fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira dicas de filmes sobre personagens negros que mudaram a história

Culturadoria faz esta semana um especial dedicado ao Dia da Consciência Negra. Começamos com dicas de produções cujos personagens marcaram a história do mundo e do cinema

Especial para o Culturadoria | Por Fernanda Peixoto

18/11/2019 às 19:29

Publicidade - Portal UAI
Foto: Netflix

Histórias inspiradoras de superação, quebras de preconceitos e determinação. É assim que começamos o especial dessa semana em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado todo 20 de novembro. Nosso objetivo aqui é trazer para você exemplos da representatividade negra que marca, também, a história das artes. Ao longo da semana, você também confere aqui, conteúdo sobre teatro, música e literatura. Vamos sempre destacar a força da arte negra. Começamos, então, no cinema com dicas de filmes!

Separamos cinco longas com personagens que mudaram o rumo da história da comunidade em que estão inseridos. Dessa maneira, reverberam para o mundo lutas importantes para o desenvolvimento da sociedade.

Ray (2004)

Ray Charles foi um cantor dos anos 60 que compunha músicas misturando os estilos gospel, jazz e soul. Em Ray, Jamie Foxx quem deu vida ao artista. O longa passa por toda a história do cantor: da infância, quando se tornou cego, à fama e decadência, pelo uso de drogas. Além de mostrar o lado brilhante de Ray Charles na música, o filme coloca em pauta a segregação racial da época, principalmente, nos estados do Sul nos EUA. Fica evidente o papel que Ray Charles teve para lutar com o preconceito e levar sua música para clubes que eram, anteriormente, só para pessoas brancas. Inclusive, o longa tem um momento marcante: Ray Charles interpretando a música “Georgia On My Mind”, no estado de Georgia, local historicamente racista, e que acabou se tornando o hino oficial do estado posteriormente.

Veja no Youtube Filmes por R$ 9,90

Coach Carter - Treino para a vida (2005)

Baseado na história do treinador Ken Carter, do colégio Richmond High School. Pode até parecer que esse filme irá ser mais um longa colegial, mas quebra todas as expectativas. Disciplina, determinação e superação são as palavras que regem a história do treinador e seus alunos, que conseguem não serem sugados ao mundo de drogas e crimes que tomam a comunidade em que vivem. Ken Carter é a figura que potencializa e investe no futuro desses alunos pobres e que têm poucas oportunidades para serem bem sucedidos.

Disponível na Netflix

12 anos de escravidão (2014)

Outro longa que está nas nossas dicas de filmes conta a história de Solomon Northup. Ele é um homem negro que nasceu livre num Estados Unidos dividido, mas ainda tomado pela escravidão. Solomon sabia ler e escrever, era violinista e vivia em Nova York com a sua família, até ser chamado para ser violinista em Washington. No caminho para o novo trabalho, ele é enganado pelos homens que o contrataram e enviado para o Sul do país para ser vendido como escravo. A partir daí, serão 12 anos de tortura, humilhação e preconceito, até voltar a ter sua liberdade. O longa mostra o quão cruel era a vida dos escravos e o tratamento desumano dos donos, um preconceito enraizado e que permanece ainda nos dias de hoje. Inclusive, Solomon é interpretado por Chiwetel Ejifor, ator e diretor do longa “O Menino que Descobriu O Vento” (citado também nesta lista).

Disponível na Netflix

Moonlight (2016)

O filme foi feito a partir da peça semi-autobiográfica “In Moonlight Black Boys Look Blue” de Tarell Alvin McCraney. Conta a história de Chiron, menino negro de uma comunidade podre em Miami. Moonlight passa por três fases do personagem: a infância com o bullying, a adolescência e a procura por uma identidade e a parte adulta, vivida em meio ao mundo de drogas e crimes. Além de um longa com história incrível, o filme é composto por um elenco 100% negro, rendeu a primeira indicação de edição à uma mulher negra no Oscar e fez de Mahershala Ali o primeiro muçulmano a ganhar uma estatueta de atuação. Sendo assim, a produção também entra nas nossas dicas de filmes. Isso porque teve uma repercussão incrível e que com certeza, fez história.

Disponível na Netflix

O menino que descobriu o vento (2019)

A população de Malawi sofre com a falta das chuvas e irrigação nas colheitas e é nesse contexto que o filme conta a história real do menino William Kamkwamba e sua família. Adaptado para cinema dez anos depois do lançamento do livro autobiográfico lançado por William, o longa conta como o garoto autodidata conseguiu reverter a seca e garantir a sobrevivência da família criando um sistema eólico de irrigação para as terras. A história envolvente mostra a determinação do menino, que mesmo tendo saído da escola por não ter condições de pagar, que insiste em tentar encontrar soluções para mudar o destino de sua família e da comunidade em que vive.

Disponível na Netflix

dicas de filmes
Moonlight Foto: Diamond Films
photo

Empreendedorismo feminino: desinquieta e pede coragem

Todas as vezes que penso em empreendedorismo, Guimarães Rosa me vem à mente. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, diz um dos mais famosos trechos de Grande Sertão: Veredas. No caso, Riobaldo […]

LEIA MAIS
photo

Cinco podcasts que toda empreendedora deveria ouvir regularmente

Empreender é estar aberto a aprender diariamente. Sendo assim, é fácil reconhecer que atualmente o que mais temos à disposição são fontes de informação e aprendizado. Os Podcasts apareceram para mim como uma rica fonte de produção de conhecimento. Desenvolvi um hábito, bastante frequente, e assim os programas abaixo passaram a fazer parte da minha […]

LEIA MAIS
photo

5 filmes com Meryl Streep para você conferir no streaming

As expectativas foram altas para ver Meryl Streep em A Lavanderia. Mas, como está registrado aqui, foi uma decepção. Não com ela, claro, mas com o resultado final do longa dirigido por Steven Soderbergh. Então, para compensar, elaboramos uma lista com outras produções em que ela está no elenco e que marcam nossos corações!  Em […]

LEIA MAIS