fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira cinco filmes imperdíveis no Festival Indie 2020

Evento, realizado até o dia 11 de novembro, será totalmente online com 35 filmes de 16 países

Por Thiago Fonseca *

05/11/2020 às 11:14 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Liberté, de Albert Serra - Foto: Zeta Filmes / Divulgação

O Indie Festival, que neste ano será totalmente online, vai até o dia 11 de novembro com 35 filmes de 16 países. O evento mineiro chega à 19ª edição destacando o trabalho de diretores pouco conhecidos. Aliás, é isso que tem feito com maestria desde que surgiu no cenário de Belo Horizonte. 

As produções podem ser vistas, de graça, no site do Festival.  O público tem que ficar atento porque as sessões terão capacidade máxima de visualizações. Por exemplo, os longas e curtas poderão ser exibidos no máximo duas vezes respeitando o limite de 200 a 800 pessoas por sessão.  

Pela primeira vez o Indie terá uma mostra competitiva, com oito filmes. Projetos da América Latina, Estados Unidos e Ásia. O escolhido ganhará um contrato de distribuição com a Zeta Filmes. Tem ainda, as mostras Première, Retrospectiva Dan Sallitt, Sessão Especial e Fluxos.

Como a programação do Indie é muito extensa, separamos cinco filmes para você ver. São produções premiadas e que já passaram por diversos festivais mundo à fora. 

Liberté, de Albert Serra

Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 2019, a produção do catalão Albert Serra fala sobre a libertação sexual antes da Revolução Francesa. Sendo assim, o filme mostra uma noite de sexo na floresta de duques que querem exportar a libertinagem. Quem está acostumado com produções chocantes do diretor pode esperar um longa ainda mais ousado. 

Disponível na segunda-feira, dia 9, às 21h20.

Sanctorum, de Joshua Gil

Representante do México o longa tem fotografia e trilha sonora que chamam atenção. Em resumo, a produção conta a história de um menino e sua mãe que vivem em uma cidade isolada. O lugar foi tomado pela guerra e a única solução de emprego que restou para a mulher foi trabalhar nos carteis de maconha. Um dia ela sai de casa e não volta mais. O garoto fica desesperado e pede os deuses a volta da matriarca. O filme é premiado em festivais mundo à fora.  Por exemplo, o Venice International Film Festival, Cinelatino e o Sanfic Festival Internacional de Cine. 

Você confere a produção na sexta-feira, dia 6, às 16h40, e no sábado, dia 7, às 21h40.

De Volta para Casa, de Wayne Wang

Protagonizado por um jovem escritor sul-coreano, o longa chega em pré-estreia no Indie. É uma produção do aclamado Wayne Wang, diretor dos filmes O clube da felicidade e da sorte (1993) e Cortina de fumaça (1995). De Volta para Casa narra a história de um jovem que cuida da mãe com câncer, se prepara para receber visitas e passa pelo questionamento de ser filho dos pais que tem. O filme passou pelo Festival do Toronto.

Veja quinta-feira, dia 5, às 16h10, e dia 11, às 17h40.

Vitamina Varela, de Pedro Costa

Logo de cara Vitamina Varela surpreende pela paleta de cores pesadas. É um drama que prende pela fotografia e expressão dos personagens. Em síntese, o enredo se passa em Portugal três dias depois do funeral do marido de uma cabo-verdiana. Ela ficou mais de 25 anos esperando passagens aéreas para ver o homem e só consegue chegar ao país quando ele morre. Foi vencedor do Leopardo de Ouro para Melhor Filme e Prêmio de Melhor Atriz – Locarno Film Festival (2019). Recebeu também prêmios nos festivais de Chicago, Gijón International Film Festival e La Roche-su-Yon.

Atração do Indie de sexta-feira, dia 6, às 20h20. 

Uma Nuvem no Quarto Dela, de Zheng Lu Xinyuan

Produção chinesa, em preto e branco, tem o enredo que se passa inverno chuvoso em Hangzhou. É a história de Muzi, que volta para casa para o ano novo chinês e divide a vida entre a família e o namorado. Mas, um dia, a jovem conhece o dono de um bar. Vencedor do Tiger Award no International Film Festival Rotterdam: IFFR, de 2020.

Veja na sexta-feira, dia 06, às 22h30, e no domingo, dia 8, às 15h.

Vitamina Varela, de Pedro Costa - Foto: Zeta Filmes / Divulgação
photo

Dois filmes, uma juíza e a importância das mulheres na justiça

A primeira cena de Suprema (2018) não sai da minha cabeça toda vez que eu penso na relação entre as mulheres e a justiça. Claro que ela voltou com toda a força depois do caso absurdo do “estupro culposo” que tomou as redes sociais nesta terça, 3 de novembro. Estupro sem dolo foi a tese […]

LEIA MAIS
photo

Semana da música: cinco filmes sobre bandas para ver no streaming

A primeira semana de novembro é dedicada à música. Neste post separamos cinco filmes sobre bandas disponíveis nas principais plataformas de streaming para você ver. São produções de ficção e documentário que revelam os bastidores de grupos como Legião Urbana, Barão Vermelho e outras. Veja as curiosidades e como é a o dia a dia de bandas […]

LEIA MAIS
photo

Daisy Jones & The Six: uma história de amor, música e perspectiva

Sabe aquele tipo de livro que, quem lê, se apaixona tanto que passa toda a paixão pra frente? Fala com empolgação, parece ter ficado bem íntima/o dos protagonistas? Pois é, Daisy Jones & The Six, de Taylor Jenkins Reid é assim. Conta a história da banda fictícia, homônima ao livro, descrita como uma das mais […]

LEIA MAIS