fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Chuck Norris: conheça o meme que transformou o ator em lenda viva

A partir de brincadeira em um programa de televisão e um fórum na internet o ator se transformou em um gigantesco meme

Por Jaiane Souza *

31/03/2020 às 09:30 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Chuck Norris na série Walker, Texas Ranger Foto: CBS / Divulgação

O homem. A lenda. O mito! O nome Chuck Norris (artístico para Carlos Ray Norris) está hoje no imaginário das pessoas como um personagem lendário. Que é imortal e imbatível. Entretanto, esse pensamento faz parte de um gigantesco meme que circula na internet desde 2005. Talvez este seja, inclusive, um dos memes que está perdurando por mais tempo na web. Em resumo, surgiu no programa Late Night With Conan O’Brien, exibido pela NBC, que mostrava cenas bizarras da série Walker, Texas Ranger, estrelada pelo ator entre 1993 e 2001. As piadas exibidas no programa foram, então, para um fórum americano online e deu origem ao ‘Chuck Norris Facts’. A lista já conta com mais de 1200 fatos e um deles, só para exemplificar, é “Após uma guerra nuclear, dois seres vivos sobreviveriam. Baratas e… Chuck Norris.”

Sendo assim, confira como o personagem e o ator viraram meme. Conheça também um pouco mais sobre a trajetória de Carlos Ray Norris.

Carreira nas artes marciais

Aos 80 anos de idade, a carreira de Carlos Ray Norris é extensa. Além de ator, é produtor de cinema e argumentista. Ele serviu a Força Aérea Americana e também foi campeão de artes marciais nos Estados Unidos. Pois é! Tudo isso contribuiu para a fama de durão que ele carrega até hoje. Como artista das artes marciais, começou a carreira em um torneio realizado em Utah, do qual foi eliminado no começo. Assim seguiu durante quatro anos, até que, em 1968, venceu o Campeonato Internacional de Karatê e manteve, por seis anos, o título mundial de Campeão Profissional de Karatê de Pesos-Médios.

No ano seguinte, conquistou a Coroa Tripla de Karatê por ter o maior número de torneios vencidos do ano. Foi nomeado pela revista Black Belt (realiza cobertura de artes marciais) como o Lutador do Ano (1968), Instrutor do ano (1975), Homem do Ano (1977) e Fighting Stars Editor’s Award (1979). A carreira de lutador acabou em 1974, mas continuou fazendo história pois foi o primeiro ocidental descrito, em 1990, na história documentada do Tae Kwon Do. 

 

chuck norris meme

Foto: Reprodução da internet

Carreira como ator

Nas telonas, Chuck Norris não estrelou grandes filmes, mas ficou conhecido por enfrentar Bruce Lee, o mestre do Kung-Fu, no filme O voo do dragão (1972). A luta, lembrada até hoje pelos fãs de filmes de artes marciais, ocorreu no Coliseu de Roma. Depois disso, começou a fazer aulas de atuação e trabalhou em outros filmes de ação, em sua grande maioria interpretando heróis e demonstrando as habilidades nas artes marciais. Entre eles Breaker! Breaker! (1977), do qual estreou como ator principal, Good guys wear black (1978), The Octagon (1980) e Ajuste de Contas (1981). 

Entretanto, o maior sucesso depois da estreia foi a série Walker, Texas Ranger, produzida e exibida pela CBS e exibida de 1993 a 2001. Chuck Norris estrelou a produção, que unia drama, western, ação policial e aventura. 

 

Foto: Reprodução da internet

Programa da NBC

A rede de televisão NBC passou a exibir dentro do talk show Late Night With Conan O’Brien um quadro no qual compilava algumas cenas de  Walker, Texas Ranger. Os trechos eram os que Chuck Norris aparecia em momentos de força, tenacidade, violência e até virilidade, completamente fora do contexto da narrativa da série. É claro que acabou virando um quadro de humor devido ao tom e tudo isso trouxe o ator de volta aos holofotes um ano após o fim da exibição da série. Contudo, não foi o quadro no talk show que transformou Norris em meme.

