Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco artistas do R&B para você ficar de olho

Gostou? Compartilhe!

O cenário do R&B é repleto de novos artistas que merecem a sua atenção. Vem conhecer alguns deles!

Por Júlia Dara | Culturadora

O estilo musical Rhythm and Blues (ou apenas R&B) se originou nos Estados Unidos por volta de 1940. Se popularizou entre artistas negros e, atualmente, é considerado um subgênero com influencias de soul, funk e hip-hop na música pop. Sendo assim, o cenário é coberto de novos artistas que contribuem para o estilo musical.

Yoùn, um dos grandes nomes do gênero, aqui no Brasil. Foto: Yoùn/Divulgação
Yoùn, um dos grandes nomes do gênero, aqui no Brasil. Foto: Yoùn/Divulgação

Alex Mali

Alex Mali, de Nova York, é uma cantora e compositora conhecida pela criatividade no R&B alternativo. Em sua mais nova mixtape ‘Iconic’, de 2021, a cantora do Brooklyn apresenta oito faixas de pura confiança e personalidade. Dessa maneira, com traços do trap, o disco percorre um ritmo mais contemporâneo do R&B.

Nas letras das canções, a artista demonstra reflexões pessoais e fases emocionais que passou no ano de 2020.

Quando Alex Mali começou a ganhar destaque no cenário, chamava atenção pelos seus cabelos verdes. Porém, logo deixou claro estar em uma nova fase.

“Eu tive mudanças bem óbvias, sim, estou falando do meu cabelo, mas foi a única maneira que eu poderia expressar as mudanças transformacionais pelas quais passei”, explicou no Instagram. Ela disse que a compilação de músicas presentes em ‘Iconic’ foi definitivamente uma das joias de 2021. 

RAY BLK

A cantora e compositora Rita Ekwere, conhecida como Ray BLK, nasceu na Nigéria e cresceu em Catford, em Londres. No dia 1º de outubro de 2021, Ray lançou o tão aguardado álbum debut Access Denied. Sendo assim, desde então vem criando espaço no hip hop e R&B britânico. A cantora deixa evidente a inspiração em artistas pioneiras no gênero, como a Estelle.

“Eu realmente precisava continuar me lembrando de que sou boa o suficiente como sou, e continuar dizendo a mim mesma que ‘sim’ quando o mundo diz ‘não’, disse RAY BLK disse à GQ.

Reggie Becton

Reggie Becton é do Condado de Prince George’s, no estado de Maryland nos EUA. Depois que se mudou para Los Angeles, o artista se tornou mais inspirado a fazer música. ‘California’, o primeiro álbum de estúdio, estreou esse ano. Em resumo, é um trabalho que contém uma narrativa pessoal e intimista. 

No Instagram, compartilhou um pouco do processo de produção da faixa ‘E.T.G.M.E’ (interlude)’. Confessou, ainda, ser uma de suas favoritas do álbum. “Eu criei a batida na véspera de Ano Novo e, em seguida, o (produtor) Aidan Carroll deu ao meu ‘esqueleto’ uma reformulação incrível.”

Para ele, a canção é como “música de coração partido para super-heróis”. 

Yoùn

Quem disse que não há R&B no Brasil? Pois tem! Um dos grandes nomes do gênero musical no país é Yoùn. O duo é formado pelos cariocas da Baixada Fluminense Shuna e Gian Pedro. As canções carregam referências nostálgicas, com uma sonoridade que percorre o R&B, jazz e ritmos urbanos do Rio de Janeiro. Recentemente, a dupla Yoùn lançou a colaboração “Tons #6 – Aversa, YOÙN, Caio Nunez – Nossa Estrada”. 

No dia 23 de abril de 2021, foi lançado o álbum de estreia “BXD IN JAZZ”. O disco é uma celebração da música nacional, e o entrelaço com a modernidade do R&B. A dupla apostou em um conjunto incrível e fez com que o álbum transitasse em diversas referências da harmonia do jazz.

Tatiana

Aqui está mais uma prova de que R&B brasileiro é repleto de artistas incríveis. A cantora Tatiana faz parte do grupo de rap, R&B e neo soul, Rimas e Melodias. O lançamento mais recente da artista foi o EP Tatiana, o primeiro trabalho solo. As vivências e relacionamentos são traduzidas em cinco faixas pessoalmente sentimentais.

Dica extra!

O coletivo que Tatiana faz parte, Rimas e Melodias, é formado por Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Mayra Maldjian, Stefanie, Tássia Reis e Tatiana Bispo. O grupo percorre o rap, R&B e neo soul. O objetivo do grupo é fortalecer a presença feminina negra no hip hop, na música e na sociedade. 

TATIANA, compõe o nome de artistas R&B em destaque no Brasil.  Foto: Tatiana/Divulgação
TATIANA, compõe o nome de artistas R&B em destaque no Brasil. Foto: Tatiana/Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]