O Cine Graciano realiza, entre 24 e 31 de março, uma programação com mostra de filmes, sessão convidada e reprise de um longa recente em Belo Horizonte. Todas as atividades serão gratuitas, na sala localizada na Rua Itapecerica, 468, na Lagoinha. Não é preciso retirar ingressos com antecedência. Basta chegar ao local.
A agenda começa no dia 24 de março, terça-feira, às 19h, com o Programa 4 da mostra Juninho Vende-se – Filmografia Completa. Com classificação livre, a sessão reúne dois documentários mineiros. O primeiro é Além da Linha, dirigido por Juninho Vende-se e Renato Sarieddine. O filme acompanha moradores da Comunidade Bela Vista, de diferentes idades, em cenas do cotidiano, do bairro e de suas fantasias.
Na sequência, será exibido A Paixão de Rita, de Renato Sarieddine, com codireção de Rita de Cássia, que também protagoniza o filme. O documentário apresenta sua trajetória e sua luta por dignidade após a prisão do filho, em um movimento de afirmação e enfrentamento ao sistema judiciário.
A mostra será encerrada no dia 26 de março, quinta-feira, às 15h, com o Programa 5. A sessão traz o longa A Vizinhança do Tigre, dirigido por Affonso Uchôa. O filme acompanha Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo, jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem, divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança.
Sessão convidada e reprise encerram a programação
Ainda no dia 26, às 19h, o espaço promove a sessão Cine Graciano convida Cine Taquara, com a exibição de Boalândia, de Patrik Thomas e Mathias Reitz Zausinger. A programação está sujeita à confirmação do coletivo convidado. O documentário retrata a resistência cultural nas periferias do Brasil, acompanhando pessoas e coletivos que lutam por visibilidade por meio da arte. Após a sessão, haverá debate, com participação ainda a confirmar.
Já no dia 31 de março, às 19h, o Cine Graciano apresenta a reprise de Neirud, dirigida por Fernanda Faya, após pedido do público. O documentário investiga a trajetória de uma personagem marcada pela ausência de registros. A partir de arquivos familiares e de uma busca atravessada por lacunas, a diretora reconstrói a história de sua tia, que integrou uma trupe circense feminina clandestina nos anos 1960. O filme foi premiado na edição de 2023 do Festival Olhar de Cinema, como melhor longa-metragem e melhor montagem. Em 2024, também recebeu, no Queer Lisboa, os prêmios de Melhor Longa Documentário pelos júris oficial e popular.
Serviço
Cine Graciano
Data: 24 a 31 de março
Local: Rua Itapecerica, 468, Lagoinha
Entrada gratuita. Sem retirada de ingressos. É só chegar.
Mais informações no Instagram @filmederua
Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!
QUERO PARTICIPAR
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 20/03/26
Compartilhar nos Stories