Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Banda Beatles Cordel lança disco que dá ares nordestinos aos Beatles

Banda paulista lança o disco em 14 de maio dialogando oito canções dos Beatles com forró, cordel e artistas convidados
Por Jaiane Souza
Beatles Cordel
Beatles Cordel. Foto: Matheus Fractal / Divulgação

Forró, uma expressão artística tipicamente brasileira. Beatles, banda de rock inglesa e uma das mais influentes de todos os tempos. O que acontece quando as duas coisas se misturam? Assim nasceu a Beatles Cordel, da vontade de Rafael Beibi, vocalista, zabumbeiro e idealizador do projeto, de unir uma paixão pelo forró e pelos Beatles . O que surgiu como um projeto para os palcos se transformou em disco com lançamento em 14 de maio nas plataformas digitais. 

Com direção de Rafael Beibi, o álbum é composto de oito faixas do quarteto de Liverpool mais intervenções de literatura em cordel. “Em 2013 pensei em tocar os Beatles em forró, mas eu não queria que fosse só isso, queria que tivesse um algo a mais. Então, tive a ideia de um show com um ator em cena costurando a narrativa”, explica Rafael Beibi. Dessa forma, Seu Quité, um matuto que vive no sertão nos anos 1960 acompanhado apenas de um radinho de pilha, um dia descobre uma rádio que só toca Beatles e se apaixona pela banda. Assim a história se desenrola pela percepção do personagem. 

“…Descobri um forró novo / Meu radinho endoidô / Aqui nesse fim de mundo / Ninguém nunca encontrô / Uma estação em inglês / Mas eu já conto pra vcs / O que meu radinho tocô. Tem um tal de João Eleno / Vocalista dos bendito / Paulo Macarti, Jórgi Réro / E por último um nome esquisito / Chama Ringo o ritmista / E esses são os 4 artista / Desse grupo chamado: Os Brito!”, diz um trecho do cordel do Seu Quité.

O projeto

A materialização do projeto em disco foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc. Então, com base no show, Rafael Beibi adaptou e escreveu alguns cordéis e convidou mais pessoas para a gravação. São eles Bruno Lins, de Recife, Zé Pitoco, arranjador radicado em São Paulo e com ampla experiência com grandes artistas, Sapopemba, também nordestino em SP, e Lucy Alves, paraibana, cantora e sanfoneira. Todos eles representam uma espécie de personificação de Seu Quité no disco. 

Na banda, além de Rafael Beibi, tem Rafael Virgolino (filho de Enok Virgolino), Matheus Tagliatti (baixo e violão), Alysson Salvador (violão) e Guegué Medeiros (percussão). Por fim, Seu Quité é interpretado por Giovani Bruno, que também auxiliou nos textos. Em resumo, o projeto tem cordel, poesia, causos e, claro, Beatles que promete agradar diferentes gostos musicais e gerações. Ou seja, é a união da versatilidade do forró com as canções dos artistas ingleses. 

Além do lançamento do disco no dia 14, o grupo preparou uma tocada para o dia 29 de maio no canal do YouTube. Ou seja, trata-se de uma gravação do disco ao vivo com bate-papo no final. A previsão é a partir das 19h. Se houve alteração, ela será divulgada nas redes sociais da banda. Acompanhe pelo Instagram.

Paixão pelo forró

Rafael Beibi é músico, educador e compositor. Há 15 anos mergulhou no forró como estudioso, ouvinte e artista. Nascido no interior de São Paulo, toda a história musical ocorreu por causa do ritmo. “Eu tenho uma devoção pela música nordestina. Reconheço que ela é do Nordeste, mas também é uma música brasileira. Se a gente fizer uma ponte com o blues, por exemplo, sabemos de que região dos EUA ela é, mas, em geral, tratamos como um ritmo americano. A minha visão sobre o forró é essa, é uma música brasileira”, explica Beibi. Ele é cofundador da Banda Zaíra, onde é vocalista e letrista. O grupo tem quatro discos lançados e já realizou duas turnês europeias além de participações em viradas culturais e diversos eventos. “Toda minha vida e amadurecimento profissional como músico foi tocando forró”, conclui. 

O mergulho do artista no mundo do forró deu origem ao Zabumblog, um site onde ele compartilha suas inspirações, apresenta características da música nordestina e ainda ensina ritmo por meio de exercícios. Acesse aqui o site e aqui o canal do YouTube.

Beatles Cordel
Beatles Cordel. Foto: Gabriel Albertini / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!