
Documentário palestino Jenin Jenin. Foto: Mubi/Divulgação
O cineasta palestino Hamdan Ballal, codiretor do documentário No Other Land, vencedor do Oscar 2025 na categoria Melhor Documentário, foi preso por militares israelenses após ser agredido por colonos na aldeia de Susiya, na Cisjordânia. Ele foi detido enquanto recebia atendimento médico e, segundo relatos de sua equipe jurídica, sofreu agressões físicas durante a detenção.
O episódio reacendeu a atenção internacional para a repressão enfrentada por artistas palestinos e para a urgência de amplificar suas vozes. O documentário dirigido por Ballal retrata justamente a destruição de vilarejos palestinos na região de Masafer Yatta, ao sul de Hebron, e a resistência cotidiana de seus moradores.
Como resposta simbólica ao caso, começou a circular nas redes sociais uma lista de filmes palestinos disponíveis online de forma gratuita, com legendas em inglês. São documentários e curtas que ajudam a entender o cotidiano sob ocupação, a história da Palestina e as formas de resistência cultural do povo palestino.
Abaixo, uma seleção desses títulos.
Gaza Fights for Freedom (2019) – Abby Martin
Este filme de estreia da jornalista Abby Martin começou durante uma cobertura na Palestina. Ela não conseguiu entrar em Gaza, impedida pelo governo israelense, sob a acusação de ser uma “propagandista”. Diante disso, Abby se conectou com uma equipe de jornalistas em Gaza para produzir o documentário através da fronteira bloqueada.
O documentário trata dos históricos protestos da Grande Marcha do Retorno, que ocorreram semanalmente de março de 2018 até dezembro de 2019, mas vai além.
Mayor (2020) – David Osit
Retrato inusitado e humano da política palestina. Acompanha o cotidiano do prefeito de Ramallah, mostrando os desafios de governar uma cidade sob ocupação. Tem um tom quase tragicômico e ganhou destaque em festivais internacionais.
1948: Creation & Catastrophe (2017) – Ahlam Muhtaseb e Andy Trimlett
Esclarece a Nakba, evento central da narrativa palestina, a partir de testemunhos de quem viveu a fundação de Israel e a expulsão em massa de palestinos. É um ponto de partida essencial para quem busca entender o conflito.
Jenin, Jenin (2002) – Mohammad Bakri
Um dos documentários palestinos mais controversos e impactantes. Mostra os horrores da invasão israelense ao campo de refugiados de Jenin em 2002, através dos relatos dos sobreviventes. Foi censurado em Israel, mas se tornou símbolo da resistência audiovisual palestina.
Arna’s Children (2004) – Juliano Mer Khamis
Comovente e profundo, retrata a trajetória de crianças palestinas que participaram de um projeto de teatro em Jenin. Anos depois, muitas delas entram para a resistência armada. O filme reflete sobre arte, trauma e ciclos de violência.
Strawberry (2017)
Samir, 43 anos, é dono de uma loja de sapatos em Ramallah e nunca viu o mar. Ele decide cruzar clandestinamente as fronteiras israelenses com outros trabalhadores palestinos da construção civil para realizar o sonho de ver o mar. Em vez disso, acaba em um canteiro de obras onde Anas, de 22 anos, lhe oferece trabalho.
The Place
Em menos de 90 segundos, quatro palestinos diferentes falam sobre as partes favoritas da casa, enquanto, ao fundo, colonos sionistas roubam as casas e os pertences.