CinemaGratuito
Ditadura e sessão infantil marcam semana no Cine Graciano
Programação reúne curtas nacionais, mostra infantil e documentário inédito até o fim de janeiro.
Foto: May Franco
CinemaGratuito
Programação reúne curtas nacionais, mostra infantil e documentário inédito até o fim de janeiro.
Foto: May Franco
Filme sobre ditadura e uma sessão infantil integram os destaques da última semana de janeiro no Cine Graciano, espaço dedicado ao circuito não comercial em Belo Horizonte. A programação reúne curtas contemporâneos, animações para o público infantil e um documentário que encerra o mês.
Na terça-feira, 27, o Cine Graciano apresenta um conjunto filmístico de curtas do cinema nacional. A sessão tem início com o documentário Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça. O filme revela a trajetória da atleta mineira e negra Irenice Maria Rodrigues, vítima de discriminação racial durante a ditadura. Banida de uma Olimpíada, ela teve seus registros esportivos “apagados” dos documentos oficiais nacionais.
Na sequência, o público confere Forrando a Vastidão, de Higor Gomes. Gravado em Sabará, o curta mineiro se desenvolve em ambiente doméstico e fabula o cotidiano da dona de casa Lia e sua rotina. Em tom intimista, o filme propõe um olhar atento para os gestos simples do dia a dia.
Encerrando a sessão de terça, Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos, amplia o debate. A narrativa se volta para personagens negros e periféricos em busca do direito à cidade, em deslocamento rumo às praias e à ocupação de espaços urbanos. O curta aborda discriminação e segregação racial a partir do movimento e da presença nos territórios.
Na quinta-feira, 29, às 15h, a Sessão da Tarde apresenta uma programação infantil com cinco filmes na Mostra Múmia. Seu vô e a baleia, de Mariana Elisabetsky, acompanha o jovem Mundinho, que encontra a baleia citada pelo avô pescador. A animação aborda o luto e a memória a partir da amizade entre o menino e o animal.
Também integra a mostra Eu e o boi, o boi e eu, de Jane Carmen Oliveira. A animação narra a história de uma menina amedrontada pelo Boi da Manta. Com o tempo, o medo se transforma em fascínio e reconhecimento da festa popular.
Em O Enigma do Tempo, de Anderson Lister, Lupi descobre uma lenda capaz de acelerar o tempo. Ao lado de Baduki, ele vive aventuras e questiona as consequências dessa escolha. Já Quintal, de Mariana Netto, inspira-se na obra de Manoel de Barros. Diadorim e o passarinho Riobaldo buscam liberdade em um terreno esquecido pela cidade grande. A sessão se encerra com Ernesto e Oscar, de Fabio Belotte. Ernesto é um morcego criança que não pode voar e constrói sua relação com o mundo ao lado do amigo Oscar.
À noite, na quinta-feira, 29, às 19h, o Cine Graciano exibe Neirud, de Fernanda Faya. No documentário, a cineasta reconstrói a história de sua tia, lutadora circense em uma trupe feminina clandestina nos anos 60, e descobre uma história de amor que transforma o papel de Neirud em sua família.
Cine Gracino
Rua Itapecerica, 468, Lagoinha
Entrada gratuita (sem retirada de ingressos. é só chegar!)
Mais informações no @filmederua.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 27/01/26