Publicação do jornalista Artênius Daniel esquadrinha a cena cultural, urbana, política, ativista da capital mineira entre e 2010 e 2019
Patrícia Cassese | Editora Assistente
O jornalista Artênius Daniel sempre se reconheceu como um entusiasta de movimentos recentes da cena cultural belo-horizontina. Ou seja, ações como o Duelo de MCs, a retomada do Carnaval de Rua na região Central da capital mineira ou o Praia da Estação, para citar alguns. “Acompanhei bem de perto o começo dessas iniciativas, tive essa sorte”, pontua ele. Mas foi no verão de 2013 que uma centelha se acendeu. Na ocasião, Artênius estava em mais uma edição da Praia da Estação, e viu o fotógrafo Bruno Figueiredo em ação, registrando o evento. Bruno, lembra Artênius, se tornou muito próximo e querido de toda a geração envolvidas na gênese desses movimentos.
“Naquele dia, ele estava fazendo fotos de alguns personagens da cidade, que estavam participando desse movimento, ali, e que representam a nossa geração. Inclusive, fez uma foto minha, que acabei postando na rede social BH Anos 10 – Nunca Esqueceremos Belo Horizonte da década de 2010”. Artênius conta que compartilhava a sensação de estar vivendo “um momento muito importante no terceiro ano daquela década”. “Do mesmo modo, que muita coisa ainda ia acontecer. E de fato aconteceu, né? A cidade se transformou completamente”, entende ele, que, nesta quinta-feira, lança, na Autêntica, o catálogo “BH Anos 10”.
Lançamento
A publicação tem 282 páginas e, além dos textos, reúne, claro, fotos desses acontecimentos – no caso, sob o olhar do fotógrafo mineiro Pablo Bernardo. A festa de lançamento começa às 19h, com entrada gratuita e com direito a retirar um exemplar – também gratuito – do catálogo. O lançamento terá, como atração musical, uma fanfarra musical, envolvendo os blocos Tico Tico Serra Copo, Bloco do Peixoto e Approach.
A festa também contará com uma roda de conversa, composta por Priscila Musa (pesquisadora em cultura urbana, mídia e memória), Di Souza (maestro do carnaval de BH), Colombiana MC (apresentadora do Duelo de MCs) e Márcia Maria Cruz (jornalista e escritora). Para encerrar, a festa terá os DJs Guto Lover e Palomita, que vão incluir, nos sets, canções da cena musical de BH. O evento tem apoio d’A Autêntica e do Boteco Nada Contra. A publicação “BH Anos 10” foi realizada com recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
O catálogo
O catálogo tem 282 páginas e, além dos textos de Artênius, reúne fotos desses acontecimentos sob o olhar do fotógrafo mineiro Pablo Bernardo. Assim, são 12 capítulos de texto e mais de 80 fotos com temas diversos, como arte urbana, movimentos sociais, empreendedorismo criativo…
Ao todo, o projeto BH Anos 10 já realizou mais de 30 entrevistas com personagens dessa cena. Da mesma forma, lançou uma série de seis pequenos vídeos, em suas redes sociais, com participação da artista Cleópatra e direção de Bruno Figueiredo. Tal qual, foi lançado o site bhanos10.com, no qual o público em geral pode compartilhar as próprias memórias sobre a última década, em formas de relatos, fotos, vídeos e outros arquivos multimídia.
Serviço
Festa BH Anos 10
Lançamento do Catálogo BH Anos 10 – Textos de Artênius Daniel, fotos de Pablo Bernardo
Quando. Nesta quinta-feira, dia 14 de março, a partir das 19h.
Onde. A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia)
Entrada Gratuita
www.aautentica.com.br