação online aborda políticas públicas, fomento e desafios do audiovisual brasileiro, com início em 25 de janeiro

Foto: Léo Lara

A Escola Fundação Itaú lança, a partir do dia 25 de janeiro, o curso autoformativo Audiovisual no Brasil: governança e ecossistema. Gratuito e aberto ao público, é uma parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC). A formação apresenta um panorama das políticas públicas do setor audiovisual, do cinema aos novos formatos de produção impulsionados pelas transformações tecnológicas.

O lançamento do curso será marcado pela mesa “Convergências entre Cinema e Formação: Saberes, Territórios e Práticas para uma outra educação”. A atividade integra o Grupo de Trabalho Formação e faz parte da programação do Fórum de Tiradentes, dentro da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada entre os dias 23 e 31 de janeiro.

Participam da conversa a diretora de Formação e Inovação Audiovisual da SAv/MinC, Milena Evangelista, e a coordenadora de Formação da SAv, Ana Paula Sylvestre. Além disso, integrantes do Grupo de Trabalho Formação. O coletivo reúne realizadores, docentes e pesquisadoras(es) de diferentes regiões do país, além de representantes de entidades do campo audiovisual, como a Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA/RJ).

A formação ficará disponível na plataforma da Escola Fundação Itaú, ambiente digital que reúne cursos gratuitos nas áreas de arte, cultura e educação. O acesso estará disponível a qualquer momento, a partir de 25 de janeiro, pelo site fundacaoitau.org.br/escola. O curso se destina a gestores, produtores culturais, estudantes e pessoas interessadas no setor audiovisual.

Conteúdo e docentes do curso

No primeiro módulo, a professora Mannu Costa apresenta conceitos fundamentais sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Sistema Setorial do Audiovisual e os mecanismos federais de fomento. A aula também discute desafios e estratégias específicas para a distribuição de obras brasileiras. Mannu é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócia da produtora Plano 9.

O segundo módulo tem condução da roteirista e produtora Lidiana Reis, coordenadora do Mercado SAPI – Mercado Audiovisual Centro-Oeste – e idealizadora do Prêmio CORA. A aula aborda primeiramente processos históricos da indústria audiovisual brasileira. Posteriormente, os diferentes níveis de formação no setor e os desafios relacionados à distribuição, difusão e circulação de filmes no país. Também entram em pauta transformações contemporâneas, como regulação, mensuração de público e exibição em múltiplas mídias.

Além do curso, a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes se estende ao ambiente digital. Após as atividades presenciais, a plataforma Itaú Cultural Play disponibiliza, entre 1º e 15 de fevereiro, sete filmes selecionados da programação do festival. Em 2026, a Mostra reúne 137 filmes em pré-estreia e organiza debates e encontros sob o eixo curatorial Soberania Imaginativa.

Serviço

Curso autoformativo – Audiovisual no Brasil: governança e ecossistema.
Data: 25 de janeiro
Na Escola Fundação Itaú – fundacaoitau.org.br/escola.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 23/01/26

Compartilhar nos Stories