Bairros como Granja de Freitas vão receber a iniciativa Campos Culturais, com ações de arte urbana e oficina de cinema
Em sua 1ª edição, o projeto Campos Culturais irá realizar uma série de atividades culturais em quadras esportivas localizadas nas periferias de Belo Horizonte. Primeiramente, o bairro Granja de Freitas (região Leste) é o local escolhido. A iniciativa vai promover ações de arte urbana e uma oficina gratuita de cinema para os moradores da comunidade, além de melhorias para a quadra do bairro.
A oficina de cinema no Granja de Freitas será de 7 a 10 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro por link ou pelo Instagram. Desse modo, a proposta do Campos Culturais é potencializar a ocupação de espaços nas comunidades para atividades culturais, esportivas e comunitárias. Assim, promoverá o bem-estar e o convívio social. Tal qual, as quadras receberão obras de graffiti e muralismo. O projeto selecionará os artistas. O Campos Culturais propõe, ainda, apresentações culturais e de cinema, abertas à comunidade, de forma gratuita.
Oficinas de Cinema
Marcando o lançamento do projeto Campos Culturais, a primeira ação, como já assinalado, acontece em dezembro, com a oficina gratuita de cinema. A cineasta Cris Azzi conduzirá a iniciativa, que visa a faixa etária de 13 a 19 anos. Preferencialmente, moradores do Granja de Freitas, um dos bairros onde o projeto será realizado. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear os equipamentos. Por quatro dias, a oficina propõe uma imersão no audiovisual. Assim, possibilitará, aos participantes, a vivência coletiva de todas as etapas da realização de um filme.
Logo, da concepção de uma ideia à escrita do roteiro. Tal qual, manuseio dos equipamentos, produção das cenas, filmagem e montagem dos filmes. Ao final do Campos Culturais, a turma produzirá o próprio filme. A comunidade, claro, vai conferir o resultado. “As oficinas buscam abrir uma janela de experiências e oportunidades. Assim, os participantes poderão criar as próprias narrativas a partir dos referenciais e repertórios, memórias, experiências, desejos, histórias dos territórios. Desse modo, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão num tema escolhido coletivamente”, sublinha Cris Azzi.
A Cemig patrocina o projeto Campos Culturais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Tem parceria do Coletivo Levante. Apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.
Serviço
Inscrições oficinas de cinema – Campos Culturais
Até 20 de novembro pelo formulário de inscrição. Clique, aqui, no link
Aulas: 7 a 10 de dezembro (Granja de Freitas)
Gratuito