Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dicas de cursos diversos para fazer no tempo ocioso

Confira cinco cursos para ocupar o tempo livre e ainda aprender novos conhecimentos e saberes
cursos diversos
Zezé Motta apresenta o curso "Como estamos envelhecendo?", Sesc SP. Foto: Paula Klien / Divulgação

Bateu o tédio de novo em meio à essa pandemia que não acaba nunca? Que tal aprender algo novo com segurança, em horários diversos (ou quando quiser), com interatividade e em diferentes formatos? Destacamos então alguns cursos diversos e online para você fazer nos próximos dias. 

Arte e redes sociais: da fotografia nos espaços museológicos e imagens em redes

Oferecido pela USP, o curso vai apresentar uma discussão sobre as mudanças que chegaram com as redes sociais e a circulação de imagens de arte no campo dos museus. Dessa forma, usa bibliografia multidisciplinar, incluindo textos de cultura visual, estudos museológicos e de mídia; além de exemplos de como artistas, visitantes e instituições vêm usando as redes sociais como espaço de colecionismo e práticas artísticas. Além disso, a pandemia também estará em foco, refletindo como as instituições usaram essas plataformas depois do fechamento dos espaços físicos. As aulas ocorrem de 5 a 26 de agosto em plataforma online. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Clique aqui e cadastre-se.

Políticas Culturais, Produção de eventos e Crítica de cinema

Com aulas online e ao vivo, a Escola Itaú Cultural está disponibilizando três cursos gratuitos. O primeiro é Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI. Em resumo, é composto por quatro aulas direcionadas para a formação introdutória de produtores e tem como guia os desafios do tempo presente e as variadas demandas regionais. Para isso, traz depoimentos de convidados de diferentes estados do Brasil e do exterior. 

Por outro lado, o curso de Produção de eventos, apresenta um panorama geral da área, compreensão de aspectos contextuais, técnicos e práticos da área de eventos para aqueles que estão começando. 

Por fim, Crítica de cinema contém conteúdo teórico e prático sobre a produção autoral não hegemônica ou comercial a partir do olhar de mulheres LGBTQUIA+, pessoas não brancas e outros. Acesse o site da Escola Itaú Cultural para saber mais. As inscrições estão abertas de 6 a 13 de julho. 

O vinho em uma taça

Você ama vinho e gostaria de saber mais sobre esse mundo repleto de sabores? A jornalista Paula Daidone idealizou o portal Reserva85 para falar sobre o assunto e oferece um curso gratuito. Sendo assim, o objetivo é ensinar de maneira simples, prática, direta e objetiva como descobrir suas preferências e estilos favoritos da bebida antes de investir em produtos e treinamentos caros e complicados. Dessa forma, oferece ebook, lista de artigos, sugestões para degustação e até quiz para avaliação de conhecimento. Dois módulos estão disponíveis: Introdução ao mundo do vinho e Degustação de vinhos. Saiba mais e inscreva-se gratuitamente aqui.

Noções básicas de desenho e narrativa de quadrinhos

Todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos! Assim é o curso ministrado pelo desenhista e quadrinista Rafael Coutinho. Para além das regras e macetes tradicionais, o objetivo é apresentar alguns dos conceitos básicos dos quadrinhos, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas com demonstrações práticas do roteiro até a arte final. Em suma, são seis aulas, cada uma apresenta uma etapa de uma história. Desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails, desenho de esboços e arte final dos desenhos e opções de finalização e colorização com diferentes materiais e técnicas manuais e digitais. O curso é gratuito, basta realizar um cadastro simples e começar.

Como estamos envelhecendo?

Com apresentação da atriz e cantora Zezé Motta, o curso faz um convite à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo. Assim, busca desmistificar estereótipos sobre a velhice e a aponta como uma fase de novas experiências, oportunidades e aprendizados. Ao todo, seis aulas abordam temáticas como a inversão da pirâmide etária no Brasil e no mundo, acessibilidade e inclusão, desconstrução das visões estereotipadas sobre a velhice e a diversidade e sexualidade depois dos 60 anos. Além disso, tem entrevistas com Eva Wilma e depoimentos de Claudia Fló, Diego Miguel e Alexandre Kalache. Então, Inscreva-se gratuitamente aqui.

cursos diversos
Foto: Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]