Menu
Cinema

Cinco filmes com Marisa Paredes

A atriz Marisa Paredes, em três dos filmes de Almodóvar dos quais participou (frames)

A atriz espanhola, uma das musas de Pedro Almodóvar, faleceu nesta terça-feira, 12 de dezembro

Patrícia Cassese | Editora Assistente

A notícia foi dada na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, pelas redes sociais da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha: morreu, aos 78 anos, a atriz Marisa Paredes. Nascida em Madri, Paredes marcou presença em vários filmes do conterrâneo Pedro Almodóvar. Listamos, a seguir, cinco deles.

“Maus Hábitos” – 1983

A cantora Yolanda Bell (Cristina Sánchez Pascual ) leva uma vida desregrada até que vê seu namorado morrer por conta de uma overdose de drogas. Apavorada, ela vai se refugiar em um convento. No entanto, a vida, lá, reserva várias surpresas, a começar da madre superiora (Julieta Serrano), viciada em heroína. Na narrativa, Marisa Paredes é uma freira que se automutila e tem alucinações com LSD. No elenco também estão Cecilia Roth e Carmen Maura. Disponível na Netflix.

“De Salto Alto” – 1991

Junto a Victoria Abril, Marisa Paredes estrela este filme, uma comédia dramática, de Pedro Almodóvar. Em cena, ela é Becky del Páramo, cantora que abandonou a filha, Rebeca Giner (Abril), lá atrás, deixando-a sob os cuidados do pai para se dedicar à carreira. De volta à Espanha, Becky descobre que a filha é uma apresentadora de TV conhecida. Mas o pior está por vir: ela está casada com o diretor de uma grande rede de TV, Manuel (Féodor Atkine), com quem Becky teve um caso no passado. Quando Manuel é morto, as duas passam a ser investigadas. O filme conta, ainda, com Miguel Bosé, bem como traz uma participação de Javier Bardem. Na Neflix.

“Tudo sobre Minha Mãe” – 1999 

Neste filme, Marisa Paredes interpreta uma atriz, Huma Rojo, de quem a personagem principal, a enfermeira Manuela (Cecilia Roth) se torna assistente. Rojo era a atriz preferida do filho dela, Esteban (Eloy Azorín). Na verdade, ele morreu justamente ao não conseguir um autógrafo de Huma, por quem esperava na saída do teatro, onde ela encenava “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams. Detalhe: era dia de seu aniversário, e, ao tentar ir ao encalço de Huma, Estebán é atropelado. Disponível no Prime Video.

“Fale com Ela” – 2002

Neste filme de 2002, Marisa Paredes faz uma aparição na cena em que o cantor e compositor Caetano Veloso canta “Cucurrucucu Paloma” numa festa. No elenco, Javier Camara, Rosario Flores, Geraldine Chaplin, Dario Grandinetti e outros. Disponível na Netflix.

“A Pele Que Habito” – 2011

Antonio Banderas vive o cirurgião Roberto Ledgard neste thriller de 2011, dirigido por Pedro Almodóvar, e baseado no romance “Tarântula”, de Thierry Jonquet (1954 – 2009). Em cena, Ledgard tenta criar uma pele invulnerável, após a morte trágica da esposa, que teve o corpo queimado após um acidente de carro e, por conta da aparência, se suicida. No filme, Marisa Paredes interpreta Marília, a governanta do personagem de Banderas, e cúmplice do médico em experimentos nada ética com a misteriosa Vera (Elena Anaya). Disponível no Prime Video.

Conteúdos Relacionados