Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

29ª edição da CasaCor Minas irá ocupar o novíssimo Espaço 356

Gostou? Compartilhe!

Programado para acontecer a partir de 6 de julho, a CasaCor Minas vai se nortear, nesta edição, pelo tema “De Presente, o Agora”

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Explorando o tema “De Presente, o Agora”, a mostra CasaCor Minas irá ocupar, este ano, o Espaço 356, localizado às margens da BR-356, no bairro Olhos D’Água. Assim, o evento vai inaugurar oficialmente o complexo, que, em breve, abrirá as portas ao público em geral com a propostas de ser um espaço que reúne gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e de bem-estar. O local foi ressignificado a partir do trabalho de profissionais como os arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, bem como o paisagista Felipe Fontes. Recentemente, a produção da CasaCor Minas convidou a imprensa para conhecer o espaço, em evento no qual o tema também foi oficialmente apresentado.

A edição 2024 da CasaCor Minas será a 29º do evento, e acontecerá no Espaço 356 (Patrícia Cassese)
A edição 2024 da CasaCor Minas será a 29º do evento, e acontecerá no Espaço 356 (Patrícia Cassese)

Ao Culturadoria, Eduardo Faleiro, diretor executivo da CasaCor Minas, falou inicialmente sobre o empreendimento 356, que, afiançou, “vai ser um complexo comercial interessantíssimo”. “É um projeto retrofit, então é um projeto que tem memória, que tem aspectos estruturais… E isso faz parte dos valores, do conceito da arquitetura”, diz, referindo-se ao processo de requalificação do local, que, num passado recente, abrigava alguns motéis.

“É uma arquitetura diferente, fora do convencional e muito significativa. Assim, a CasaCor vem para contribuir. E a gente já entra em um lugar assinado, com o projeto do Alexandre Nagazawa, interiores da Isabella Vecci, paisagismo do Felipe Fontes, enfim. É um lugar que já conta uma história, e, agora, vamos ocupar uma série de espaços aqui, onde, futuramente, a construção vai abrigar lojas, restaurantes, escritórios”, lista.

Ao todo, 40 espaços

Faleiro também celebra o fato de, ao adentrar o Espaço 356, a CasaCor poder somar 40 espaços esse ano. “Espaços generosos, grandes, nos quais os arquitetos, paisagistas e decoradores vão poder apresentar aquilo que mais representa cada escritório dentro do tema ‘De Presente, o Agora’. Ou seja, nós estamos super felizes, animados, porque é um espaço icônico na cidade e que daqui a pouco vai estar aberto para a população. E a gente espera que, assim que acabar, a CasaCor possa deixar algum legado aqui, de alguns usos mesmo”.

Reflexões

Em relação ao tema adotado este ano, Eduardo Faleiro explanou: “O tema ‘De Presente, o Agora’ propõe uma reflexão sobre que tipo de ancestral a gente quer ser considerado no futuro. Ou seja, o que a gente pode fazer agora para as próximas gerações? Essa é a reflexão. Nós precisamos pensar no agora, a gente precisa pensar no que está fazendo. Então, a CasaCor propõe esse debate. Desse modo, vamos promover alguns encontros, conversas (sobre a temática). Mas, mais do que isso, os próprios profissionais que assinam os espaços poderão trazer suas reflexões sobre o tema nos espaços que assinam”.

Em tempo: além dos espaços internos, a CasaCor vai ocupar, ainda, o terraço do espaço. “Com uma vista linda para Belo Horizonte”, salienta Faleiro.

Abaixo, foto do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), espaço situado no Espaço 356, e dedicado à valorização e celebração do queijo artesanal mineiro, cujas visitas acontecem às quintas e sextas, das 14 às 18h (informações no perfil @queijoecultura, no Instagram)

Serviço

CasaCor Minas 2024 – 29º Edição

Quando. A partir de 6 de julho e até 25 de agosto

Onde. Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, bairro Olhos D’Água), de terça-feira a domingo.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]