Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“Detalhe menor”, da palestina Adania Shibli, remonta evento trágico de 1949

Detalhe menor é o livro de estreia de Shibli, publicado no Brasil pela Todavia Livros.

Por Gabriel Pinheiro | Colunista de Literatura

Detalhe menor é dividido em duas partes, onde acompanhamos uma dupla de personagens. Eles são separados pelo tempo e por barreiras – históricas, políticas, culturais, religiosas – intransponíveis, que marcam a existência de dois povos. Um militar israelense em 1949 e uma mulher palestina nos dias atuais se conectam a um trágico evento no verão escaldante no deserto de Neguev. Detalhe menor é o primeiro trabalho da autora palestina Adania Shibli publicado no Brasil, pela Todavia Livros, com tradução de Safa Jubran.

A autora de Detalhe Menor, Adania Shibli. Foto: Hartwig Klappert
A autora de Detalhe Menor, Adania Shibli. Foto: Hartwig Klappert

No romance, Adania Shibli reconstrói um acontecimento real e atroz. Ou seja, captura e os abusos contra uma jovem árabe por uma tropa israelense no final da década de 40. Os soldados tinham duas missões básicas no deserto de Neguev. Uma delas é guardar a fronteira sul de Israel com o Egito, evitando a entrada de infiltrados. A otura é limpá-la da presença de seus remanescentes árabes. Acompanhamos o desenrolar deste incidente na companhia do comandante do destacamento. 

Muitas décadas depois, chegamos na Palestina nos dias de hoje. Sendo assim, seguimos os medos e incertezas de uma mulher que decide descobrir os detalhes acerca da violência contra a garota pelos militares de Israel. Shibli descreve de forma minuciosa tanto a rotina militar do seu primeiro personagem, quanto às dificuldades impostas à mulher palestina no segundo momento do livro. Não só em sua investigação, mas no cotidiano numa terra em conflito.

O espelhamentos entre o passado e o presente

A autora narra de forma brilhante estes dois períodos, o ontem e o hoje, e os efeitos devastadores do passado sobre o presente. A dicotomia entre o bem e o mal: a visão do outro, do diferente, como inimigo. O sofrimento da coexistência e a banalidade da violência. 

Encontramos na narradora da segunda parte um medo entranhado na vida sob ocupação, aprisionada pelas barreiras da segregação. O som ensurdecedor dos projéteis. A poeira que cobre todas as superfícies após uma explosão. As janelas que precisam ser abertas para que não se quebrem com o impacto das bombas. Em resumo: alguns detalhes que constituem a existência e a resistência de uma população.

De maneira engenhosa, Adania pontua diferentes espelhamentos entre passado e presente. Por exemplo, os latidos persistentes de um cão aqui e acolá. Uma aranha que fere o comandante no deserto de Neguev e outra – esta simbólica mas não menos peçonhenta – que inocula o medo na existência da mulher na Palestina. Há também o calor abrasivo e a areia que domina o cenário e invade os corpos e as roupas. Ou seja, são muitos os reflexos deste espelho. Os acontecimentos que se repetem através da história e da História, no caráter cíclico da segunda: a repetição dos erros e das tragédias.

Invisíveis

Adania joga um foco de luz intensa sobre os esquecidos, enfrentando o apagamento histórico e sistemático de uma população subjugada. Desconfiemos sempre da história oficial, aquela escrita pelos supostos vencedores: ela não nos fornece os detalhes que podem dar a real dimensão dos acontecimentos. São nestes pormenores que a narradora palestina quer se ater na investigação sobre a garota. Assim como também faz Shibli, na atenção aos detalhes para a construção deste seu breve e intenso romance. Como resultado, “Detalhe menor” nos domina com uma tensão que segue uma curva ascendente ao longo das páginas. Assim, deixa um gosto amargo na boca no arremate avassalador.

Encontre “Detalhe menor” aqui.

Gabriel Pinheiro é jornalista e produtor cultural, sempre gasta metade do seu horário de almoço lendo um livro. Seu Instagram é @tgpgabriel

Capa de Detalhe Menor. Foto: Todavia Livros

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!