fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco filmes de faroeste para ver no streaming

Todos os filmes estão disponíveis no streaming e são uma boa oportunidade para conhecer o gênero ou rever grandes clássicos do cinema

Por Jaiane Souza *

06/10/2020 às 18:09 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Três homens em conflito. Foto: United Artists

Os filmes de faroeste, ou western, são grandes clássicos do cinema. Neles, as histórias se passam principalmente no Velho Oeste dos Estados Unidos no século XIX, em um período de expansão de fronteiras do país. Em geral, a “fórmula” é composta por cowboys armados, ou pistoleiros e os seus cavalos, botas, esporas, roupas de couro etc. Embora o gênero tenha nascido e seja tipicamente estadunidense, outros países, como a Itália, também desenvolveram produções.

Sendo assim, confira cinco filmes de faroeste para ver no streaming e se prepare para muita ação e aventuras.

Era uma vez no Oeste, de Sergio Leone (1968)

Comecemos de clássico! Aclamado como um dos melhores filmes de todos os tempos, o longa narra a história quatro personagens. A viúva Jill McBain (Claudia Cardinale) se une ao forasteiro Harmonica (Charles Bronson) e a Cheyenne (Jason Robards) para frear os planos do ganancioso assassino Frank (Henry Fonda). O vilão está ligado à construção de uma ferrovia que atravessará a região do Oeste Americano. Além de se destacar pela estrutura narrativa, o filme conta, ainda, com trilha sonora de Ennio Morricone. Em resumo, um experiência audiovisual rica que marcou a história do cinema e do western.

Os oito odiados, de Quentin Tarantino (2016)

Samuel L. Jackson, Kurt Russell e Channing Tatum são algumas das estrelas do filme que retrata oito refugiados em uma montanha do estado de Wyoming durante a Guerra Civil Americana. Ao todo, oito pessoas estão se protegendo de uma nevasca em um armazém e, até que ela passe, os viajantes começam a descobrir segredos uns dos outros. O resultado é um confronto entre eles. O longa foi indicado a vários prêmios e categorias. Venceu o BAFTA, Globo de Ouro e Oscar de Melhor trilha sonora em 2016.

O homem que matou o Facínora, de John Ford (1962)

Após retornar ao Velho Oeste para o funeral do vaqueiro Tom Doniphon (John Wayne), o senador Ransom Stoddard (James Stewart) concede uma entrevista e conta sobre o início da fama. Ele relata uma nova versão sobre a morte do bandida Liberty Valance, que rendeu a ele o título de matador. A direção ficou por conta de John Ford, que ganhou o título de terceiro maior diretor de todos os tempos pela Entertainment Weekly. Ficou atrás apenas de Alfred Hitchcock e Orson Welles.

Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone

A clássica série de Leone não poderia ficar de fora de uma lista de filmes de faroeste. ela é composta pelos filmes Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Todos são protagonizados por Clint Eastwood, que estava em início de carreira e se tornou um grande astro de faroeste interpretando o Homem sem nome. Além disso, a trilogia de Sergio Leone estabeleceu o Western Spaghetti, um sub gênero do faroeste americano feito na itália em 1960 e 1970. 

Os três filmes estão disponíveis no Telecine Play. 

Veja aqui o Por um Punhado de Dólares (1964), aqui o Por uns Dólares a Mais (1965) e aqui Três Homens em Conflito (1966).

O regresso, de Alejandro G. Iñárritu (2015)

Inspirado no livro de Michael Punke, o longa se passa em 1823 durante uma expedição para explorar um território do Velho Oeste. O comerciante de pelos Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), é, então, atacado por um urso e abandonado para morrer pelo companheiro John Fitzgerald (Tom Hardy). No entanto, Glass sobrevive e parte em uma jornada meio ao inverno para se vingar de Fitzgerald. É uma linguagem bastante diferente dos clássicos do Western, mas aparece como um representante do gênero em vários sitesNo Oscar 2016, rendeu o título de Melhor Diretor para Iñárritu, Melhor Ator para DiCaprio. Além de globo de Ouro e BAFTA.

filmes de faroeste
Os oito odiados. Foto: Diamond Films
photo

Bar em Bar e Circuito Gastronômico da Pampulha homenageiam 300 anos de Minas em edição online

Criatividade. Esse é o ingrediente principal dos pratos participantes do Festival Bar em Bar (14 a 31 de outubro) e do Circuito Gastronômico da Pampulha (até 31 de outubro). Os eventos tiveram que se adaptar em 2020 e migrar para o delivery. Dessa forma, o público poderá escolher entre dez opções, no Bar em Bar, e […]

LEIA MAIS
photo

Apresentações teatrais do Sesc ao Vivo para ver ou rever

Desde abril, o Sesc São Paulo está transmitindo ao vivo atrações de arte e cultura. Elas ocorrem diretamente da casa dos artistas ou de um palco de alguma das unidades do Sesc. São apresentações musicais, teatrais, infantis, bate-papos e lives esportivas. Ou seja, uma alternativa muito interessante para quem não quer ficar longe das artes. […]

LEIA MAIS
photo

O que ‘O Auto da Compadecida’ significa para o Cinema Brasileiro?

Longa brasileiro mais assistido no ano 2000, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na peça de Ariano Suassuna, celebra neste mês de setembro 20 anos.  A boa notícia: esse clássico do cinema nacional foi remasterizado. Sendo assim, o público poderá conferir o resultado no próximo dia 30. Vai ter exibição no canal da […]

LEIA MAIS