Você já deve ter ouvido falar de um aplicativo que virou febre entre a geração Z: o TikTok. Pois é, o app chinês veio com tudo para o Brasil e ganhou muitos adeptos, principalmente, durante a quarentena. Eis que o esperto Mark Zuckerberg lançou o Reels, ferramenta dentro do Instagram e que nada mais é do que uma evolução do Cenas, para competir com o TikTok. Não é a primeira vez que ele faz isso. O lançamento do Story foi um confronto direto com Snapchat.
Se você estava por fora de tudo, mas quer entrar na onda, vem cá que a gente te explica como usar o Reels ao seu favor.
Pois a ideia é fazer vídeos curtos, de até 15 segundos, que ficarão em uma aba separada no seu perfil, irão para o explorar e poderão ser compartilhados no feed dos seus seguidores. Use de forma criativa, com músicas famosas ou sua própria narração. É possível gravar na hora (inclusive com edição e cortes), usar vídeos ou fotos da sua biblioteca e, ainda, salvar para postar depois. É importante entender que, por ser uma ferramenta nova, o quanto antes começar a postar conteúdos melhor. Afinal, o Mark quer fazer bombar o Reels entre os usuários.
Por que usar?
Se você observar, todas as ferramentas recentes de redes sociais valorizam o dia a dia. Quanto mais cotidiano for o conteúdo melhor, para o algoritmo e para a sua comunidade. Opa, palavra mágica: comunidade. É preciso cada vez mais ter em conta o quanto o relacionamento com as pessoas que seguem você ou sua marca é importante.
Na medida em que incentiva, por exemplo, mostrar bastidores o Reels te oferece uma oportunidade para estar mais próximo do seu público. E mais: desafia também a sua criatividade. No mundo digital, cada vez menos, tem espaço para a relação antiga entre os consumidores e as marcas. Em outras palavras: a publicidade tradicional, a divulgação pura e simples perde relevância a cada segundo na comunicação digital.
A missão neste momento é: de que forma eu posso utilizar o Reels para estar cada vez mais próximo de meus seguidores e ser atraente?
Algoritmo
O algoritmo do Reels funciona da seguinte forma: o número de visualizações é o que conta. Mais até do que o engajamento no post. A lógica é bem parecida com a do TikTok: vídeos com mais views são os que continuam no explorar (ou no “para você”, no caso do app chinês) e aparecendo para novos usuários. Então, invista em conteúdos que prendem as pessoas rapidamente e que engajem para elas verem até o final, ou a maior parte! Seja útil para o seu público.
Como usar
Agora, para você que quer mesmo usar a plataforma e ainda não sabe como, fizemos um tutorial. E para te ajudar aqui vão alguns temas que você pode usar para criar conteúdo por lá: mostre os bastidores, onde trabalha, se apresente, fale sobre sua trajetória, conte curiosidades ou participe de challenges (correntes de desafios). Pois vamos lá, aprender a brincar com esse tal de Reels:
Para acessar a ferramenta, vá na página inicial do Instagram (onde aparece os posts das pessoas que você segue) e clique no ícone da câmera no canto superior esquerdo. Logo, você verá a área de postar stories. Embaixo do círculo branco você verá as opções: “ao vivo”, “story” e “reels”. Clique em Reels para começar a criar.
Passo 01
Em áudio você escolhe a música que irá usar. Já na setinha do play, logo abaixo da nota musical, selecione a velocidade que fará a sua gravação (1x é normal , .3x ou .5x câmera lenta e acelerado 2x e 3x). No rostinho você tem a opção de usar ou não um filtro. Por último, no timer você consegue ajustar, por exemplo, quantos segundos você quer que a cena que vai gravar tenha. Também dá para utilizar um temporizador para marcar o início da gravação. Sendo assim, facilita quando for um vídeo que você também aparece.
Como usar o Reels
Passo 02
É possível, ainda, adicionar vídeos ou fotos que você já fez e que estão guardadas na galeria. Faça assim como num stories: clique no quadrado do canto inferior esquerdo e selecione os elementos. Vá adicionando um por um e cortando como preferir até dar o tempo da música. Quando acabar, aperte na setinha branca no canto inferior direito.
Fez isso tudo? Agora, assim como num stories, você pode colocar textos, adicionar a legenda e ainda escolher uma capa para o seu Reels!
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