fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Autismo na contemporaneidade é tema de novo livro

'Neurodivergentes – Autismo Na Contemporaneidade', de Victor Mendonça, defende o autismo como “variação da conectividade cerebral”

Por Laura Oliver *

19/03/2019 às 22:32 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Maikel Douglas/Divulgação

O escritor mineiro e jornalista Victor Mendonça, lança no dia 22 de março, às 17 horas, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o livro ‘Neurodivergentes – Autismo na contemporaneidade’, dentro da programação do Simpósio Internacional Educação Inclusiva.

A obra defende o autismo não como doença, mas como “variação da conectividade cerebral”. O livro é dividido em três capítulos: “Inteligência e Neurodiversidade”, “Autismo No Feminino” e “Meios de Comunicação”.

Diagnosticado com autismo aos 11 anos, o autor começou a dar palestras sobre inserção social. Dessa maneira, a atividade com que ele superasse um dos maiores obstáculos dos autistas: a comunicação. Apresentador do programa “Mundo Asperger”, disponível no YouTube, Victor escreve crônicas e artigos. A experiência na inclusão escolar o elevou  à condição de consultor na área.

Processo de criação

Foto: Reprodução/Capa

No processo de apuração e desenvolvimento do livro, Victor teve a pior de suas crises autísticas. Portanto, quase desistiu de continuar o projeto. Nesse momento, a participação do professor e orientador Mauricio Guilherme Silva Jr, autor do prefácio, foi crucial. “A minha boa sorte é que o Maurício revelou-se muito atencioso e acolhedor. Ele aguentou meus falatórios enquanto eu estava em crise, e a minha insistência de mudar por diversas vezes o tema do projeto”, conta Victor.

Além do livro escrito durante o processo de conclusão do curso de jornalismo no UniBH, também serão outras duas obras sobre o tema. “Camaleônicos – A Vida de Adultos Autistas” foi escrito por Selma Sueli Silva, mãe do Victor. “O Menino Artista”, é assinado pelo pai,  Roberto Mendonça. Ele, que também é jornalista, fala sobre autismo para o público infantojuvenil.

 

 

Continua após a publicidade...

 

photo

Pi – Panorâmica Insana celebra o ‘teatro de risco’ de Bia Lessa

“Expectativa nunca é uma coisa boa. Melhor se abrir para o presente”, avisa Leandra Leal. Pi – Panorâmica Insana, espetáculo dirigido por Bia Lessa em que a atriz divide a cena com Cláudia Abreu, Rodrigo Pandolfo e Luiz Henrique Nogueira chega para a temporada em BH, nos dias 23 e 24 de março, cheio de […]

LEIA MAIS
photo

Célio Balona comemora 80 anos e 65 de carreira com série de shows em BH

Comemorar 80 anos de vida e 65 como músico não é para qualquer um. Para celebrar esses dois marcos importantes, o carismático Célio Balona prepara um presente para o o público de BH. Em síntese: uma série de quatro shows no Centro Cultural Banco do Brasil começa no próximo dia 20 de março. ‘Batuquerê’, o […]

LEIA MAIS
photo

Amadís Bar conquista público com alta gastronomia e drinks lúdicos 

Cada vez mais é possível conhecer a gastronomia mineira em vários pontos da capital. A avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, é um desses lugares que possuem vários estabelecimentos que agradam o público mineiro. Com uma culinária mista entre ingredientes típicos de Minas e toques gourmet, além dos drinks chamativos, o Amadís Bar tem se […]

LEIA MAIS