O premiado (e elogiado) filme francês “Anatomia de Uma Queda” acaba de entrar no catálogo da plataforma Prime Video
Vencedor do Oscar 2024 na categoria Roteiro Original, o filme francês “Anatomia de Uma Queda” (“Anatomie d’une Chute”), de Justine Triet, já está no streaming – nesta quinta-feira, dia 21, o longa protagonizado pela atriz alemã Sandra Hüller entrou no catálogo Prime Video. Como em “Pobres Criaturas”, que estreou nesta quarta-feira, dia 20, no Star+, o filme de Triet continua em cartaz nos cinemas, para quem quiser conferir a produção na tela grande.
No longa, Sandra Hüller dá vida à personagem Sandra, que mora com o marido, Samuel (Samuel Theis), e o filho, Daniel (Milo Machado-Graner, francês de ascendência portuguesa, por parte da mãe), em uma casa afastada, nas montanhas. O garoto, de apenas 11 anos, é deficiente visual e, desse modo, conta com a ajuda de um cão, o Border Collie Snoop (Messi). Um dia, porém, Samuel é encontrado morto ao pé da casa deles. A investigação entende se tratar de uma morte suspeita. Assim, não há provas cabais de que ele morreu após se jogar da janela do estúdio, se caiu por acidente ou se foi assassinado. Sendo assim, Sandra, a viúva, acaba sendo indiciada – desse modo, terá que se submeter à sabatina do julgamento.
Trajetória de reconhecimento
Em 2023, “Anatomia de Uma Queda” venceu o 76º Festival Internacional de Cannes na categoria Melhor Filme, levando, assim, a Palma de Ouro para casa. Já neste ano, faturou o César, a láurea mais importante da França no que tange à sétima arte, nas categorias Melhor Filme, Direção e Atriz. Bem como arrebanhou o mesmo prêmio por Roteiro Original (assinado por Justine junto a Arthur Harari), Ator Coadjuvante (Swann Arlaud) e Montagem. O filme também ganhou o Bafta (Roteiro), o Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro)… A produção arrebanhou muitos outros prêmios importantes – na verdade, impossível citar todos.
Em tempo: Sandra Hüller também está no filme no elenco do filme “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer. Aliás, o longa estreia no Prime Vídeo no finalzinho deste mês – precisamente, no dia 31 de março, domingo. No Oscar, “Zona de Interesse” faturou duas estatuetas: Melhor Mixagem de Som e Melhor Filme Internacional.