Música

Belmiro lança single e inicia nova fase musical

“No Xadrez das Palavras” apresenta o primeiro passo do álbum Bem Acompanhado, previsto para 2026.

Foto: Léo Salvo

O artista mineiro Belmiro apresenta seu novo single, “No Xadrez das Palavras”, já disponível em todas as plataformas digitais. A faixa marca o início da divulgação do álbum Bem Acompanhado, previsto para 2026, e introduz uma fase renovada da trajetória do compositor e produtor belo-horizontino.

A nova canção traz a força rítmica da capoeira como base da MPB. Além disso, une voz, violão, percussão e contrabaixo em uma atmosfera que valoriza ancestralidade e poesia. A composição aproxima novamente Belmiro e Ricardo Ulpiano, parceiros de longa data, em uma criação que destaca musicalidade, intensidade e um clima de mistério.

Com mais de vinte anos de produção artística na cena autoral de Belo Horizonte, Belmiro soma projetos que transitam entre a música e o teatro. Entre 2012 e 2015, esteve à frente da banda Belmiro Bando e se apresentou em palcos como o Teatro Alterosa e o Teatro SESI Holcim. Paralelamente, criou trilhas sonoras para grupos como Grupo dos Dez, Cia Faminta e Verbo Cia de Teatro, reforçando sua versatilidade criativa.

Parcerias e novos caminhos

Ricardo Ulpiano, responsável pela música do single, é músico, compositor e produtor com trajetória sólida na capital mineira. O artista tem dois discos solo — QuinTao (2012) e Por que Calar (2017) — e já excursionou por países da América do Sul. Suas composições circulam em espetáculos de dança, teatro, podcasts e filmes, além de integrarem trabalhos de outros artistas brasileiros.

No álbum Bem Acompanhado, Belmiro reunirá oito faixas inéditas. Cada música contará com convidados especiais que fazem parte de sua história. Participam Anna Lages, Bia Nogueira, Borges, Carolina Cordeiro, Jardel Rodrim, Moises Navarro, Ricardo Ulpiano, Thiago Quintino e Titane.

Trajetória recente

Desde 2021, Belmiro produz o programa Hora da Música, série de lives dedicada ao processo de composição, que já recebeu artistas como Titane, Sérgio Pererê, Rubens Aredes e Di Souza. Em 2021 e 2022, circulou com o show Maldição Nº1 – Sérgio Sampaio, ao lado do violonista Jardel Rodrim. Em 2023, divulgou o álbum SerTão em Mim, seguido pelo lançamento do álbum infantil Caixa de Brincar, em 2024.

Atualmente, o artista se dedica ao lançamento de Bem Acompanhado, previsto para o primeiro semestre de 2026, com canções inéditas e colaborações de nomes marcantes da cena mineira.

Serviço

Belmiro lança single “No Xadrez das Palavras”
Disponível em: Todas as plataformas digitais.
Mais informações no Instagram @belmirocompositor.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por [email protected]

Publicado em 03/12/25

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura