
Na foto, o colecionador mirim Vitor (Foto: Lucas D'Ambrosio/Divulgação)
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e a Loja Bem Mineiro realizam nova edição do EncontriMM – Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais neste sábado, dia 1 de fevereiro, das 13h às 17h. Os visitantes poderão, por exemplo, participar de oficinas e atividades relacionadas aos processos de lapidação de gemas e minerais. Do mesmo modo, realizar tour virtual 3D na Gruta do Maquiné, bem como visitar a exposição Luzes na Escuridão. E, ainda, interagir com jovens colecionadores, que apresentam suas coleções particulares para o público.
As origens do EncontriMM
O Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais teve sua origem com a reunião de quatro crianças, em meados de 2016, na loja Bem Mineiro, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A loja era o ponto de encontro desse grupo que, para além dos adultos, conseguia atrair o interesse de crianças que se encantavam com as exposições do Museu e os produtos ali vendidos. Integrando a programação fixa do MM Gerdau, já existia naquele tempo o Encontro de Colecionadores de Minerais. Com a proximidade e curiosidade das crianças, os colecionadores mais velhos começaram a criar laços com os mirins.
Exemplos
Uma dessas crianças era Vitor de Carvalho Maia. Em 2019, ele montou um grupo de WhatsApp com outras crianças interessadas nos encontros, tendo o Museu e a loja como principal ponto de diálogo e trocas. “Encontros como esse inclusive me motivaram na escolha da minha profissão. Hoje estou no curso de Geologia, na UFMG”, conta ele. Vitor lembra que foi muito importante estar naquele ambiente, tal qual, poder trocar amostras minerais, conhecimento e experiências. “Ou seja, ter a oportunidade de conversar com outras pessoas que tinham o mesmo interesse e, assim, alimentar a paixão pelos minerais”, comenta.
Não demorou para que o encontro entre os mirins fosse institucionalizado e passasse a constar da programação cultural e científica do MM Gerdau. Atualmente, o grupo conta com cerca de 50 pais e responsáveis de crianças cadastradas. Desses, cerca de 25 jovens são frequentemente ativos nos encontros de apreciadores de mineiras.
Integrantes
Miguel Angelo Wardini Jr é pai da colecionadora Beatriz Silveira Wardini, 12. Sobre o encontro, ele enaltece a oportunidade de estar com muitos amantes, colecionadores, profissionais e estudiosos de minerais no Museu. “Essa relação é muito rica! A curiosidade dos mirins promove um ambiente onde não só eles aprendem muito, mas também os pais e todo o público. Vejo o mundo dos minerais presente em tudo. Toda criança gosta de brincar na terra e levar pedrinhas para casa”, salienta.
Programação – EncontriMM 2025
EXPOSIÇÃO DOS COLECIONADORES MIRINS
Data e Horário: 13h às 17h
Local: Praça de Convivência
Troca de saberes com 20 jovens expondo suas coleções particulares de minerais.
PRÁTICAS DE LAPIDAÇÃO COM SINDIJOIAS AJOMIG
Data e Horário: 13h às 16h
Local: Praça de Convivência
Público: Livre
Os participantes dessa oficina poderão conhecer a arte da lapidação. E, daí, descobrir como uma gema bruta se transforma em joias.
TOUR VIRTUAL NA GRUTA DO MAQUINÉ
Data e Horário: 13h às 16h
Local: Praça de Convivência
Público: Livre
O público é convidado a conhecer virtualmente uma das cavernas mais famosas de Minas. A Gruta do Maquiné fica no município de Cordisburgo e foi apelidada de “Milmaravilhas” por Guimarães Rosa.
VISITA MEDIADA: EXPOSIÇÃO “LUZES NA ESCURIDÃO”
Data e Horário: 14h30 e 15h
Local: Sala de Exposições Temporárias
Público: Livre
O projeto “Luzes na Escuridão” visa divulgar as cavernas brasileiras para o público nacional e internacional. Assim, busca conscientizar sobre a necessidade de conservação dos patrimônios geológicos.
Serviço
ENCONTRIMM – 2025 – ENCONTRO DE COLECIONADORES MIRINS DE MINERAIS
Quando. Sábado, 1º fevereiro, das 13h às 17h
Onde. MM Gerdau (Praça da Liberdade, 680 – Prédio Rosa)
Quanto. Gratuito.
Informações e programação completa: www.mmgerdau.org.br
Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h
Endereço: Praça da Liberdade, n.º 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte–MG