No ano seguinte, em 2005, o ator Vin Diesel atuou no seu primeiro filme de comédia, Operação babá. O longa foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e motivou a criação de um tópico em fórum online no qual os internautas postavam os fatos mais engraçados relacionados às situações do personagem de Vin Diesel no longa. A febre durou alguns meses, mas quando a produção parou de fazer sucesso foi preciso um novo nome para ficar em voga no fórum. As sugestões foram diversas. Chuck Norris foi eleito justamente por causa das piadas do Late Night With Conan O’Brien.

Em suma, foi assim que Chuck Norris se tornou uma lenda viva. Vale lembrar que, claro, é tudo brincadeira. O status de durão, imbatível, imortal e mito, remete às atuações do ator bem como sua história de vida e características físicas, como o bigode, por exemplo.

 

meme do chuck norris

Foto: Reprodução da internet

Fatos sobre Chuck Norris

O sucesso do tópico foi tanto que se transformou no Chuck Norris Facts, que já abriga mais de 12 mil tópicos. A visibilidade foi tamanha que algumas pessoas começaram a conhecer o ator apenas depois de ver os memes. O mais interessante, porém, é que é um meme democrático. Ele é atualizado e adaptado de acordo com os países, culturas e regiões.

O próprio ator se pronunciou uma vez dizendo que não se sentia ofendido com os fatos e que até achava engraçado. Depois disso, aproveitou da sua popularidade para usar a fama de durão em comerciais e campanhas políticas.

 

Foto: Reprodução da internet

Confira, então, alguns fatos sobre Chuck Norris:

“Chuck Norris não precisa de elevador. O prédio afunda no chão até que o andar que Chuck Norris está chegue no térreo.”

“Chuck Norris joga GTA IV em um Polystation e zera o jogo em 2 segundos. Sem as mãos.”

“Chuck Norris faz bungee jump sem corda.”

“Quando Chuck Norris está pronto para acordar, ele diz para o sol nascer no horizonte.”

“O diabo criou o inferno assim que percebeu que não poderia dividir a superfície com Chuck Norris.”

“Depois de assistir O Chamado, o telefone de Chuck Norris tocou e aconteceu um breve diálogo: – Sete dias. – Aqui é Chuck Norris. – Desculpe, foi engano.”

 

Você pode conferir outras informações sobre o meme no Museu dos Memes. Mais fatos sobre Chuck Norris neste artigo da Desciclopédia

 

photo

Confira cinco lançamentos de discos que movimentaram o mês de março

É claro que a pandemia que estamos enfrentando afeta diretamente a produção cultural. Mesmo assim, o mês de março foi marcado por uma série de lançamentos de discos. Todos os meses vamos destacar as novidades das plataformas de streaming de música. Na lista a seguir, tem novo disco de Lô Borges, Djonga, Pabllo Vitar, Duo […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: Minha Mãe é uma peça 3 chega ao streaming

A chegada de Minha Mãe é uma peça 3 ao streaming, no contexto de reclusão em que estamos vivendo, vai contribuir ainda mais para os números estratosféricos que todos os projetos dessa franquia de Paulo Gustavo costumam alcançar. Nenhum problema com isso. Como Bertolt Brecht costumava dizer, já que ninguém ri do que não entende, […]

LEIA MAIS
photo

O que filmes e séries ensinam sobre momentos de pandemia

“A gripe é extremamente difícil de prever. Basta uma pessoa, um hospedeiro para começar um surto, o que pode levar a uma pandemia”. A frase dita na série Pandemia, de 2019, disponível na Netflix, nunca esteve tão popular. Em tempos de Coronavírus, ela e outras produções audiovisuais podem nos ensinar muita coisa sobre como lidar […]

LEIA MAIS