fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Reels: entenda a ferramenta do Instagram e de que forma pode ajudar você

Lançado recentemente, o Reels ainda está em fase de teste e está disponível somente no Brasil e outros dois países

Por Fernanda Peixoto *

09/07/2020 às 11:04 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Entenda o Reels, nova ferramente do Instagram/Canva

Você já deve ter ouvido falar de um aplicativo que virou febre entre a geração Z: o TikTok. Pois é, o app chinês veio com tudo para o Brasil e ganhou muitos adeptos, principalmente, durante a quarentena. Eis que o esperto Mark Zuckerberg lançou o Reels, ferramenta dentro do Instagram e que nada mais é do que uma evolução do Cenas, para competir com o TikTok. Não é a primeira vez que ele faz isso. O lançamento do Story foi um confronto direto com Snapchat.

Se você estava por fora de tudo, mas quer entrar na onda, vem cá que a gente te explica como usar o Reels ao seu favor.

Pois a ideia é fazer vídeos curtos, de até 15 segundos, que ficarão em uma aba separada no seu perfil, irão para o explorar e poderão ser compartilhados no feed dos seus seguidores. Use de forma criativa, com músicas famosas ou sua própria narração. É possível gravar na hora (inclusive com edição e cortes), usar vídeos ou fotos da sua biblioteca e, ainda, salvar para postar depois. É importante entender que, por ser uma ferramenta nova, o quanto antes começar a postar conteúdos melhor. Afinal, o Mark quer fazer bombar o Reels entre os usuários. 

Por que usar?

Se você observar, todas as ferramentas recentes de redes sociais valorizam o dia a dia. Quanto mais cotidiano for o conteúdo melhor, para o algoritmo e para a sua comunidade. Opa, palavra mágica: comunidade. É preciso cada vez mais ter em conta o quanto o relacionamento com as pessoas que seguem você ou sua marca é importante.

Na medida em que incentiva, por exemplo, mostrar bastidores o Reels te oferece uma oportunidade para estar mais próximo do seu público. E mais: desafia também a sua criatividade. No mundo digital, cada vez menos, tem espaço para a relação antiga entre os consumidores e as marcas. Em outras palavras: a publicidade tradicional, a divulgação pura e simples perde relevância a cada segundo na comunicação digital.

A missão neste momento é: de que forma eu posso utilizar o Reels para estar cada vez mais próximo de meus seguidores e ser atraente?

Algoritmo

O algoritmo do Reels funciona da seguinte forma: o número de visualizações é o que conta. Mais até do que o engajamento no post. A lógica é bem parecida com a do TikTok: vídeos com mais views são os que continuam no explorar (ou no “para você”, no caso do app chinês) e aparecendo para novos usuários. Então, invista em conteúdos que prendem as pessoas rapidamente e que engajem para elas verem até o final, ou a maior parte! Seja útil para o seu público.

Como usar

Agora, para você que quer mesmo usar a plataforma e ainda não sabe como, fizemos um tutorial. E para te ajudar aqui vão alguns temas que você pode usar para criar conteúdo por lá: mostre os bastidores, onde trabalha, se apresente, fale sobre sua trajetória, conte curiosidades ou participe de challenges (correntes de desafios). Pois vamos lá, aprender a brincar com esse tal de Reels:
Para acessar a ferramenta, vá na página inicial do Instagram (onde aparece os posts das pessoas que você segue) e clique no ícone da câmera no canto superior esquerdo. Logo, você verá a área de postar stories. Embaixo do círculo branco você verá as opções: “ao vivo”, “story” e “reels”. Clique em Reels para começar a criar. 

 

Como usar o Reels

Como usar o Reels

 

Passo 01

Em áudio você escolhe a música que irá usar. Já na setinha do play, logo abaixo da nota musical, selecione a velocidade que fará a sua gravação (1x é normal , .3x ou .5x câmera lenta e acelerado 2x e 3x). No rostinho você tem a opção de usar ou não um filtro. Por último, no timer você consegue ajustar, por exemplo, quantos segundos você quer que a cena que vai gravar tenha. Também dá para utilizar um temporizador para marcar o início da gravação. Sendo assim, facilita quando for um vídeo que você também aparece.

 

Como usar o Reels

Como usar o Reels

Passo 02

É possível, ainda, adicionar vídeos ou fotos que você já fez e que estão guardadas na galeria. Faça assim como num stories: clique no quadrado do canto inferior esquerdo e selecione os elementos. Vá adicionando um por um e cortando como preferir até dar o tempo da música. Quando acabar, aperte na setinha branca no canto inferior direito.

 

Como usar o Reels

Como usar o Reels

Fez isso tudo? Agora, assim como num stories, você pode colocar textos, adicionar a legenda e ainda escolher uma capa para o seu Reels!

E se você não segue a gente no Instagram pode ir já dando o follow aqui!

photo

Confira cursos culturais para fazer no mês de julho

Julho é mês de férias. Bom, pelo menos era assim, né. Mesmo em tempos diferentes dos habituais, há muitos cursos para quem está em casa e opções para você aprimorar seu conhecimento. Nesta lista separamos cinco instituições que estão com inscrições abertas para aulas na área da cultura. Tem curso pago e gratuito. Eles vão […]

LEIA MAIS
photo

Empreendedorismo feminino: desinquieta e pede coragem

Todas as vezes que penso em empreendedorismo, Guimarães Rosa me vem à mente. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, diz um dos mais famosos trechos de Grande Sertão: Veredas. No caso, Riobaldo […]

LEIA MAIS
photo

Cinco palestras do TED que podem te inspirar durante a quarentena

Em uma das reflexões que registrou no livro TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, o editor, assume o objetivo de convencer cada leitor de uma coisa. No futuro que já se tornou presente, é fundamental saber falar em público. Ou seja, na opinião dele, é uma aptidão imprescindível. […]

LEIA MAIS