MúsicaOportunidades na Cultura

Chiquinha Gonzaga é homenageada em BH e São Paulo

Casa Fiat de Cultura e Itaú Cultural promovem eventos para discutir o pioneirismo da compositora brasileira

Chiquinha Gonzaga em 1932. Foto: Acervo Edinha Diniz

O nome de Chiquinha Gonzaga tem aparecido muito neste mês de fevereiro. As homenagens são frequentes por causa da importância histórica dela para o Carnaval Brasileiro, mas também porque foi em fevereiro de 1935 que ela morreu. Sendo assim, no próximo dia 21 de fevereiro, a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, promove um encontro online para discutir a obra dela. Já em São Paulo, no dia 24, será inaugurada uma ocupação dedicada à compositora no Itaú Cultural. 

Há 100 anos Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra, escrever uma partitura para teatro e compor uma marcha carnavalesca. Além de construir um grande panorama sobre a vida e o trabalho dela, a mostra procura resgatar a negritude, apagada nos registros históricos. Dessa maneira, o Itaú Cultural vai promover diversas apresentações online em torno do repertório e também disponibilizar um hotsite com conteúdo complementar à ocupação. É um material riquíssimo! 

A ocupação também está aberta à visitação na sede do Itaú Cultural. Os interessados devem agendar a visita. A lista abre toda segunda-feira, a partir das 9h. Cada pessoa poderá permanecer 50 minutos na exposição. A limpeza periódica de tudo faz parte do protocolo. 

Debate

Com o nome Chiquinha Gonzaga: memórias de eternos carnavais, o evento realizado pela Casa Fiat de Cultura terá a participação da educadora e historiadora, Ana Carolina Ministério. Além disso, conta com a presença do pesquisador e flautista da Orquestra 415 de Música Antiga, André Salles-Coelho. Ele também vai apresentar duas músicas de Chiquinha Gonzaga, na flauta, acompanhado da violonista Tauini Mauê. Para participar, é necessário retirar ingressos na Sympla, gratuitamente.

SERVIÇO

[O QUE] Encontros com Patrimônio online: Chiquinha Gonzaga: memórias de eternos carnavais [QUANDO] 21 de fevereiro, das 11h às 12h30 [ONDE] Plataforma Zoom [QUANTO] Evento gratuito, com .

[O QUE] Ocupação Chiquinha Gonzaga no Itaú Cultural [QUANDO] A partir de 24 de fevereiro [ONDE] Itaú Cultural SP e Site do Itaú Cultural [QUANTO] Gratuito

chiquinha gonzaga
André Salles-Coelho vai apresentar duas músicas de Chiquinha Gonzaga, na flauta, acompanhado da violonista Tauini Mauê. Foto: Tauini Mauê / Divulgação
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 19/02/21

Compartilhar nos Stories