fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça Lagum, a banda mineira que caiu no gosto de Neymar

Por Thiago Fonseca *

25/07/2018 às 17:03 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Lagum / Divulgação

O dia 30 de junho seria mais uma data qualquer na trajetória da banda Lagum. Isso se não fosse o Neymar. Era fim de show na República Intrometeu, em Diamantina, quando os celulares dos cinco integrantes da banda começaram a tocar sem parar. Amigos e fãs davam a notícia que o jogador de futebol havia publicado um stories no Instagram escutando o hit do grupo ‘Deixa’, em plena Copa do Mundo. A banda, que já estava estourada, desde então entrou no ranking das 50 músicas mais tocadas no Spotify.

“Estávamos descendo do palco para receber os fãs quando chegou a notícia. Fechamos o camarim e fomos logo conferir. O stories era uma tela preta, escrito good night, com umas outras coisas e a música ‘Deixa’ de fundo. Comemoramos e ficamos felizes”, conta o vocalista Pedro Calais. Ele reconhece a influência de Neymar e acredita que se o jogador tivesse marcado a banda o sucesso seria ainda maior.

“O que mudou foram mais pessoas famosas ouvindo e um maior reconhecimento do público. Neymar foi um check in point na carreira da banda. Pensamos: poxa, chegamos no cara mais influente do Brasil”, comemora Pedro. Francisco Jardim (baixo), Otávio Cardoso (guitarra/vocal), Pedro Calais (vocal), Glauco Borges (guitarra) e Tio Wilson (bateria) não tentaram contato com Neymar, portanto não imaginam como ele teve acesso à canção.

Sucesso atrás de Sucesso

Mas não é difícil descobrir a resposta para essa indagação. Lagum é a banda mineira com o maior número de ouvintes mensais nas plataformas de streaming de música. ‘Deixa’, ‘Não vou mentir’, ‘Bem Melhor’ e outras, fizeram com que a banda alcançasse 105 mil inscritos no Youtube. O canal possui quase dez milhões de visualizações. A banda faz, em média, seis apresentações por mês. Em maio deste ano, assinou contrato com a gravadora Sony Music.

Lagum cresce cada dia mais. É sucesso por onde passa. Entretanto, Pedro começa a perceber um aumento na cobrança. “É hora de aprendizado para que tudo dê certo no futuro. Um momento de batalha e de muito trabalho”. Pedro prefere não rotular o próprio som. Diz que Lagum é Lagum.

 

Primeiro show da Banda em 2014 em uma casa de shows de BH – Foto: Enfatias Fotografia / Divulgação

Quatro anos de história

A banda é nova. Não só de carreira, mas também em idade dos músicos. São jovens sonhadores que se conhecem desde a infância em Brumadinho. Pedro, por exemplo, tem 22 anos e conheceu os integrantes da banda aos 11 anos. Lagum surgiu em 2014, após Pedro postar nas redes sociais um vídeo em que cantava uma música composta por ele. O vídeo tomou proporções imagináveis. “Um conhecido me incentivou a montar uma banda para se apresentar em uma casa de show em que ele era promoter. Chamei meus amigos, que são meus vizinhos, e montamos a Lagum”, conta Pedro.

O show prometido na casa de shows demorou a sair. Mas, no dia da estreia, a casa ficou lotada. Quinhentas pessoas do lado de dentro e mais outras centenas do lado de fora, segundo Pedro. Depois surgiram vários convites e Lagum foi tomando forma. A primeira música autoral foi ‘Califórnia’, que nem está mais em repertório. Hoje, a banda já gravou mais de 16 canções e alguns clipes de músicas autorais escritas principalmente por Pedro.

 

[youtube modulo=”2″]4lZcOSXZAgE[/youtube]

 

Futuro

Nesta semana a Lagum entrou para o Sonastério – o mais novo estúdio de BH – e só saiu de lá depois de 12 novas canções prontas. “Gravamos as músicas para dar uma levantada e registrar, mas não é final. Ainda vamos trabalhar em cima delas”, explica Pedro.

O vocalista não revela data de estreia e nem nome das novas canções, mas afirma que vêm surpresa por aí. “As pessoas podem esperar muita coisa bacana. Vamos continuar sendo do jeito que somos, com o pé no chão, com letras verdadeiras e sinceras”, pontua. Além dos novos trabalhos a banda se prepara para uma apresentação diferente com a dupla Hot & Oreia, no dia 18 de agosto, no Festival Sarará + Sensacional.

Conheça o som da Lagum

 

photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 09 de março

Se na semana passada a agenda musical da cidade andava muito tímida, o jogo virou nesta Culturadoria. Está até difícil escolher no que ir por excesso de opções. Digamos que a Bossa Nova é estilo reinante, embora também tenha a poesia política de Criolo e o samba de Martinho da Vila. No cinema, uma surpresa: […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria para o seu fim de semana: 22 de setembro

Culturadoria do fim de semana tem dois festivais. Um para quem curte música brasileira, seja aquela da contracultura dos Novos Baianos ou da novíssima de Karol Conká. Tem jazz na Praça do Papa e, no cinema, dois filmes que prometem dar o que falar. Aposte! BREVE FESTIVAL O subtítulo desse festival faz muito sentido: música […]

LEIA MAIS
photo

Agenda cultural para seu fim de semana: 4 de outubro

Começamos a agenda do fim de semana com uma novidade na área da música. Principalmente para quem acompanhou a febre do formato acústico nos anos 1990. Pois ele está de volta e Tiago Iorc foi convidado para o abre-alas. Diante dessa notícia, o Nexo produziu um conteúdo explicando o retorno e o que esperar dele. […]

LEIA MAIS
photo

Cine 104: encontros com diretores marcam nova fase do espaço

Há quase dois meses da sua reabertura o Cine 104, no centro de Belo Horizonte, ainda tenta recuperar o público. Fechada desde dezembro de 2017 por falta de patrocínio, a sala de cinema voltou a funcionar no dia 7 de agosto. Desde então, vem traçando estratégias para atrair o público por meio da experiência. Ou […]

LEIA MAIS
photo

Palhaço: quais os tipos e como eles atuam?

Quando se fala em palhaço o que você imagina? Uma pessoa com o rosto pintado, nariz vermelho… Entretanto, em uma rápida pesquisa pela internet, é possível identificar tipos e definições diferentes do que é e como atua o palhaço. Só para exemplificar, certamente você já ouviu nomes como Bozo, Carequinha, Tiririca, Patati Patatá e Carlitos, […]

LEIA MAIS
photo

Campanha 33: conheça novo bar inaugurado no Sion

Personalização e afeto são ingredientes fundamentais na cozinha do Campanha 33. O restaurante e bar inaugurado há menos de um mês no Sion, região Centro-sul de BH, que transforma o endereço em nome, foi todo pensado para agradar o paladar e gosto de clientes que buscam comida saudável e atendimento diferenciado. De dia, o ambiente […]

LEIA MAIS