Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

CCBB Educativo celebra o Dia dos Povos Indígenas

Gostou? Compartilhe!

Neste sábado, dia 20 de abril, às 18h, o programa CCBB Educativo – Territórios e Saberes recebe a multiartista Bêa Puri

Neste sábado, 20 de abril, um dia após o Dia dos Povos Indígenas (19), o programa de arte-educação “CCBB Educativo – Territórios e Saberes” apresenta uma programação especial no CCBB BH. Assim, a partir das 18h, a iniciativa recebe a multiartista Bêa Puri, que apresenta a performance “Tempo de Memória”. O trabalho percorre a jornada do povo Puri, bem como objetiva instigar reflexões sobre as histórias que foram contadas e, tal qual, as que ainda precisam ser ouvidas. Para assistir à apresentação, que é gratuita, basta primeiramente retirar o ingresso na bilheteria do CCBB.

O coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho, lembra que, ao longo dos tempos, os povos indígenas foram retratados de maneira estereotipada. Ou seja, como personagens distantes da identidade brasileira. “Desse modo, a eles foram reservados pequenos espaços afastados da nossa cultura. Compreendemos que é preciso visualizar e viabilizar a presença indígena no CCBB como público e também como produtor de cultura”. Para ele, dessa forma, é possível ampliar o acesso às suas singularidades. Ao mesmo tempo, o quão ricas podem ser as trocas realizadas entre os habitantes do planeta.

O CCBB BH recebe a multiartista Bêa Puri: ela apresenta a performance “Tempo de Memória”, que percorre a jornada do povo Puri (Emanuel Kaauara/Divulgação)
O CCBB BH recebe a multiartista Bêa Puri: ela apresenta a performance “Tempo de Memória”, que percorre a jornada do povo Puri (Emanuel Kaauara/Divulgação)

Solo fértil

Danilo prossegue: “Quando nos aproximamos da cultura indígena, reconhecemos que somos habitantes de uma mesma terra”. Tal qual, que os saberes ancestrais “podem nos ajudar a estabelecer uma relação mais harmônica com ela”. Daniela Chindler, idealizadora do projeto “Territórios e Saberes”, reforça que o trabalho do CCBB Educativo parte do princípio da ocupação. “É um solo fértil das trocas, do diálogo, da horizontalidade do conhecimento, da multiplicidade de visões de mundo. É território de democracia cultural.”

Em tempo: os Puris são um grupo indígena brasileiro pertencente ao tronco linguístico Macro-jê, de habitação originária nos quatro estados do Sudeste do Brasil.

Serviço

Performance da multiartista Bêa Puri

Neste sábado, dia 20, às 18h
CCBB BH (Praça da Liberdade)
Entrada franca

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]