O projeto criado por Guto Muniz e Daniele Avila Small quer levantar registros de iniciativas que contribuíram para o debate sobre a democracia no Brasil
Até o dia 31 de maio, sexta-feira, está aberta a convocatória do projeto “O Teatro e a Democracia Brasileira”. A iniciativa foi criada pelo fotógrafo de artes cênicas Guto Muniz junto à crítica e curadora de teatro Daniele Avila Small (Questão de Crítica). A ação contará com a participação de artistas, espectadores e pesquisadores. Desse modo, a proposta é levantar arquivos fotográficos, audiovisuais e informações textuais (impressas ou digitais) de espetáculos criados e encenados entre 1985 e 2024. Propostas que contribuíram para os debates sobre a democracia brasileira.
Ao final do processo curatorial, em dezembro deste ano, 40 espetáculos estarão expostos no portal Trilhas da Cena. A convocatória terá duas etapas. Assim, a primeira, que contempla montagens de 1985 a 2000, se encerra já neste 1º de maio, quarta. A segunda abrange trabalhos de 2001 a 2024, e acontece de 1º a 31 de maio.
Marcos
O fotógrafo Guto Muniz comenta que, em 2024, o golpe militar completou 60 anos. Em 2025, serão 40 anos do final da ditadura militar brasileira. No entanto, adverte ele, nos últimos anos, o país passou por várias tentativas de apagamento do setor cultural. “Bem como de sua memória”. Além disse, ele ressalta a urgência do enfrentamento aos atos contra a democracia. “É necessário falar sobre isso”.
Segundo Guto, a ideia de criar o projeto “O Teatro e a Democracia Brasileira” surgiu em 2023. De pronto, havia o objetivo de discutir a importância do teatro no contexto histórico brasileiro no período pós-ditadura. “Sobretudo diante do que passamos entre 2016 e 2022, as artes cênicas precisam se mostrar presentes. E, assim, reafirmar a importância histórica nos âmbitos cultural, social e político”, diz Muniz.
Reflexão
Daniele acrescenta que o projeto também é uma homenagem a artistas da cena que, ao longo da história, vêm lutando pela construção da democracia brasileira. “Sabemos que ainda falta muito para que o Brasil seja uma democracia de fato. No entanto, também sabemos que o teatro é parte importante desse processo. Estamos nos perguntando sobre a história do teatro no seu entrelaçamento com a história do país. Desse modo, com o desejo de olhar criticamente, enxergando as potencialidades e as contradições, para, assim, oferecer uma reflexão propositiva – sobre o teatro e sobre a democracia no Brasil.
Convocatórias
O levantamento através das convocatórias auxiliará o trabalho de equipe composta por oito pesquisadores e curadores de teatro de vários estados. São eles: Dodi Leal (SP/BA), Wellington Junior (PE), Thaíse Nardin (TO), Taciano Soares (AM), Sueli Araujo (PR), Paulo Mattos (RJ), Laís Machado (BA) e Guilherme Diniz (MG).
Elas serão divididas em duas etapas: a primeira convocatória é destinada a trabalhos desenvolvidos entre 1985 a 2000, e está aberta até 1º de maio. A segunda convocatória ficará aberta de 1º a 31 de maio e contempla trabalhos entre 2001 e 2024. Além de terem as páginas próprias criadas para o Trilhas da Cena, os trabalhos selecionados devem integrar uma exposição presencial. A iniciativa deve passar por várias cidades brasileiras – atualmente, está em fase de captação.
Serviço
Projeto “O Teatro e a Democracia Brasileira”
A primeira etapa da convocatória abarca montagens de 1985 a 2000. Encerramento: 1º de maio de 2024, quarta-feira.
A segunda etapa abrange trabalhos de 2001 a 2024, e acontece de 1º a 31 de maio.
Artistas, público e pesquisadores podem contribuir com a pesquisa sobre espetáculos que ajudaram o debate sobre a democracia preenchendo o formulário disponível no link.