Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

12ª edição do “Cinecipó – Festival de Cinema” tem início 

Gostou? Compartilhe!

Realizado na praça da Serra do Cipó, o Cinecipó traz sessões diárias de novos curtas de diferentes temáticas e produções infanto-juvenis 

A partir desta quinta-feira, dia 25 de abril, e até o sábado, 27, a praça da Serra do Cipó recebe a 12ª edição do “Cinecipó – Festival de Cinema”. Coordenada por Cardes Amâncio, a iniciativa programa sessões diárias de curtas, incluindo um recorte com títulos infantojuvenis. Os filmes abordam temáticas variadas, como povos quilombolas, biodiversidade e territórios ancestrais e contemporâneos. Tal qual, outros assuntos prementes, como trabalho infantil, emergência climática, fome e violência no campo. No caso do recorte infantojuvenil, o evento traz histórias lúdicas e divertidas.

Durante todo o festival Cinecipó, a programação começará diariamente às 17h30, com uma intervenção artística. Às 18h, serão exibidas as sessões infantojuvenis e, às 19h, a de curtas-metragens. No dia 26 de abril, sexta-feira, acontecerá, às 19h, na sessão de curtas, uma roda de conversa Bantu com Black Pio e B Reu. “O Cinecipó nasceu em 2011, na Serra do Cipó, com o desejo de compartilhar a produção audiovisual contemporânea. Desse modo, visando estimular o pensamento e o debate sobre questões importantes do nosso tempo”, afirma Cardes.

Frame do curta "Lily's Hair" (2019), de Raphael Augusto da Silva

Programação Cinecipó

Sessão Infanto-juvenil 1

Data: 25 de abril, quinta, às 18h

Na ocasião, haverá o lançamento do curta-metragem “O filho da minha mãe” (2023), feito por alunos da escola estadual Dona Francisca Josina, na Serra do Cipó. A sessão em si traz os filmes “Maria Felipa (a heroína da pátria)”, de Fernanda Santana e Marta Silva. Tal qual, o Cinecipó programa a animação Cruz das Almas” (BA – 2022), sobre Maria Felipa, uma menina negra que ama ler. E tem, ainda, “Tesouro Quilombola” (2021), de Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Banquete; bem como “O Passeio” (2021).

Sessão de curtas seguida de roda de conversa

Data: 25 de abril, quinta-feira, às 19h

Esta sessão é composta pelo curta “Cavalo Marinho” (2021), de Gustavo Serrate, premiado na categoria Melhor fotografia no 54º Festival de Brasília e em diversos festivais. Também compõe a sessão o curta “A Viagem de Seu Arlindo (2018), de Sheila Altoé, moradora e ativista do Quilombo de Pedra Branca, em Vargem Alta (ES).

Sessão Infanto-Juvenil

Data: 26 de abril, sexta-feira, às 18h

Nesta sessão do Cinecipó, serão exibidos curtas para todas as idades, principalmente para crianças e jovens. Entre eles, estão “Meu Nome é Maalum”, animação de Luisa Meirelles e Holanda Copetti; e “Piropiro” (Coreia do Sul), de Miyoung BAEK. Por sua vez, o curta “Cósmica” (2022), de Ana Bárbara Ramos, aborda a emergência climática sob a perspectiva de não ser uma responsabilidade apenas dos adultos. Já “Rua Dinorá” (2022), de Natália Maia e Samuel Brasileiro, traz uma menina que investiga o nome da rua onde mora. Abaixo, frame de “Piropiro”.

Sessão curtas

Data: 26 de abril, sexta-feira, às 19h, seguida de roda de conversa Bantu com Black Pio e B Reu

Exibição de Nove Águas” (2019), de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, bem como do curta “Travessia” (2019), de Safira Moreira. Já “Solmatalua” (2022), de Rodrigo Ribeiro, mostra uma odisseia afro-diaspórica, na qual divindades, paisagens, becos e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo.

Sessão Infanto-juvenil 3

Data: 27 de abril, sábado, às 18h

Acessibilidade Libras

Compõem essa sessão do Cinecipó a ficção “Lily Hair” (2019), de Raphael Gustavo da Silva e Raphael Gustavo da Silva ; “Dono de Casa” (2018), ficção de Anderson Lima; e “5 Fitas” (2020), de Haroldo de Deus e Vilmar Martins.

Sessão curtas

Data: 27 de abril, sábado, às 19h

Sessão seguida de roda de conversa com Fernando Goulard, Gabriel Caram e Luiza Kot

Na ocasião, haverá a estreia dos curtas “Imaginaves” (2022) e “Santuário das Vellozias” (2024), produções realizadas na Serra do Cipó, com a presença dos diretores Luiz Kot e Fernando Goulart. Neste dia, o Cinecipó exibe “Mineiros” (2020), de Amanda Dias.

Serviço

12ª edição do “Cinecipó – Festival de Cinema”

Quando. De 25 a 27 de abril

Onde. Rodovia MG 010 – Km 97 nº 1138 – Praça Central Distrito da Serra do Cipó

Quanto. Acesso gratuito.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]