Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Anitta: o que levou a garota do Rio no topo do mundo?

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com Envolver, Anitta se consolida no mercado internacional conectando a brasilidade e a força latina

Por Maria Lacerda | Culturadora

Já passamos da fase de explicar quem é Anitta. Cria do funk melody, a garota do Rio conquistou na última semana o topo da parada de músicas mais escutadas no mundo,  coroando de vez o sucesso internacional que tanto almeja. Também alcançou o feito de estar no top 5 da famosa revista Billboard.

Com mais de 12 anos de carreira, em um show de persistência e trabalho, foi a primeira vez que um artista brasileiro alcançou a posição do top global do Spotify. De quebra, também foi a primeira aparição de uma mulher latina na colocação. Não é pra pouco, né?

E é justamente através da latinidade que Anitta se diferencia. Ou seja, apostando em diferentes ritmos e idiomas, conversando com vários públicos, ela ganha na versatilidade. A artista entrega trabalhos que sequer parecem ter uma conexão, mas são capazes de agradar seus diferentes nichos e, eventualmente, conquista um hit daqueles.

Larissa de Macedo Machado é um caso a ser estudado em termos de gerenciamento de carreira e visão de negócio. Habilidades administrativas que, associadas a muito talento, e a uma persistência herculeana, fez com que a cantora de Honório Gurgel conquistasse também o público gringo. 

E não é que envolveu?

Apesar – ou por conta – das estratégias focadas no exterior, do talento e do esforço, o sucesso veio de uma forma quase orgânica. Mesmo sem o apoio da gravadora, Anitta decidiu lançar Envolver em novembro. “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria forças para lançar isso sozinha”, revelou a cantora através das redes sociais.

Sendo assim, com personalidade de sobra para bancar a decisão, o resultado veio alguns meses depois. Bastou um viral do TikTok para que um reggaeton lançado no fim de 2021 caísse nas graças do público. 

Sem tanto alarde, a música em espanhol destaca a faceta latina da cantora. Com um clipe simples, que traz ainda mais atenção para a coreografia com traços do funk, a produção de Envolver não contou com tanto investimento. É a cantora que assina a direção do vídeo e coordena, sem querer querendo, o pontapé para conquistar os charts gringos. 

A conquista de Anitta

Além da “sorte” do viral, Anitta encontra um cenário propício no meio musical, com poucos lançamentos marcantes no exterior e muita influência das redes sociais. Do top 5, somente uma música foi lançada em 2022 e todas as outras foram, ou são, virais no TikTok. Ou seja, é plataforma que está ditando o sucesso.

Depois de Envolver temos Heat Waves, sucesso tardio lançado em 2020 pela banda Glass Animals. A música é seguida por Plan A, do argentino Paulo Londra, single mais novo da lista. O quarto lugar vai para Stay, dueto de Justin Bieber e Kid Laroy, de 2021 – também queridinho da rede social chinesa. Fechando a lista, vem Enemy, da banda Imagine Dragons, também lançada no ano passado e… viral.

O sucesso veio, coincidentemente ou não, pouco tempo depois do lançamento de Boys Don’t Cry. Pop genérico, com cara de descarte da Dua Lipa, o single foi uma clara tentativa de se encaixar no mercado estrangeiro. Com uma produção gigante, o resultado foi aquém. Até deu certo no mercado brasileiro, mas nada de fazer com que a cantora emplacasse lá fora.

É do Brasil!

Há quem diga que a conquista de Anitta teve um gostinho de Copa do Mundo. Isso porque a segunda colocação do primeiro dia no top 1 acabou indo para um hermano, o rapper Paulo Londra. Mas, mesmo com a tentativa do público argentino, deu Brasil, por muito empenho dos conterrâneos de Anitta.

Celebridades latinas participaram em peso do #EnvolverChallenge, ou “El Paso de Anitta”. A música já tinha engatado nas paradas estrangeiras, mas foi com o apoio e esforço dos fãs brasileiros que o resultado chegou ainda mais rápido.

Vale destacar que, mesmo com os esforços brasileiros, é inegável descrever Envolver como um sucesso mundial. Além dos charts do Brasil, o single de Anitta está entre os mais ouvidos nas paradas de mais de 20 países – em sua maioria latinos. 

As muitas faces de Anitta

Não é de hoje que Anitta circula na cena estrangeira. A cantora tem carimbado eventos e premiações com nomes grandes do meio musical, se aproximando aos poucos do mercado que almeja. Anitta come pelas beiradas com um jeitinho inegavelmente brasileiro, sem ficar escondendo o que quer. Ou seja, clamor mundial. 

“Me falaram que, para brasileiros, era impossível fazer uma carreira fora [do Brasil] e sempre que escuto a palavra impossível, eu quero fazer isso”, contou a cantora. A confissão veio na participação no The Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon. 

Primeira participação em um dos icônicos talk shows americanos, a aparição foi mais um exemplo do carisma da brasilidade de Anitta, trazendo também uma boa performance de Boys Don’t Cry. A performance foi repetida neste fim de semana, a convite de Miley Cyrus, no Lollapalooza. Nada mal para uma garota de Honório Gurgel, né?

Depois do hit… o que vem por aí?

Nesta segunda-feira (28), Anitta perdeu a primeira colocação no top do Spotify. Apesar disso, a cantora continua em uma posição competitiva entre os maiores artistas do mundo, com milhares de reproduções. 

Apesar da queda, Anitta está à frente de gigantes como Elton John, Justin Bieber e Adele… não é pra qualquer um. “Se eu me aposentar agora, já cumpri tudo que eu imaginava que pudesse existir”, revelou a carioca em entrevista ao Fantástico. 

Mas, pode ficar tranquilo, porque a aposentadoria não está nos planos da cantora – pelo menos não em um futuro próximo. 

No próximo mês, Anitta entrega uma promessa de quase dois anos. Ou seja, o álbum Girl From Rio. Com singles como o próprio Girl From Rio, que traz a sonoridade de Garota de Ipanema, e Me Gusta, parceria surpresa com a rapper Cardi B, o álbum vai ser a definição de Anitta: muita brasilidade, com um tempero latino e uma visão global.

Anitta. Foto: Reprodução YouTube
Anitta. Foto: Reprodução YouTube

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!