
Foto Paulo Lacerda
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) iniciam a temporada de concertos de 2025. Com uma das obras mais impactantes da música clássica. Nos dias 25 e 26 de março, às 20h. O Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe a apresentação de “Carmina Burana”, sob a regência de Ligia Amadio. O concerto contará também com o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e os solistas Melina Peixoto (soprano), Aníbal Mancini (tenor) e Licio Bruno (barítono).
O que é “Carmina Burana”?
Composta por Carl Orff em 1936, “Carmina Burana” é inspirada em manuscritos medievais encontrados no século XIX. A obra reúne poemas dos séculos XI a XIII que exploram temas como amor, prazer, bebida e destino. Seu trecho mais famoso, “O Fortuna”, já foi amplamente utilizado em trilhas sonoras de filmes, séries e comerciais, consolidando-se como uma das composições mais conhecidas da história da música clássica.
Destaque para o solista Licio Bruno
O barítono Licio Bruno, vencedor do Prêmio Carlos Gomes de Melhor Cantor Brasileiro, retorna ao palco do Palácio das Artes para interpretar a obra. Com uma carreira consolidada, ele já participou de performances de “Carmina Burana” em outras ocasiões e destaca a energia e o simbolismo da cantata: “É sempre uma celebração da vida e dos prazeres”, comenta o cantor.
Realização e patrocínio
O evento faz parte da série “Concertos da Liberdade”, promovida pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com apoio de empresas como Cemig, Instituto Cultural Vale, Grupo Fredizak, Instituto Unimed-BH, ArcelorMittal e Vivo.
Serviço: Concertos da Liberdade – “Abertura da temporada 2025 – Carmina Burana”
- Datas: 25 e 26 de março de 2025 (terça e quarta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
- Classificação indicativa: 10 anos
- Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)
- Vendas: Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes