Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

5 documentários para refletir sobre sustentabilidade

As dicas abordam diferentes pontos e problemas que sofremos hoje com o meio ambiente e vão te ajudar a aumentar a consciência sobre as atitudes do dia a dia
Minimalismo entre as dicas de documentários sobre sustentabilidade. Foto: Netflix/Divulgação
Minimalismo entre as dicas de documentários sobre sustentabilidade. Foto: Netflix/Divulgação

Os documentários tem como propósito mostrar diferentes pontos de vista, documentar vivências e discutir sobre outras realidades, muitas vezes, invisíveis. Separamos aqui, então, uma lista de documentários sobre sustentabilidade dentre variados temas, como moda, consumo, indústria da carne, poluição, dentre outros. 

No dia a dia, geralmente, não conseguimos ver os impactos para o meio ambiente do nosso estilo de vida. Parece apenas mais um lixo, mais uma refeição ou mais uma compra. Mas se somadas as micro decisões de cada ser humano no planeta, já é documentado que as consequências são assustadoras. Esses documentários sobre sustentabilidade servem, exatamente, para termos a visão do todo e, com isso, começarmos a tomar mais consciência sobre nossas atitudes.

True Cost

Em True Cost você vai entender mais sobre o impacto da indústria da moda no meio ambiente. Além disso, o documentário mostra como as fast-fashions tem grande responsabilidade nas péssimas condições de trabalho de quem faz parte do processo produtivo. Inclusive, em True Cost é retratado o desastre do Rana Plaza, onde um prédio cheio de trabalhadores desabou deixando mais mil mortos e duas mil pessoas feridas. 

Cowspiracy

A indústria da carne, agropecuária, é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e até pelo aquecimento global. Você sabia disso? Nesse documentário, veja as pesquisas, dados e depoimentos sobre o impacto desse mercado no meio ambiente. Veja sem preconceitos, você não precisa virar vegano, mas pode ter opções mais conscientes e adotar na sua vida um dia sem carne, por exemplo.

Minimalism: a documentary about the important things

Viver com menos, é possível em um mundo capitalista? É isso que o documentário “Minimalism” vem discutir. Aliás, a ideia do filme é mostrar que a felicidade não vem de bens materiais. Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus conduzem a narrativa e mostram um pouco das próprias vidas dentro do minimalismo. É um documentário sobre sustentabilidade interessantíssimo para se ver em um mundo que nos induz a comprar tanto. 

Mission Blue

Como estão nossos oceanos, corais e a vida marinha? Neste documentário, você vai acompanhar Sylvia Earle e o trabalho dela como oceanógrafa, bióloga marinha, exploradora e ambientalista. Sylvia criou o Mission Blue, organização para criar e manter áreas marinhas protegidas, chamada de “hope spots” (pontos de esperança), já que apenas 2% do oceano é protegido hoje em dia. Além disso, é inspirador acompanhar a jornada e carreira de Sylvia! 

Nosso planeta

Nesta série documental, você vai ver de tudo um pouco sobre o planeta em que vivemos. Com imagens e registros surreais, os episódios mostram a potência do que chamamos de natureza. Potência que, inclusive, continuamos a destruir. “Nosso planeta” dá uma visão macro e aborda as várias consequências das ações humanas em todos os lugares. 

A verdade é que não existe uma vida 100% sustentável no mundo em que vivemos. Mas é importante compreender a realidade, seja vendo esses documentários sobre sustentabilidade, para tomarmos decisões mais conscientes. Afinal, esse é o nosso lar e até agora, que saibamos, é a nossa única opção.

Documentário Nosso Planeta está disponível na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação
Documentário Nosso Planeta está disponível na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!