O cinema experimental da América Latina será tema do curso Panorama dos cinemas experimentais na América Latina, ministrado pelo pesquisador e curador Theo Duarte. As aulas gratuitas estão programadas para os dias 13, 14, 15, 20 e 22 de maio, das 10h às 13h, no Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, localizado na Rua da Bahia, n. 2244, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.
As inscrições podem ser realizadas pelo link e contarão com intérprete de Libras para acessibilidade. O curso oferece certificado de participação aos que completarem as 15 horas de programação. Os interessados poderão participar integralmente ou de modo avulso, a depender da disponibilidade de vagas. As inscrições estão abertas até o dia 09/05.
Tendências experimentais no cinema latino-americano
Theo Duarte pretende apresentar aos inscritos as principais tendências dos cinemas experimentais na América Latina desde os anos 1950 até os dias atuais. Por meio da exibição e discussão de filmes significativos, o curso aborda os contextos históricos e artísticos das obras, destacando suas relações com movimentos neovanguardistas.
De acordo com o pesquisador, o cinema experimental latino-americano é marcado por produções artesanais, fora dos padrões industriais de criação e circulação. Essas produções destacam-se pela invenção formal e pela conexão com movimentos artísticos mais amplos, como a arte pop, o minimalismo e os happenings. No contexto latino-americano, os diálogos ocorrem com expressões como a arte neoconcreta, o tropicalismo e o conceitualismo.
O curso também abordará as conexões transnacionais entre diferentes projetos estéticos, frequentemente ofuscadas pelas narrativas tradicionais sobre o cinema da região. A proposta é discutir como essas relações contribuíram para a reinvenção das formas cinematográficas e para o surgimento de novas práticas de produção.
Atualmente, a Mostra CineBH, realizada em setembro, destaca a novíssima produção do cinema latino-americano, reforçando essa conexão entre tradição e inovação no cenário audiovisual.
Objetivos e inscrições
O minicurso sobre o cinema experimental na América Latina visa estimular a reflexão sobre as possibilidades estéticas do cinema latino-americano fora das convenções tradicionais. Theo Duarte explica que, ao discutir formas não-hegemônicas de criação, baseadas em métodos de produção acessíveis, o objetivo é ampliar o horizonte dos alunos sobre a expressividade audiovisual.
Além disso, o curso pretende introduzir os participantes a tradições modernistas pouco exploradas e a obras menos conhecidas do grande público. O curso também destacará a relação entre as movimentações neovanguardistas das artes visuais e do cinema, ampliando o entendimento sobre as conexões entre as duas formas de expressão.
Os interessados podem realizar as inscrições para o curso gratuitamente por meio do formulário online. A organização utiliza recursos da Lei Paulo Gustavo para garantir acesso gratuito e incluir intérprete de Libras, promovendo a acessibilidade aos participantes.
Serviço
Curso: Panorama dos cinemas experimentais na América Latina
Ministrante: Theo Duarte
Datas: 13, 14, 15, 20 e 22 de maio
Horário: das 10h às 13h
Local: Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, Belo Horizonte
Inscrições gratuitas: Clique aquiAcessibilidade: Intérprete de Libras disponível
Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!
QUERO PARTICIPAR
Publicado por Carol Braga
Publicado em 08/05/25
Compartilhar nos Stories