Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco filmes para celebrar a memória de Chadwick Boseman

Ator morreu em 28 de agosto, após quatro anos lutando contra um câncer de cólon. Confira cinco filmes marcantes na carreira dele!

Gostou? Compartilhe!

É difícil mensurar a importância de Chadwick Boseman para o cinema e para a vida de tantas pessoas pretas espalhadas pelo mundo. Desde a sua morte, precoce, aos 43 anos, em 28 de agosto, uma aura de luto está sobre redes sociais e sites de notícias. Há quatro anos, o ator lutava contra um câncer de cólon, passou por diversos tratamentos ao longo desse período e participou de produções memoráveis enquanto enfrentava a doença. Desde o falecimento, muitas homenagens estão sendo feitas. 

Os colegas da Marvel, por exemplo, e vários outros artistas se manifestaram prestando homenagem, Lewis Hamilton dedicou a pole position para o GP de Fórmula 1 da Belgica para Boseman; Lanny Kravistz fez também fez homenagem, e por aí vai. 

Alguns dos relatos mais tocantes são em relação ao filme Pantera Negra, já que trouxe a temática do afrofuturista e o debate pela representatividade para o cinema. O longa foi o primeiro filme com um herói negro solo da Marvel. Para além disso, falou individualmente para cada criança, adolescente e adultos negros que buscam por protagonismo e reconhecimento em uma sociedade racista e que mata pessoas negras a esmo.

chadwick boseman
Foto: Valerie Macon / AFP Photo

Hoje, então, para homenagear Chadwick Boseman e celebrar o seu legado. Indicamos cinco trabalhos do artista para você conferir. Rest in Power, Chadwick Boseman!

Pantera Negra, de Ryan Coogler (2018)

O filme fez Boseman ser conhecido mundialmente. Na narrativa ele faz o papel de T’Challa, um herdeiro do trono de Wakanda que deve assumir a liderança do país, enquanto tenta criar um futuro novo para a população e lidar com o passado da família. Ainda no universo dos super-heróis, o ator apareceu no personagem em Capitão América: Guerra Civil e em Vingadores: Guerra Infinita, no qual a principal batalha se passa em Wakanda. O filme teve bilheteria bilionária e foi vendedor de três Oscars: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino e Melhor Direção de ARte. Foi indicado a quatro outras categorias, incluindo Melhor Filme.

Destacamento blood, de Spike Lee (2020)

O filme mostra a jornada de quatro veteranos de guerra que voltam ao Vietnã. A missão tem o objetivo de encontrar os restos mortais do líder do esquadrão do qual os veteranos pertenciam. O longa é uma produção original Netflix e estreou na plataforma de streaming em maio de 2020 em meio aos protestos do movimento Black Lives Matter. Além disso, é um dos últimos trabalhos de Boseman. 

Get on Up - A História de James Brown, de Tate Taylor (2015)

Chadwick Boseman atuou na biografia do lendário James Brown, cantor, dançarino e compositor, também conhecido como o pai do soul. O filme retrata a vida do artista passando pela infância pobre na Carolina do Sul, pela adolescência e chegando no sucesso mundial. Jamos Brown é tudo como um dos nomes mais importantes da música no século passado.

42 - A história de uma lenda, de Brian Helgeland (2013)

Chadwick Boseman vive Jackie Robinson, um jogador ídolo de baseball que compete na liga nacional dos negros, mas é convocado para pelo executivo Branch Rickey (Harrison Ford). O empresário do esporte quer o atleta na maior competição do país junto com jogadores brancos. Em resumo, o filme mostra como Robinson foi importante para quebrar a barreira do racismo no esporte.

King: uma história de vingança, de Fabrice Du Welz (2017)

Outra produção original Netflix, conta a história de Jacob King (Chadwick Boseman), um homem misterioso que deixa África do Sul rumo a Los Angeles com o objetivo de vingar a morte da sua irmã. Para conseguir cumprir a missão ele acaba se infiltrando em uma rede de crime na cidade.

 
Cena do filme "Pantera Negra". Crédito: Disney/Buena Vista
Cena do filme "Pantera Negra". Crédito: Disney/Buena Vista

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]