Até 6 de agosto, o Sesc Palladium acolhe a mostra Ao Teatro, com espetáculos que, de alguma forma, trazem a presença de Rita Clemente
Novidade boa na seara das artes cênicas na capital mineira. Nesta sexta-feira, dia 23, tem início a primeira edição da mostra Ao Teatro, cujas atrações, vale dizer, prosseguirão até o dia 6 de agosto. As atividades da programação acontecem nas dependências do Sesc Palladium, com ingressos a preço acessível. A primeira edição da iniciativa firma parceria com o Estúdio Clementtina, plataforma de criação fundada e orientada por Rita Clemente. Ao todo, serão sete semanas de cultura, pesquisa, entretenimento e novas histórias.
O evento, na verdade, surge primeiramente do desejo de artistas de fazer chegar seus trabalhos ao público, convidando-o, assim, para ocupar os espaços culturais. Assim, uma palavra chave do evento é “movimento” – seja movimento criativo ou, ainda, movimento em direção à plateia. A realização do Ao Teatro é da Cia Sob o Sol, do Margem Coletivo e de Roger Xavier Produções Artísticas, além do já citado Estúdio Clementtina.
Presença de Rita Clemente
Rita Clemente, vale dizer, é reconhecida por seus trabalhos no audiovisual e no palco, mas, tanto quanto, por sua atuação como diretora. No caso da mostra Ao Teatro, um fio condutor da programação é o fato de Rita assinar a direção de todos os espetáculos da grade, além do curta-metragem – que terá exibição gratuita. Não bastasse, ela irá protagonizar a abertura das festividades.
Com peças desenvolvidas sob as mais variadas temáticas, a mostra Ao Teatro, em sua primeira edição, propõe um mergulho através da criação e da pesquisa cuidadosa de Rita Clemente sobre dramaturgias de cena e também dos artistas, nos mais variados formatos.
Atrações
Assim, o público pode enxergar a mostra Ao Teatro como uma alternativa aos programas rotineiros dos finais de semana belo-horizontinos e uma oportunidade de relembrar trabalhos como “Amanda”, bem como conhecer novas obras, como “Natureza Morta”. Detalhe: ambas com Rita Clemente. E, ainda: “Enterro da Terra” (Beatriz Pinho e Cecília Vital), “Sal” (Gabriela Fernandes e Sâmylla Aquino) e “Quem Matou Maria Helena?” (Roger Xavier).
Por último, mas não menos importante, o público poderá, ainda, prestigiar a estreia nacional de “Astronauta” (Helder Carneiro).
Serviço
Mostra Ao Teatro (com Estúdio Clementtina)
Data: 23 de junho a 6 de agosto
Onde: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Quanto. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)