Este conteúdo também está no portal UAI ↗
CinemaGratuitoInterior de Minas

É Tudo Criança leva cinema gratuito e programação cultural para três cidades de Minas

Leopoldina, Itamarati de Minas e Muriaé recebem sessões de filmes brasileiros, apresentações culturais e pipoca grátis entre agosto e setembro.

Foto: Guiga Guimarães

Crianças e famílias de três cidades da Zona da Mata mineira terão uma programação diferente nos próximos dias. O É Tudo Criança leva sessões gratuitas de cinema brasileiro para Leopoldina, Itamarati de Minas e Muriaé. As atividades acontecem em praças e espaços públicos, sempre com entrada gratuita e distribuição de pipoca.

A programação começa nesta sexta-feira (28), em Leopoldina. Depois, segue para Itamarati de Minas e Muriaé. Em cada cidade, o público terá dois dias de atividades, com filmes, apresentações de música, dança e teatro.

Programação começa em Leopoldina

A primeira cidade a receber o Cinema ao Ar Livre é Leopoldina, nos dias 28 e 29 de agosto. As sessões acontecem na Praça Félix Martins, a partir das 18h.

Na sexta-feira, a programação conta com a participação do Palhaço Segredo, além de apresentações musicais e de dança. Depois, o público poderá assistir aos filmes Receita de Pão de Queijo e A Mensagem de Jequi.

No sábado, a programação cultural continua com o Palhaço Segredo e o grupo Pérola Negra Kids. A noite ainda terá uma seleção de dez curtas-metragens brasileiros.

Entre eles estão Bênhëkié, Quinn, Cine Quarto, Pororoca, Sacis, Fora da Caixa, Déia e Dete, Aurora, Sobre Amizade e Bicicletas e Além das Pipas.

Itamarati de Minas também recebe sessões

Na semana seguinte, o projeto chega a Itamarati de Minas. As atividades acontecem nos dias 4 e 5 de setembro, na Praça Padre Paulo Fadda, conhecida como Rua Coberta.

Na sexta-feira, o público poderá acompanhar novamente o Palhaço Segredo. A programação também terá a apresentação Sons e Memórias, com uma banda formada por crianças da Oficina de Instrumentos de Sopro e Percussão da Corporação Musical Santa Cecília.

O Street Dance Kids também participa da noite. Depois das apresentações, entram em cartaz Receita de Pão de Queijo e A Mensagem de Jequi.

No sábado, o Pérola Negra Kids se apresenta antes da sessão de curtas brasileiros.

Muriaé encerra a programação

Por fim, o Cinema ao Ar Livre chega a Muriaé, nos dias 11 e 12 de setembro. O local escolhido é o Estacionamento do Mercado Municipal.

A programação começa na sexta-feira com o Palhaço Segredo e a apresentação Talentos. A atividade reúne alunos dos cursos de violão, teclado, sopro e coral infantil da Escola Municipal de Música Leonel Vargas.

Depois, o público assiste aos filmes Receita de Pão de Queijo e A Mensagem de Jequi.

No sábado, os alunos de Ballet e Jazz da Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca/Fundarte apresentam Sentimentos. Em seguida, começa a sessão com os dez curtas-metragens da programação.

Filmes apresentam diferentes histórias

A seleção reúne produções brasileiras que passam por diferentes temas e personagens. Há histórias sobre amizade, infância, criatividade, meio ambiente e diversidade cultural.

Em A Mensagem de Jequi, por exemplo, o protagonista é um menino quilombola que conhece a natureza ao redor de sua comunidade. Já Bênhëkié acompanha crianças do povo Kariú Kariri em momentos de brincadeira e aprendizado.

A programação também inclui Sobre Amizade e Bicicletas. O filme acompanha Thiago, que acredita não poder participar de uma corrida por causa de sua condição física. A chegada de Cecília, uma menina com deficiência visual, muda a situação.

Outro destaque é Cine Quarto. No curta, Leo é um menino de 11 anos apaixonado por cinema. Como sua cidade não tem mais uma sala de exibição, ele decide criar seu próprio cinema dentro do quarto.

Dessa forma, o projeto apresenta às crianças diferentes maneiras de contar histórias. Ao mesmo tempo, amplia o contato com o cinema brasileiro.

Por que levar o cinema para as praças?

O projeto também busca alcançar crianças que têm pouco acesso às salas de cinema. Segundo o É Tudo Criança, cerca de 70% das crianças que participarão das sessões nunca tiveram a oportunidade de conhecer uma tela de cinema.

A iniciativa, portanto, leva a estrutura de exibição para perto do público. As praças recebem tela, projeção, som, iluminação e acomodação para as famílias.

Para Iano Almeida, idealizador e diretor do programa, a experiência pode aproximar as crianças do audiovisual e criar novas oportunidades de convivência.

“Queremos levar o cinema até onde as crianças estão”, afirma.

O Cinema ao Ar Livre integra o Programa É Tudo Criança, que também realizou, em 2026, a sexta edição do Festival É Tudo Criança, em Belo Horizonte. A iniciativa reúne ações voltadas à infância, ao cinema brasileiro, à educação e à participação infantil.

Agora, o programa amplia sua atuação para a Zona da Mata. Assim, durante seis dias de programação, crianças e famílias poderão ocupar espaços públicos para assistir a filmes, conhecer produções brasileiras e acompanhar artistas locais.

Serviço

É Tudo Criança – Cinema ao Ar Livre

Leopoldina
28 e 29 de agosto
Local: Praça Félix Martins

Itamarati de Minas
4 e 5 de setembro
Local: Praça Padre Paulo Fadda (Rua Coberta)

Muriaé
11 e 12 de setembro
Local: Estacionamento do Mercado Municipal

Horário: a partir das 18h
Entrada: gratuita
Pipoca: gratuita

Mais informações: @etudocrianca.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Priscila Natany

Publicado em 28/08/26

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura