Arte, cultura e a gentileza com o meio ambiente
Verbo Gentileza. Foto: Mayka Bretas
Verbo Gentileza. Foto: Mayka Bretas
Plataforma Verbo Gentileza realiza ação especial durante a Virada Cultural de BH. Vamos refletir sobre necessárias aproximações entre a classe artística e o meio ambiente?
Por Patrícia Tavares | Convidada
A 7ª edição do Festival Verbo Gentileza ainda pulsa dentro de cada um de nós. Para além de respirar e regenerar, é hora de refletir: como a classe artística e a cadeia produtiva da cultura estão se comprometendo com as questões ambientais? O olhar da cultura para a sociedade e seus desafios é inerente à sua existência, mas tem sido assim com o meio ambiente?
O Verbo Gentileza inaugurou, em 2022, uma parceria com a Abundance Brasil propondo um “esverdeamento” do festival com um posicionamento mais sustentável de toda a cadeia produtiva envolvida no evento. Partimos do reconhecimento da emissão de carbono realizada pelo próprio festival para, então, identificarmos os caminhos para que esse carbono fosse neutralizado. A opção foi pela restauração ambiental a partir de tokens de florestas e surgiu, assim, a primeira Floresta Verbo Gentileza.
Inspirados nessa experiência, fazemos um chamado para que cultura e meio ambiente caminhem juntos, promovendo a bioeconomia e buscando soluções coletivas que devem ir além das iniciativas individuais.
É um convite ao pensar, à integração de diferentes perspectivas, sem a pretensão de uma única verdade ou um pensamento conclusivo. Estamos em construção, respirando e regenerando, e queremos dialogar. Queremos compreender, provocar e nos organizar em pautas e ideias. Queremos descobrir como protagonizar a classe artística e a cadeia produtiva da cultura como impulsionadoras desse movimento.
Na roda de conversa “Outras Florestas”, durante a 7ª edição do Festival Verbo Gentileza, Vítor Santana ressaltou que os artistas são grandes referências para formação de opinião e precisam colocar o meio ambiente na pauta de suas criações, já que, sem meio ambiente, não há futuro.
A colab entre cultura, sociedade e meio ambiente não pode esperar. Precisamos voltar o olhar para sociedade e meio ambiente e para as iniciativas regenerativas que despertem para ações mais sustentáveis no pensar, agir, viver e conviver. Isso é ser gentil.
O Verbo Gentileza estará presente na Virada Cultural de BH em 2022 também em colaboração com o Festival Rolé. A programação realizada em conjunto será no domingo, 04 de setembro, no Parque Municipal. As ações serão tanto no Palco Parque, que fica em frente ao Teatro Francisco Nunes, como também no Cine Parque, montado próximo à lagoa dos barcos.
[ONDE] Alameda
[QUANDO] 9h às 17h
[ONDE] Palco Cine Parque
[QUANDO] 10h
Meditação com Gongo Terapêutico, com Renato Moura
[ONDE] Palco Cine Parque
[QUANDO] 11h
Roda de Conversa sobre gastronomia com Felipe Rameh e Orlando Júnior
[ONDE] Cine Parque
[QUANDO] 15h
Show Gabriela Viegas
[ONDE] Palco Parque
[QUANDO] 17h10
Show Luiza Brina
[ONDE] Palco Parque
[QUANDO] 18h40
Exibição do documentário: A gente luta mas come fruta, com comentários de Carol Braga (Culturadoria) e Dany Amaral (Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente)
[ONDE] Palco Cine Parque
[QUANDO] Exibição do documentário – 18h às 18h40 | Comentários – 18h40 às 19h30
DJ Aída
[ONDE] Palco Parque
[QUANDO] 19h55
Programação totalmente gratuita!
Publicado por Patrícia Tavares | Convidada
Publicado em 01/09/22